Em primeiro lugar, a COVID-19 é uma doença infectocontagiosa que se tornou um dos grandes desafios do século XXI. Por se tratar de uma doença causada por um vírus de transmissão no trato respiratório, a COVID-19 se propaga principalmente por gotículas, secreções respiratórias e contato direto com pessoas infectadas.
Nesse sentido, um dos métodos para evitar a disseminação do vírus é o distanciamento social, e quando não for possível esse distanciamento, é necessário o uso de máscaras, evitar aglomerações, sempre higienizar as mãos, lavando com água e sabão ou com a utilização do álcool em gel. Também é importante manter os ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos pessoais.
A utilização de máscaras contribui para a diminuição da propagação do vírus, funcionando como uma barreira física, impedindo que pessoas contaminadas transmitam para pessoas não contaminadas. Ao longo desse texto, você poderá ler mais sobre a relação da prata no combate à COVID-19. Quer saber mais sobre? Continue a leitura!
A importância da mineração na área da saúde
Os minérios são materiais muito utilizados na ciência e na medicina, estando presentes em toda a cadeia produtiva da fabricação de máquinas, equipamentos e insumos hospitalares, sendo eles: luvas, máscaras, agulhas, respiradores e etc.
Diante da situação atual que o pais está enfrentando, os centros de pesquisas e indústrias do setor hospitalar ganharam destaque e alcançaram novos patamares, pois a sociedade está passando por um período em que a produção desses equipamentos e utensílios são essenciais para a prevenção de doenças.
Com o avanço da tecnologia, foi possível descobrir a utilização desses minérios também na eliminação de vírus e bactérias, sendo utilizados na fabricação de tecidos, máscaras e até mesmo sprays para higienização de superfícies.
Prata
A prata é um mineral que já era conhecido na área da saúde pela sua utilização em cirurgias com o intuito de evitar a contaminação por bactérias, sendo capaz de eliminar 99,9% da quantidade do vírus aos quais foi exposto.
Quando o átomo da prata entra em contato com o oxigênio, ele passa por um processo químico (processo de oxidação), resultando na liberação de íons positivos de prata. Esses mesmos íons bloqueiam as funções básicas dos microrganismos, como por exemplo, a reprodução e produção de energia.
Utilização da Prata em Tecidos
Pesquisadores da empresa paulista Nanox, pioneira em nanotecnologia, com o apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas(PIPE), criaram um tecido com micropartículas de prata na superfície, demonstrando ser capaz de inativar o SARS-CoV-2.0(Vírus causador da Covid-19).
Em testes laboratoriais, o material foi capaz de eliminar 99,9% do vírus em apenas 2 minutos de contato.
Esse tecido é composto por uma mistura de poliéster e algodão, contendo dois tipos de micropartículas de prata impregnadas na superfície por meio de um processo de imersão, seguido de secagem e fixação, que recebe o nome de pad-dry-cure.
O objetivo inicial desse tecido é direcionado para fabricação de roupas hospitalares para profissionais da saúde, pois o Brasil é o pais que possui mais enfermeiros que infelizmente não resistiram a Covid-19, segundo o Conselho Federal de Enfermagem. Mas futuramente, a empresa pretende ampliar a aplicação para demais situações como, por exemplo, em filtros de ar condicionado utilizados em ônibus e aviões.
Utilização da Prata em máscaras
Máscaras com íons de prata:
- Atua contra a contaminação cruzada pelo contato com sua superfície, pois desativa os microrganismos em até 15 minutos.
- Devido sua proteção, se é permitida a utilização sem a troca a cada 4 horas.
Máscaras de tecido padrão:
- Não se é comprovada a eliminação dos microrganismos, não oferecendo uma proteção majoritariamente segura.
- A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a troca e lavagem a cada 4 horas de uso contínuo, pois os microrganismos podem se acumular na superfície.
Utilização da prata em sprays para higienização de superfícies
Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), dos institutos de Química, Biologia e Física, produziu a formulação de um spray com nanopartículas de prata que consegue atuar na contenção da disseminação do SARS-CoV-2.0.
Mantendo como ideia principal, a utilização em superfícies de equipamentos de Proteção Individual hospitalares, onde essas partículas irão agir não somente contra a COVID-19 mas também em outros tipos de vírus, como HIV e HBV.
Outros minérios utilizados na indústria na Indústria Hospitalar
Cal e calcário: São utilizados na produção de látex e plásticos, estando presentes nos equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), equipamentos médicos e bolsas de sangue.
O que muitos não imaginam é que esses minerais também estão presentes na produção de celulose e papel, itens indispensáveis na produção de lenços descartáveis, papel higiênico e toalhas para desinfecção.
Cobre: O cobre é reconhecido pela sua facilidade na aceitação ou doação de elétrons. Quando em contato com os vírus, essa propriedade química permite que os íons de cobre destruam as enzimas dos mecanismos de reprodução e danifiquem seu mecanismo de defesa, dificultando a sobrevivência do vírus nessa superfície. Por esse motivo o cobre vem sendo utilizado no revestimento de várias superfícies com o objetivo de controlar a transmissão do vírus.
Nióbio: O nióbio é um minério que está presente na fabricação de produtos de limpeza, na Universidade Federal e Minas Gerais(UFMG) foi desenvolvida uma solução a base de nióbio que consegue proteger diversas superfícies do contágio do vírus.
Esse composto tem a capacidade de gerar espécies de oxigênio que eliminam uma grande porcentagem dos vírus, podendo ser aplicada na forma de gel ou líquido em spray, essa solução pode ser utilizada na limpeza e na desinfecção das mãos, além de superfícies e equipamentos de ambientes hospitalares.
Autor(a): Amanda Martins T. Correia
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!
Referências
- Inovação em Pequena Escala, Pesquisa Fapesp.
- Avaliação da qualidade das máscaras comercializadas no Brasil em tempos de pandemia da COVID-19 quanto a presença de prata e de nanopartículas de Prata, Revista Visa em Debate.
- Como os minérios são úteis no combate ao COVID-19, Portal da Mineração.
- Mais uma arma contra a COVID-19, Iqm – Unicamp.
- Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public: when and how to use masks,World Health Organization.
- Solução a base de Nióbio desativa o novo coronavírus, UFMG.
- Micropartículas de Prata: combatendo o novo coronavírus, Revista Visão Hospitalar.