class="post-template-default single single-post postid-3695 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Você sabe como se formam os diamantes?

 

O diamante é, talvez, um dos minerais gema/joia mais cobiçados da história, com grande histórico de exploração. Ele é um mineral único principalmente por sua fama de ser “indestrutível”, pois é o mineral de maior dureza conhecida. Seu nome vem de “adam” que significa indestrutível, do grego. Esse mineral também tem uma formação bastante única.

Existem quatro processos que podem levar à formação de diamantes naturais, apesar de que a grande maioria dos diamantes (mais de 99%) são formados dentro do manto terrestre. Os outros três são bastante raros e não geram fontes para diamantes comerciais.

 

Formação no Manto terrestres

diamond-formation-in-earths-mantle

Para a formação de diamantes naturais são necessárias temperaturas e pressões extremamente altas, de forma que os ambiente que possibilitam essas condições na Terra são limitados ao manto, a aproximadamente 150 quilômetros de profundidade, onde as temperaturas são de, no mínimo, 1.050 graus celsius. Essas zonas de estabilidade do diamante se localizam sob crosta continental, onde se encontram os locais mais estáveis.

 

 

 

 

 

 

Mas como eles chegam à superfície?

Os diamantes formados nessa zona chegam à superfície através de erupção de magmas de fonte profunda, podendo ser kimberlíticos ou lamproíticos. Eles trazem fragmentos do manto e sobem em grande velocidade até à superfície, de forma que os diamantes não são consumidos no caminho. Esses magmas formam “pipes”, estruturas cilíndricas verticais características de minas de diamante.

 

Formação em zonas de subducção

zs

Pequenos diamantes podem se formar em zonas de subducção, isto é, em uma situação de colisão entre placas tectônicas em que a placa menos densa (oceânica) mergulha para dentro do manto sob a placa mais densa (continental), e retornar à superfície. Nesse contexto, eles se formam a cerca de 80 quilômetros de profundidade em baixas temperaturas, de cerca de 200 graus celsius. Alguns diamantes encontrados possuíam inclusões de material da crosta oceânica evidenciando esse tipo de formação.

 

 

 

 

 

 

Formação em impactos de meteoritos

impacto

Quando asteroides atingem a superfície terrestre, são geradas pressões e temperaturas muito grandes. Alguns meteoros grandes o bastante produzem energia equivalente a milhões de bombas atômicas no impacto. Essas condições são propícias para a formação de diamantes. Já foram observados diamantes microscópicos em zonas de impacto.

 

 

 

 

 

Formação no espaço

espaco

Já foram encontrados diamantes microscópicos dentro de diversos meteoritos na Terra. Nesse caso, eles foram formados em locais extraterrestres e foram trazidos até a Terra por meio de meteoritos. Eles não são exploráveis para a confecção de gemas porém são uma boa fonte de material diamantado.

 

 

 

 

 

 

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços!. Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 3409-1033 , e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

5 comments on “Você sabe como se formam os diamantes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X