Minas Júnior Consultoria Mineral

Tratamento de água na Mineração

tratamento de agua na mineração

A água é um recurso estratégico para a mineração. A viabilidade de uma lavra está condicionada a se conhecer o contexto hidrológico em que as operações da lavra estão localizadas. A relação entre água e mineração não se esgota na fase de exploração da jazida, mas percorre todos os processos de operação, tratamento e beneficiamento do minério, bem como as etapas de fechamento e pós-fechamento das minas. Se, de um lado, o recurso é extremamente necessário em diversas atividades e processos dessa indústria, de outro representa a origem de muitos problemas e preocupações. A mineração ocorre, frequentemente, em nível freático e pode interferir diretamente nas águas superficiais e subterrâneas, por exemplo, produzindo efeitos hidrológicos e ambientais, além de efeitos econômicos importantes, que podem se estender por muito tempo após o cessar das atividades. 

 

O que é Hidrologia e Hidrogeologia? 

A hidrologia é a ciência que trata da água de forma geral, analisando as suas propriedades. A hidrologia também analisa a circulação e a distribuição das águas sobre e sob a superfície, bem como na atmosfera. Por sua vez, a hidrogeologia teve sua definição inicial como o estudo das leis da ocorrência e movimento das águas subterrâneas em diferentes tipos de rochas e formações. Hoje, a hidrogeologia preocupa-se também com o aproveitamento que o homem pode dar a essas reservas aquíferas. 

Nesse sentido, a hidrologia e a hidrogeologia fornecem ferramentas valiosas para o diagnóstico do impacto de empreendimentos de mineração nas águas superficiais e subterrâneas. O mapeamento hídrico e geológico da região desde a fase de pré-viabilidade do projeto permite a formação de um banco de dados a partir do qual pode-se ter um maior controle do processo, antecipar problemas ambientais e, conseqüentemente, propor possíveis soluções.

 

Água na Lavra e Processamento Mineral

A lavra e processamento mineral envolvem um número elevado de etapas às quais estão associadas várias possibilidades do meio ambiente ser contaminado. Esses riscos ao  meio ambiente devem ser avaliados durante o desenvolvimento do fluxograma de operação da usina. Esse fluxograma deve  prever as formas de gerenciamento e tratamento dos efluentes produzidos.

As operações de lavra geralmente envolvem grandes volumes de água. Essas operações são responsáveis pelo transporte de contaminantes, como por exemplo óleos e reagentes químicos, gerados nas etapas de perfuração, desmonte e transporte do minério. Em geral, essa água proveniente da lavra é descartada na bacia de rejeitos, sendo que, em alguns casos pode ser utilizada nas operações de processamento mineral. Independente da sua finalidade, essa água deve ser tratada previamente para remoção dos contaminantes.

Caminhão derrama água para redução do nível de poeira, Foto: SHUTTERSTOCK.

Os processos para o tratamento de efluentes

Para o tratamento de efluentes são orientadas medidas como, por exemplo: a remoção de íons, metais pesados, sólidos suspensos, amônia e nitratos; tratamento de grandes volumes de águas subterrâneas e águas de minas contaminadas com baixas concentrações de metais pesados dissolvidos; controle de emissões radioativas e das que contenham cianetos, derivados de arsênio, mercúrio e substâncias orgânicas; separação de óleos emulsificados ou não; recuperação de solventes orgânicos e remoção e tratamento de lodos, colóides e ultrafinos depositados em bacias ou na forma de suspensão. 

Os tratamentos devem ser viáveis economicamente, simples e eficientes e que o objetivo final pode ser variado. . Dentro dos processos de tratamento podemos destacar ainda a bacia de decantação, tratamento físico, tratamento físico-químico, processo de sorção, carvão ativado, materiais alternativos . Outros processos são, por exemplo, os de biossorção de íons, flotações, drenagens ácidas de minas, controle de metais pesados por plantas, microrganismos e substratos orgânicos, entre outros.

Classificação de processos biológicos para o controle ambiental
(LAWRENCE & POULIN, 1995)

A água se caracteriza, portanto, como um elemento-chave na busca de uma mineração mais sustentável. Apesar da representatividade do setor mineral no contexto econômico, o desenvolvimento sustentável representa um grande desafio, em termos sociais e ambientais, tendo em vista a natureza das atividades da indústria mineral.

 

Autor(a): Gustavo Jansen

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!