Você sabe o que são Terras Raras?
As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos, dos quais 15 pertencem ao grupo dos lantanídeos. De todos esses, 6 tem uma importância econômica superior aos demais, são eles: Neodímio, Lantânio, Praseodímio, Cério, Gadolínio, Samário. Esses metais são matéria prima fundamental para itens de alta tecnologia. Tem como principais características a condução de calor e eletricidade, além de serem estruturas altamente magnetizáveis.
O nome “Terras Raras” surgiu devido a grande dificuldade em encontrá-los com um bom grau de pureza e concentração. E, também, devido a obstáculos para extraí-los devidos às suas propriedades químicas e os riscos ambientais.
O mundo vive sua Terceira Revolução Industrial. Ela é marcada pela robótica e nano robótica. A produção de itens como celulares, computadores, cabos de alta qualidade, ultra processadores, foguetes, trens inovadores, entre outros depende de Terras Raras, pois elas possuem características químicas e físicas exclusivas que podem inovar todo um processo de criação industrial e se torna fundamental para alcançarmos novos avanços tecnológicos.
Produção
Os Estados Unidos da América foram pioneiros na exploração desses metais, mas desativaram a maioria das suas minas, na década de 80, devido a China ter aberto suas minas. Hoje em dia 97% dos metais de Terras Raras são oriundos da China, mais especificamente na região da Mongólia Central, Baiyun ‘Ebo. A China conseguiu se sobressair dessa forma devido a mão de obra barata e falta de restrições ambientais.
Em 2010 o governo Chinês emitiu uma nota declarando um valor máximo de 30.258 toneladas anuais, visando diminuir os impactos ambientais. Essa medida foi fruto de uma grande pressão internacional, que vinha aos longos dos anos, com o intuito do país tomar medidas para garantir uma sustentabilidade maior.
O que esperar para o futuro
As indústrias continuarão criando inovações tecnológicas e essas precisarão de matéria prima em uma escala maior do que já produzida. A mineração irá acompanhar esse desenvolvimento, focando mais pesquisas e investimentos para esse setor. Com isso outros países como Austrália, Brasil e EUA terão uma participação efetiva nas exportações de Terras Raras. Por que ainda existe dificuldades em explorar esses recursos?
Além de serem de difícil localização e extração, minerar esses metais traz grandes riscos ao meio ambiente, por muitos deles serem radioativos e por sua exploração ser mais complexa do que as de minerais comuns como Ferro, Ouro e Cobre.
Então, é necessário que a indústria da mineração se prepare, com pesquisas e testes, para fazer grandes investimentos nessa área, pois trabalhar com sustentabilidade é algo essencial para um melhor desenvolvimento socioambiental da região de onde os recursos são extraídos.
Brasil
Em 2014 o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) finalizou um levantamento, financiado por R$ 18,5 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento — PAC. O intuito desse levantamento foi levantar dados quantitativos sobre esses metais. Chegou-se à conclusão que o país possui muitas reservas, mas as de terras raras pesadas (as de maior valor econômico) não são tão grandes. Entretanto, o preço dos minérios pode varias de acordo com fatores econômicos podendo tornar a exploração desses recursos algo viável. Além disso o país possui uma grande extensão territorial. Por isso não se sabe quais os recursos minerais ainda serão descobertos.
Autor: Matheus Ribeiro Santos
Mais textos sobre o assunto: Os 5 minerais em foco atualmente
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco aqui, por meio de nossos telefones (31)34091033/ (31) 97167-5141 ou por e-mail minasjr@minasjr.com.br e veja o que podemos fazer por você!