Durante a graduação dos cursos de Geologia e Engenharia de Minas, se houve muito falar dos trabalhos de campo. Eles tem o objetivo de elucidar e ilustrar os conhecimentos que são transmitidos em sala de aula, a fim de moldar o futuro profissional. Diante disso, nós como empresa júnior direcionada para os cursos de Geologia e Engenharia de Minas consideramos muito importante ressaltar os cuidados que devem ser tomados para realização desses trabalhos, com o intuito de evitar possíveis problemas aos nossos futuros profissionais.
Vestuário
Para a realização de um trabalho de campo com segurança, é recomendável a utilização de determinados equipamentos.
Essenciais
- Camisas: é recomendado o uso de camisas leves e de manga comprida, para proteger dos efeitos do Sol, dos insetos e da vegetação. Além disso, dependendo das condições climáticas, podem ser impermeáveis, claras (para reter menos calor) ou até mesmo térmicas. Ademais, para reduzir o volume das mochilas de campo, é recomendável a presença de bolsos.
- Calça: Deve ser comprida, a fim de proteger das mesmas adversidades das camisas. Normalmente, procura-se calças resistentes mas que facilite o movimento. Para as calças é importante a presença de bolsos, quando houver necessidade de utilização de acessórios rápidos, como lupas e GPS.
- Calçado: é recomendado a utilização de calçados que já estão previamente amaciados e que sejam antiderrapantes. Em casos de atividades em zonas de alagamento, uma dica seria dar preferência para calçados impermeáveis. Também, a utilização de meias de cano alto auxiliam para proteção contra animais peçonhentos e vegetação.
Adicionais
- Chapéu/ óculos de sol: Muito importante para proteger contra os efeitos do Sol;
- Capa de chuva: é válido fazer parte dos equipamentos de campo dependendo das condições climáticas.
Equipamentos de segurança
Com o intuito de garantir maior segurança, é recomendado, com os vestuários já citados, alguns equipamentos de segurança. Podemos destacar os seguintes:
- Capacetes: Caso os trabalhos de campo sejam realizados em locais fechados, como cavernas e minas, são obrigatórios;
- Óculos: Necessário para proteger o olho contra materiais particulados e outros objetos que possam agredir os olhos;
- Perneira: Ela é utilizada com o intuito de proporcionar uma proteção maior contra animais, vegetação, objetos cortantes, entre outros;
- Luvas: Evitar contato direto com as superfícies analisadas;
- Kit de primeiros socorros: é um acessório sugerido, pois mesmo utilizando as medidas de segurança recomendadas, ainda assim podem ocorrer fatalidades.
Situações de risco
O trabalho de campo pode ser realizado em diversas áreas e para algumas delas é necessário que haja determinadas precauções. Vamos apresentá-las a seguir:
Estradas
O motorista que está levando a equipe de campo deve, preferencialmente, estacionar o veículo ao lado do local que será analisada. Além disso, deverá ser utilizado cones de segurança com cerca de 50 m de distância da traseira do veículo. Os participantes assim como o veículo devem ficar no acostamento da estrada.
Pedreiras ou encostas
Nesses locais o principal cuidado a ser tomado é com fragmentos de rocha. Normalmente nesses ambientes é utilizado equipamentos de segurança como capacetes, além de um líder familiarizado com a região. Em caso de visita técnica em pedreiras, é exigido o conhecimento do horário de detonação bem como os locais de refúgio e proteção.
Corpos de água
O risco que deve ser evitado durante a atividade com corpos d’água é o afogamento. Caso haja a travessia por meio de embarcações todos devem usar coletes salva vidas. Se a travessia for realizada ao nado, o aluno/professor/pesquisador, deve-se evitar locais com profundidades desconhecidas e que ultrapassem o abdômen.
Fluxo de massa ou areia movediça
Antes da realização de campo em áreas propensas a fluxo de massa é recomendável a investigação das condições climáticas do local, para evitar o encharcamento do solo e, consequentemente, possíveis deslizamentos de terra. No âmbito da areia movediça, primeiro vale ressaltar que o corpo humano é menos denso que ela e por isso não será afundado totalmente, assim não há riscos sérios de afogamento. Em segundo lugar, é viável nos casos de encontro com a areia movediça, manter a calma, tentar boiar com auxílio de outras pessoas e aos poucos ir saindo da zona de instabilidade.
Áreas remotas
As atividades de campo podem ocorrer em regiões remotas. Como precaução para eventuais problemas, a equipe deve acompanhar constantemente a localização pelo GPS ou outra forma de navegação. O conhecimento da utilização de bússolas e pontos cardeais, também pode auxiliar em caso de atividades no ermo.
Situações climáticas
Durante o trabalho de campo podem ocorrer adversidades climáticas. As tempestades, por exemplo, podem ser acompanhadas de raios, com isso, a equipe deve procurar imediatamente, locais fechados que não estejam próximos de árvores isoladas ou objetos pontiagudos. De acordo com o estudado no tópico sobre corpos de água, as tempestades também podem provocar cheias de rios, assim, esses locais devem ser evitados em caso de chuva forte. A temperatura e umidade dos locais podem interferir na condição dos integrantes, por isso, se faz necessário beber água, uso de protetor solar e em caso de baixas temperaturas utilizar agasalhos apropriados.
Exposição à natureza
Nos trabalhos de campo, constantemente, estamos sujeito ao contato direto com a natureza. Além dos acessórios já citados outras precauções precisam ser tomadas em caso de contato com agentes da natureza que podem ser nocivos a saúde. Destacamos a seguir alguns deles e suas respectivas medidas de segurança.
Plantas
Primeiramente as pessoas não devem ingerir plantas e frutas desconhecidas pois podem ser uma via direta de envenenamento. Em segundo lugar, caso haja contato direto de determinadas plantas com a pele e ocorra reações alérgicas, deve-se evitar mais contato com esse tipo específico de planta. Dependendo da gravidade é necessário direcionar o indivíduo debilitado para o hospital. Álcool, água corrente e compressas úmidas, pomadas a base de calamina também podem auxiliar no combate as reações alérgicas.
Abelhas, vespas e marimbondos
Algumas pessoas apresentam reação alérgica contra os ferimentos causados por esses animais. Esses indivíduos devem ser encaminhados no mesmo momento para o hospital. Em situações menos graves os ferrões devem ser retirados raspando, com uma lâmina, o local da ferroada.
Insetos hematófagos e sanguessugas
Antes da realização dos trabalhos de campo, é importante que algumas vacinas, como de febre amarela, estejam em dia a fim de evitar possíveis enfermidades. É necessário o acompanhamento durante e depois da realização das atividades e em caso de presença de alguma anormalidade corporal deve-se procurar um médico. Quando há trabalhos em corpos de água, pode ocorrer risco de contatos com sanguessugas sendo assim necessário procurar médico ou farmacêutico.
Cobras e outros répteis
A pessoa que foi mordida por cobra ou outros animais venenosos deve tentar manter a calma, enquanto os demais companheiros ajudam a levá-la para o médico. Para evitar o contato com esses animais é aconselhável fazer deslocamento em locais abertos, o uso de calçados fechados e perneiras.
Plano de segurança
O trabalho de campo é uma forma de conhecimento interdisciplinar fora do ambiente escolar. No entanto, está sujeito a adversidades conforme observamos anteriormente. Dessa forma, para aproveitar dessa ferramenta de aprendizagem é muito importante seguir as recomendações indicadas pela Minas Jr, além daquelas pré exigidas pelas próprias instituições de ensino.
Desejamos a todos um ótimo trabalho de campo!
Autora: Nathália Bueno
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!