Os 5 minerais em foco atualmente
Você sabe quais são os minerais que estão ditando o mercado, a bolsa e as novas tecnologias?
Em vários momentos da história tivemos minerais que eram mais representativos que outros para a sociedade. Pode-se citar a Calcopirita, um mineral de cobre, conhecido desde a pré-história, mas que teve seu auge no Império Romano. O cobre era frequentemente utilizado para ligas de latão e bronze.
Hoje, com as novas tecnologias, tem-se 5 minerais donos do estrelato do mercado:
Minerais de Lítio
Os minerais de lítio são encontrados na natureza, principalmente, em pegmatitos graníticos. Atualmente, são fontes comerciais de lítio os minerais Espodumênio, Lepidolita, Petalita, Ambligonita e Montebrasita.
O Lítio é um composto muito importante para as baterias e com isso sua exploração tem um crescimento de 6% ao ano. Além disso, possui características que favorecem, por exemplo, a absorção de dióxido de carbono por hidróxido de lítio em submarinos e veículos espaciais. Também é utilizado na indústria de produção de cerâmicos e vidros e como lubrificante de maquinaria pesada.
Além de ser utilizado na construção de prismas e espectrofotómetros de infravermelho para a fabricação de esmaltes e em agentes para desumidificadores e ares-condicionados. No Brasil, ainda se tem um uso peculiar na utilização no setor nuclear. A CNEM – Comissão Nacional de Energia Nuclear – é responsável por supervisionar a industrialização, importação e exportação de minérios e minerais de lítio, além de seus subprodutos, desde 1997 até 2020.
Grafita
A Grafita possui registro desde o homem primitivo, sendo utilizada para escrever na parede de cavernas. Com o tempo seu uso foi refinando e hoje é um mineral utilizado na indústria de alta tecnologia. A Grafita natural provém do metamorfismo de rochas carbonatadas ou do carbono orgânico. Você sabia que 27% da reserva mundial se encontra no Brasil? E a sua produção mundial é da ordem de 800 mil t/ano.
Ela é muito utilizada em refratários, baterias, eletrodos nas células a combustível, em lubrificantes, nos lápis, em resinas e pinturas. E, atualmente, ganhou mais espaço nas indústrias de ponta como agente isolante na fundição de aço, vedação de equipamentos de alta pressão e com fluidos radioativos ou corrosivos.
Uma das perspectivas para a Grafita é a utilização na construção de asfalto eletricamente condutor para aeroportos e pontes em regiões frias. Há também a utilização de células a combustível de grafita em automóveis híbridos. Isto deverá aumentar a demanda atual, estimando-se um crescimento de 100 mil toneladas ao ano.
Minerais de Nióbio
Os principais minerais de nióbio para exploração no Brasil são o Pirocloro e a Columbita-Tantalita. O país detém as maiores reservas do mundo, além de 98% da produção mundial, segundo o sumário do DNPM 2014.
O Nióbio é um material estratégico, uma vez que apresenta características muito peculiares como alta resistência à corrosão e supercondutividade, mesmo em condições adversas. E, por isso, é fortemente utilizado na composição de ligas metálicas e em tomógrafos de ressonância magnética.
Minerais de Manganês
O Manganês é encontrado sobre diversas formas na natureza e em diferentes ambientes geológicos, destacando-se: dióxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos. Os minerais mais utilizados como fonte de Manganês são a Pirolusita, o Psilomelano e a Manganita.
O Manganês é utilizado, por exemplo, em baterias, na agricultura, como agentes de secagem de pintura e agentes oxidantes para corantes, aromatizantes e agentes de vedação. Além de ser empregado em aplicações no meio ambiente e na produção de vidros, cerâmicas, desinfetantes e outros.
Entretanto, sua maior utilização ocorre na produção de ferroligas, devido às suas características físico-químicas. Ademais, ele também atua como agente dessulurante (diminuição do enxofre) e desoxidante e em processos de aciaria.
“Terras Raras”
As Terras Raras são um conjunto de 15 elementos químicos constituídos pela família dos lantanídeos e o Ítrio.
Mesmo tendo esse nome, esses elementos não são “terras” e muito menos “raras” e, atualmente, as suas reservas são abundantes. Desse modo eles são encontrados em minerais como a Bastnaesita, a Monazita, a Xenotima e a Apatita. No Brasil, o mineral utilizado industrialmente é a Monazita.
Estes elementos são altamente utilizados na indústria de tecnologias de ponta. Sendo assim, algumas de suas aplicações são o desenvolvimento de imãs e superimãs, ligas e adtivos metalúrgicos em trens bala, na ressonância magnética nuclear, em fibra óptica e em catalisadores para a indústria automotiva para a redução de poluição.
Além disso, também são utilizados em cristais geradores de raios laser, como supercondutores, como moderador de nêutrons na área nuclear, em cerâmicas especiais d fósforos para tubos catódicos de TV em cores. Também como absorvedores de hidrogênio para baterias, em ligas pirofóricas e como catalisadores para craqueamento de petróleo nas refinarias.
É visível como as tecnologias vem avançando para solucionar os problemas da humanidade e expandindo a percepção e exploração acerca do planeta. Com isso, é necessário um nível mais elevado de produção, aumentando a pureza e buscando entender e conhecer mais o material utilizado. Procurando, assim, a melhor rota para tratar e retirar os minerais, otimizando os processos.
Autora: Maria Eduarda
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!