class="post-template-default single single-post postid-4888 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Você conhece a hipótese da Terra Bola de Neve?

Imagem representativa que mostra a Terra coberta por gelo.
 

A Terra Bola de Neve é uma hipótese elaboradas pelos Geólogos Kirschvink, Hoffman e Schrag em 1992 e 2000. Ela sugere que a Terra esteve completamente coberta de gelo durante o Éon Proterozoico, há 2220 milhões de anos.

Quais evidências foram utilizadas para elaboração da hipótese?

A hipótese foi proposta para tentar explicar as evidências geológicas da possível presença de glaciares em baixas latitudes e consequentemente nos trópicos. As evidências geológicas mais favoráveis a hipótese são:

  • Depósitos de rochas sedimentares, com características exclusivas de ambiente glaciares espalhados pelo globo com idades relativamente próximas e em baixas latitudes;
  • Depósitos de Formação Ferríferas Bandadas (BIF’s), leia mais sobre a formação desta rochas em: Como se formam as BIFs. Encontradas entre estratos marinhos glaciais. Pois estas são rochas que tem sua formação relacionadas a Eras do Gelo no planeta;
  • As proporções radiogênicas de isótopos indicadores de uma dinâmica de congelamento são semelhantes nos depósitos;
  • Os depósitos são sistematicamente capeados por sequências carbonáticas, que indicam uma mudança para um clima de temperaturas mais elevadas.
Rocha que mostra marcas da hipótese da Terra Bola de Neve no Brasil.
Parque Geológico do Varvito – Por Webysther – Obra do próprio (CC BY-SA 4.0).

E como a Terra ficou totalmente congelada?

Algumas hipóteses foram formuladas para tentar explicar qual foi o gatilho para a glaciação global, as mais interessantes e criativas são:

  •  O impacto de um grande meteorito, poderia certamente suspender quantidade suficiente de poeira na atmosfera. Isto bloquearia a entrada da luz na superfície terrestre, e consequentemente, provocaria o resfriamento da temperatura. Com o rebaixamento da temperatura, as calotas polares poderiam então progredir em direção aos trópicos, congelando toda a Terra;
  • Erupções vulcânicas em grande escala liberariam grandes quantidade de poeira, cinzas vulcânicas, que semelhante ao impacto do meteorito, impediria a entrada de luz na superfície terrestre e posteriormente o seu congelamento;
  • A hipótese com maior adesão da comunidade cientifica é que possivelmente houve uma redução dos gases do efeito estufa de forma drástica, em um momento em que o sol era consideravelmente mais fraco que o presente. Não conseguindo manter a média da temperatura global, está decaiu, permitindo o avanço das calotas polares e em seguida o congelamento total da Terra.
Vulcão liberando gases para a atmosfera.
Por Jan-Pieter Nap – Obra própria do carregador original (CC BY-SA 3.0)

Como a Terra saiu do congelamento total?

O degelo da superfície terrestre de seu período de congelamento total também é especulado por hipóteses, apresentaremos novamente as mais interessantes e criativas:

  • Intensos episódios vulcânicos (vulcões superficiais, marinhos e fumarolas), romperiam as calotas polares restringindo a área de atuação do gelo e providenciado gases para intensificar o efeito estufa do planeta. Consequentemente aumentado a temperatura e revertendo o clima global;
  • A intensificação do efeito estufa pela produção de gases do mesmo por microrganismos chamados estromatólitos, que sobreviveram a glaciação em pequenos oásis, produzidos pela atividade vulcânica (possivelmente fumarolas). Possibilitariam a reversão do quadro de congelamento.

Qual foi a consequência para a Terra deste congelamento?

Independente das causas de congelamento e degelo da hipótese da Terra Bola de Neve, a transição desta evoca uma das mudanças climáticas mais extremas da história da Terra. Essas mudanças poderiam ter levado a diversificação e complexidade das formas de vida que deram início aos períodos Ediacarano e Cambriano, respectivamente a 600 e 540 milhões de anos atrás.

Imagem representativa do fundo do mar, mostrando o que seria a fauna de Ediacara.
Reconstituição paleoartística do que seria a Fauna de Ediacara. Vitrine do Smithsonian Museum, Washington, DC.

A Terra Bola de Neve pode ocorrer novamente?

Enfim, as possibilidades de ocorrência de uma nova Terra Bola de Neve são improváveis devido ao aumento da incidência de radiação solar (causado pela evolução estelar do Sol). Isto evidencia um aumento da temperatura média global.

Embora ainda existam hipóteses contrarias como a de que o impacto de um meteorito de grande proporção (maior do que 10 Km de diâmetro) e a atual configuração dos continentes (corrente marítimas e atmosféricas) que fazem uma má homogeneização de sua temperatura média, permitiriam um congelamento total.

Autor: Robert Correia

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

1 comments on “Você conhece a hipótese da Terra Bola de Neve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X