A cada dia que passa a quantidade de informações cresce exponencialmente e o ser humano está cada vez com menos tempo para adquirir conhecimento. Por isso, é evidente a necessidade dos profissionais otimizarem o seu tempo e procurarem formas alternativas para se engajarem. Para geólogos e interessados na área isso não é diferente. Com tantos trabalhos, relatórios e provas para fazer, é difícil sobrar tempo para descansar e assistir algum filme ou série. Mas, será que, mesmo nesse tempo de descanso é possível aprender geologia se entretendo?
Nesse texto serão abordadas dicas de filmes, séries e documentários que mostram que isso é possível.
Ouro e Cobiça
Lançado em 2017, Ouro e Cobiça é um filme que mostra a trajetória de Kenny Wells, um filho de garimpeiro que tem o sonho de mudar de vida através do ouro. Para isso, ele vai atrás do geólogo Michael Acosta e juntos vão até a Indonésia com a esperança de encontrar uma enorme jazida de ouro.
Cheio de reviravoltas, é um filme que vai entreter o seu fim de semana e ainda te ensinar sobre aspectos ligados a mineração. Sendo assim, nessa área, é útil para entender os processos de pesquisa e prospecção, além da importância da caracterização de amostras para atingir bons resultado. Ademais, também mostra as dificuldades que quem entra nessa área pode encontrar se utilizar os meios errados.
Men of Rock
“Men of rock” é um documentário produzido pela BBC e que está dividido em três episódios. A série é apresentada pelo geólogo e professor Ian Stewart e narra acontecimentos de maneira didática.
Ela fala sobre situações essenciais para o desenvolvimento da geologia, abordando histórias de geólogos que revolucionaram essa ciência. Além disso, o documentário é narrado em cenários espetaculares, sendo uma opção para quem quer aprender geologia ou revisar seus conhecimentos.
Chasing Ice
Chasing Ice é um documentário realizado pelo fotógrafo James Balag feito para deixar claro os efeitos do aquecimento global. Inicialmente, a equipe de Balag espalha câmeras fotográficas por diversos pontos do hemisfério norte e em seguida, registram o time-lapse do derretimento de diversas geleiras.
A formação e desaparecimento de geleiras é muito rápida se comparada com outras formações geológicas. Por isso, a visão desse acontecimento é muito interessante para entender como os derretimentos transformam a paisagem. Além de ajudar a compreender a geomorfologia e o dinamismo da terra.
O documentário é um choque de realidade em relação a interferência negativa das ações antrópicas sobre o meio ambiente. Também evidencia a necessidade de potencializar o uso de recursos naturais de maneira inteligente.
Texto: Luan Meireles
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!