class="post-template-default single single-post postid-14349 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Pegmatitos na mineração brasileira

Pegmatitos na mineração brasileira
 

O que são? Como se formam? Onde se encontram?

Feldspato, caulim, mica, minerais de lítio, uranio, estanho e césio. Esses são apenas alguns dos minerais de grande valor econômico que se pode retirar de pegmatitos. Mas afinal, o que são pegmatitos? Como podem ser úteis na mineração brasileira?  Pegmatitos são rochas holocristalinas (possuem textura vítrea com componentes cristalinos dispersos) possuindo como maiores constituintes minerais àqueles encontrados tipicamente em rochas ígneas comuns, com extremas variações no que tange o tamanho dos grãos.

A partir da compreensão do que são pegmatitos a próxima questão é “onde podemos encontrar os pegmatitos?”. Essa pergunta tem sua resposta oriunda da explicação de como se forma um pegmatito. Se se constituem a partir do resfriamento magmático (principalmente constituído de silicatos) em fissuras da crosta terrestre, o resfriamento faz com que se formem bolsões de minerais raros, formando grandes cristais. Sua ocorrência no Brasil se concentra principalmente entre Minas Gerais e Espírito Santo, e segue desde o Rio de Janeiro até Regiões da Bahia.

Localização dos pegmatitos, possível futuro da mineração brasileira
Localização dos pegmatitos

Quais os principais exemplos de pegmatitos?

Os pegmatitos apresentam grande variedade em suas composições químicas. Entretanto alguns deles se destacam sobre os demais em decorrência de seu valor econômico, raridade ou beleza. Dentre eles, alguns grupamentos de pegmatitos os dividem em suas semelhanças químicas e de formação, são eles:

  • Abissais, (criado em região de alto metamorfismo) possuem grandes quantidades de Nb, U, Th.
  • Moscovíticos, (originados por fracionamento de granitos) pode ter columbita e berilo.
  • Portadores de elementos raros, (criando e encontrados em regiões de metamorfismo de médio grau) apresenta a maior variedade de elementos: Nb, Ta, Zr, Hf, Ga, Bi. Li, Rb, Cs, Be, Sn.
  • Miarolíticos, são rochas que surgem em profundidades médias e preenchem fraturas dos bolsões graníticos.

Essa enorme variedade de elementos químicos e extremamente interessante e chama atenção, nessa lista constam muitos elementos de alto valor econômico, seja por sua utilidade na indústria seja por seu valor em decorrência de sua raridade e beleza. A exemplo disso temos o que ocorre com a indústria da cerâmica brasileira, que recebe seu feldspato por meio de pegmatitos, essa origem representa cerca da metade de todo feldspato utilizado como matéria prima. Além disso outro fator que auxilia a exploração dos pegmatitos na mineração brasileira são seus cristais de grande tamanho, pois isso agiliza a retirada e consequentemente gera lucros mais rápidos ao encontrar um desses “mega” cristais.

Mega cristal, que auxlia na exploração dos pegmatitos
Enormes cristais de quartzo

Importância econômica e oportunidade de exploração

Depois de ver todas as informações e constituições que foram ditas anteriormente, mais uma questão evoca-se em nossa mente “os pegmatitos tem realmente algum potencial econômico”? A resposta para isso está na visualização do mercado e dos pegmatitos existentes.

O nióbio é procurado pela indústria de superligas, pois é essencial nas produções da indústria aeronáutica, na de supercondutores de energia e na produção de dispositivos eletrônicos, chegando até mesmo ser usado na indústria ótica. A enorme gama de mercado para esse mineral consona com o fato de serem muito presentes na constituição dos pegmatitos.

A turmalina da paraíba, é um pegmatito que foi descoberto na região de São Jose da Batalha, e que por muito tempo acreditou-se que sua existência era unicamente no território brasileiro. Sua enorme beleza fez com que se esgotassem as jazidas no Brasil e as outros ao longo do mundo estão em vias de se esgotar. O preço de 1 quilate gira entorno de quinze mil dólares, mas dependendo de suas características, pode chegar até cem mil dólares.

Mas apesar de todos esses exemplos citador terem grande importância econômica, o que lidera na representação de seu potencial econômico, são os pegmatitos de lítio de Monte King, EUA. Essa reserva trouxe maior visibilidade aos pegmatitos, pois o lítio é amplamente utilizado na indústria de baterias, entre outras funções de extrema necessidade e importância. Entretanto esses pegmatitos de lítio também existem no brasil, principalmente na região de Minas gerais.

Pegmatitos podem ser uma alternativa também para o comércio de bens preciosos
Brinco feito com turmalina da Paraíba e avaliado em cento e trinta mil reais, UOL

Os pegmatitos são amplamente difundidos em diversas regiões do brasil e possuem uma grande diversidade em sua constituição.

Considerações Finais

Portanto, a partir da análise de todas essas características, passamos a compreender sua importância na realidade brasileira e global. Uma vez que, sua exploração já traz rentabilidade a quem o explora. Percebemos também o enorme potencial econômico existente nos pegmatitos e na mineração brasileira, além de sua formação geológica e química.

Autor: Gabriel Henrique

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X