Tipos de erupções vulcânicas
No Havaí existem alguns vulcões ativos, como também há uma grande quantidade de turistas diariamente em buscas das belas paisagens e praias. Porém, como é possível turistas em um local com vulcões ativos, mesmo nos que já houveram inúmeros desastres causados por erupções vulcânicas?
Isso se deve ao fato de que não existe apenas um tipo de erupção vulcânica, sendo em alguns casos possível viver perto dessas majestosas construções da natureza sem que haja qualquer risco de um desastre. Dessa forma, é possível classificá-los em erupções efusivas, explosivas, mistas e catastróficas. Entretanto, esse tipo de classificação causa diversos problemas, já que esses tipos eruptivos podem variar no decorrer de uma erupção. Dessa maneira, com isso em mente e para fugir dessa complicação, os vulcanólogos classificam as erupções vulcânicas em Havaianas, Estrombolianas, Vulcanianas, Plinianas, Peleanas e Hidrovulcânicas, sendo diferenciados em relação a viscosidade, temperatura, teor de gases no magma, material piroclástico expelido, dentre outros fatores.
Erupções Havaianas
Seu nome surgiu por ser o tipo de erupção característico dos vulcões do Havaí. Possui uma baixa viscosidade do magma, apresenta magmas mais básicos, a temperatura do magma no interior do vulcão é de 1000 a 1200°C, possui a menor concentração de gases dentre todos os tipos de erupções e não é comum expelir muito material piroclástico. Sendo assim, esse tipo de erupção é a mais “calma”. Nessa ocasião, a descarga de gás é responsável por atirar a lava do cume do vulcão, em raros casos até um 1km de distância, além de criar também um lento fluxo de lava, produzindo rios de lava.
Erupção Estromboliana
Seu nome surgiu devido a ilha Estrômboli, na Sicília. Apresenta uma viscosidade maior que a Havaiana, temperatura média de 1000 °C, uma concentração de gases mediana e expele pouco material piroclástico. Devido a isso, é dita como a segunda de menor violência entre as erupções vulcânicas, por possuir um magma mais viscoso que a Havaiana, a lava atirada do vulcão possui fragmentos de rochas, formando arcos luminosos de lava no céu. Pode possuir um fluxo de lava, porém é mais lento que a Havaiana.
Erupção Vulcaniana
Seu nome surgiu em 1888, após a erupção do vulcão na ilha Vulcano. Apresenta uma viscosidade ainda maior que a Estromboliana, temperatura entre 900 a 800°C, com uma concentração de gases alta e uma taxa média de material piroclástico expelido. Desse modo, o material expelido pelo vulcão pode alcançar 10 km de altura, expelindo principalmente cinzas vulcânicas e fragmentos de rochas. Além disso, apesar da formação de fluxos de lava ao redor do vulcão ser infrequente, é sim possível.
Erupção Pliniana
Seu nome tem relação com a erupção do Monte Vesúvio e a morte de Plínio, o velho. Sendo assim, essa erupção soterrou as cidades de Pompeia e Herculano, antigas cidades do Império Romano, em cinzas vulcânicas. Além disso, possui uma viscosidade extremamente alta, temperaturas de 650 a 850 °C, uma concentração de gases extremamente alta e esse tipo de erupção expele muito material piroclástico. Dessa maneira, as erupções Plinianas são extremamente violentas e destrutivas, expelindo material piroclástico a até 48 km de altura, produzindo colunas e nuvens de fumaça quente e de alta velocidade. Ademais, rochas quentes podem se lançar nas redondezas e também é possível em alguns casos a criação de fluxos de lava extremamente rápidos, podendo destruir tudo nas redondezas do vulcão.
Erupção Peleana
Seu nome surgiu com a erupção do Monte Pelée em 1902, na Martinica, que inclusive foi um dos maiores desastres naturais da história humana. Nesse sentido, possuem viscosidade, temperatura, concentrações de gases, taxa de material piroclástico e violência das erupções semelhantes a Pliniana. Dessa forma, o diferencial entre as duas é que no caso Peleana o vulcão expele um material piroclástico a uma altura não tão elevada. Porém, na Peleana existe uma erupção secundaria onde cinzas são expelidas a altitudes inferiores a Pliniana e depois ocorre a erupção real onde a lava e rochas são expelidas do vulcão criando avalanches de lava.
Erupção Hidrovulcânica
São eventos vulcânicos onde sua principal característica é a integração do magma e água, podendo ser tanto uma interação subterrânea como na superfície. Dessa forma, a intensidade da erupção depende da razão água/magma e da taxa de aquecimento da água. Portanto, quanto maior a integração do magma com a água maior a taxa de aquecimento e maior é a intensidade da erupção.
Autor: Pedro Henrique de Carvalho Reis
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 99950-2709, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!