Você sabe de onde vem o petróleo?
Utilizado como matéria prima de uma grande variedade de produtos, que vão desde os combustíveis, como a gasolina, o óleo diesel e o querosene para aviação, até os industrializados, como plásticos e alguns tecidos. O petróleo se constitui na base da economia produtiva mundial. Nenhuma outra fonte de energia possui a mesma importância geopolítica que o petróleo possui. No texto de hoje, falaremos um pouco mais sobre a origem dessa importante fonte de energia.
História: Primeiras descobertas
As pesquisas históricas revelam que o petróleo é utilizado desde aproximadamente 4.000 a.C., por algumas civilizações. Como as da Mesopotâmia, que o utilizavam em seu cotidiano. Os egípcios, por exemplo, embalsamavam os seus mortos nesse material. E os povos pré-colombianos o empregavam pioneiramente na pavimentação de estradas.
Em meados de 1850, a indústria petrolífera se modernizou e James Young, na Escócia, descobriu que o petróleo poderia ser extraído do carvão e do xisto betuminoso. Logo dando origem ao processos de refinação. Assim, o primeiro poço petrolífero foi descoberto nos Estados Unidos, no estado da Pensilvânia, em 1859. E ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros, ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade, em pouco mais de 20m.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) colocou em evidência a importância estratégica do petróleo e pela primeira vez foi usado o submarino com motor diesel. No final do século XIX, com a invenção do automóvel com motor de combustão interna, o petróleo passou a ser uma das principais fontes de energia do mundo.
Como se forma?
Petróleo, do latim petroleum, sendo petrus = pedra e oleum = óleo, etimologicamente significa “óleo da pedra”. Existem muitas teorias sobre a origem deste material, entretanto a mais aceita atualmente é sua origem orgânica. Onde seria formado, a partir da decomposição de matéria orgânica acumulada em rochas sedimentares, como restos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, ao longo do tempo geológico (milhares de anos).
É encontrado, normalmente, nos poros de determinadas camadas sedimentares, conhecidas como rochas reservatório. Trata-se de uma substância inflamável, de aspecto oleoso e com densidade (cerca de 0,85 g/ml) menor que a da água (1 g/ml).
Resumidamente, para formação de uma reserva de petróleo é necessário:
- Uma rocha rica em matéria orgânica (rocha geradora), a ser submetida a condições de temperatura e tempo favoráveis às transformações químicas para formação dos hidrocarbonetos;
- A existência de uma rocha com porosidade e permeabilidade necessárias à acumulação e produção do petróleo, denominada de rochas reservatório;
- A presença de condições favoráveis à migração do petróleo da rocha geradora até a rocha reservatório;
- A existência de uma rocha impermeável que retenha o petróleo, denominada de rocha selante;
- Um arranjo geométrico das rochas reservatório e selante que favoreça a acumulação de um volume significativo de petróleo.
A título de curiosidade, o pré-sal nada mais é que uma área de reserva (acumulação) petrolífera. Que se encontra abaixo de uma profunda camada de rocha salina, que forma uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. Essa rocha salina cumpre o papel de rocha selante, como explicado anteriormente, e retém o petróleo.
Maiores reservas
As maiores reservas mundiais de petróleo situam-se no Oriente Médio, onde se calcula que sejam de aproximadamente 2/3 da totalidade do mundo. Sendo também a região de maior produção e exportação de petróleo. Em razão a sua importância comercial tanto para indústrias energéticas como para matérias-primas, o Oriente Médio é uma área estratégica e economicamente importante para o planeta.
Os Estados Unidos, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais.
Petróleo no Brasil
Atualmente o petróleo é uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasil. A primeira sondagem (perfuração em terreno para verificar a natureza geológica) foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, sem sucesso. Apenas no ano de 1939 que fora descoberto o óleo de Lobato na Bahia.
Em 1954 foi criada a Petrobras, a partir desse momento muitos poços de exploração foram perfurados. Atualmente, ela está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.
Sendo o segundo maior produtor de petróleo na América do Sul, o Brasil vive em constante crescimento no setor. No fim dos anos 1970, o país produzia, em média, 200 mil barris de petróleo por dia. Em 2009, alcançou a marca de dois milhões de barris diários. O crescimento da produção neste período associou-se às grandes descobertas marítimas de petróleo e gás na Bacia de Campos, em águas cada vez mais profundas. Nos anos 1980 e 1990, foram descobertos campos gigantes nessa bacia
Pré-sal
No primeiro semestre de 2008, a Petrobras anunciou a descoberta de um campo de petróleo no Pré-sal na Bacia de Santos. O potencial dessa descoberta e das seguintes na região do Pré-sal coloca o Brasil no mesmo nível de reserva dos grandes produtores mundiais.
O país produz mais petróleo bruto do que a sua demanda interna (atualmente, de 1,9 milhão de barris por dia). Todavia, como cerca de 70% da produção é de petróleo mais pesado e a estrutura de refino não é totalmente adequada para o processamento desse tipo de petróleo. Ainda é necessário importar petróleos leves, de modo a aumentar a produção de derivados leves e médios, tais como gás de cozinha, gasolina, nafta petroquímica e óleo diesel. Dessa forma, o excedente de petróleo nacional pesado é exportado.
Se interessou pelo tema? Aqui você pode ver em detalhes a formação do pré-sal e em sequência aprender sobre o refinamento deste material! Também, confira outros conteúdos em nosso blog!
3 comments on “Você sabe de onde vem o petróleo?”
Nossa que maravilha de matéria. Fique feliz em obter essas informações preciosas. Vou me inscrever nesse site e aguardar cada postagem com ansiedade. Grata!
Muito bom ponto de vista e exatidão no conteudo. Palavras simples muitas vezes expressa o que temos no coração e a decisão cabe a cada um de nós mesmos sobre isso. Obrigada.