Encontrar alguns minerais ou rochas, tipicamente conhecidas por seu caráter econômico em sua propriedade. Embora, não seja uma garantia que você possua certamente uma jazida mineral. Pode de fato, constituir elementos suscetíveis de indicar a localização de um depósito mineral em potencial. Com este artigo vamos verificar como isto é possível.
Encontrei um material! Qual é o seu valor econômico?
Como dito anteriormente, encontrar certo mineral em um local não condiciona que esse tenha potencial econômico. Alguns fatores devem ser reconhecidos e determinados, antes de se atribuir potencialidade econômica ao local. Por exemplo, alguns aspectos comuns:
- O grau de pureza do mineral. A composição química dos minerais pode apresentar variações dentro de intervalos restritos. O que proporciona maior porcentagem de certos elementos do que outros em sua fórmula química. O que pode complexar (encarecendo) o processo de beneficiamento do material, inviabilizando seu uso;
- O teor do minério. Minério é o corpo rochoso que apresenta um mineral ou elemento químico que podem ser trabalhados para serem extraídos, se tornando uma substância útil economicamente. Caso a relação entre o material útil e não útil economicamente (ganga), for baixo (o teor). A exploração desse material não é satisfatória;
- O volume do corpo do minério. Mesmo se o material a ser explorado for uma rocha industrial. A qual por suas características físicas e químicas particulares é consumida praticamente sem alterações de sua características originais. Ou seja, todo o corpo do minério é usado e seu beneficiamento é simples. É necessário um volume adequado do material para constituir uma exploração que faça os investimentos serem sustentáveis.
Assim, sob a suspeita de um depósito mineral, é necessário levantar informações geológicas, para o reconhecimento da jazida. Tais informações são levantadas por meio da pesquisa mineral, um conjunto de trabalhos que avaliam aspectos técnicos voltados a definir uma jazida, sua avaliação e a verificação/determinação da viabilidade da exploração e aproveitamento econômico de um minério.
O que é feito na pesquisa mineral?
Sobre a pesquisa mineral o Código de Mineração estabelece o seguinte conceito:
A pesquisa mineral compreende, entre outros, os seguintes trabalhos de campo e de laboratório: levantamentos geológicos pormenorizados da área a pesquisar, em escala conveniente, estudos de afloramentos e suas correlações, levantamentos geofísicos e geoquímicos; aberturas de escavações visitáveis e execução de sondagens no corpo mineral; amostragens sistemáticas; análises físicas e químicas das amostras e dos testemunhos de sondagens; e ensaios de beneficiamento dos minérios ou das substâncias minerais úteis, para obtenção de concentrados de acordo com as especificações do mercado ou aproveitamento industrial.
Nem todas essas ações serão executadas na pesquisa mineral, apesar de haverem trabalhos básicos, comuns a todo tipo de pesquisa. As atividades a serem realizadas variam de acordo com disponibilidade técnica, de dados, financeira, o objetivo da pesquisa entre outros fatores. Dessa maneira, a definição de uma jazida é o resultado da correlação e interpretação obtida com os trabalhos. Uma vez que o objetivo desta é estimar a quantidade e qualidade do minério.
Por onde começar?
Ao passo que o direito ao solo e subsolo nacionais pertencem à União. (Se informe aqui sobre: A relação do proprietário do solo e seus direitos na pesquisa e exploração de minerais). Primeiramente você deve verificar a disponibilidade da área em questão para exploração na Agência Nacional de Mineração (ANM). Caso a área esteja disponível, o próximo passo é solicitar um requerimento de pesquisa.
Você pode se informar como é feito parte da verificação de disponibilidade e requerimento de pesquisa aqui!
Além disso, contratar os serviços de uma consultoria mineral ou profissionais Geólogos ou Engenheiros de Minas. É fundamental para o desenvolvimento da pesquisa mineral.
A viabilidade do empreendimento mineral
A pesquisa mineral fornece subsídios aos estudos econômicos, de planejamento de lavra e beneficiamento. (Leia aqui: Por que beneficiar é necessário!) Pois a obtenção das substâncias dependem de vários critério além dos citados, que incluem desde de feições intrínsecas do depósito a infraestrutura disponível (água, energia, vias de transporte e dentre outras).
Como foi atestado anteriormente, a pesquisa mineral é uma etapa fundamental que deve ser realizado previamente à instalação e operação de um empreendimento minerário. Mesmo que essa envolve um custo inicial ao empreendimento, é uma etapa que não deve ser negligenciada. Pois permite o melhor aproveitamento da reserva mineral. Assim ampliando o conhecimento geológico sobre a jazida, e proporcionando maior confiabilidade no planejamento que cerca o empreendimento minerário.
Além de possibilitar a não execução de um investimento equivocado, em um negócio que não trará o retorno financeiro esperado. É importante ter noção que nem todos esses trabalhos podem garantir a descoberta de uma jazida economicamente explorável.
Em casos de um depósito não muito viável ou a pretensão de iniciar o empreendimento sem a execução da pesquisa mineral, a lavra garimpeira pode ser uma modalidade de investimento mais indicada.
Obtenha informações sobre a modalidade de exploração da lavra garimpeira aqui.
Autor: Robert Correia
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco aqui, por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141 ou por e-mail minasjr@minasjr.com.br e veja o que podemos fazer por você!