class="post-template-default single single-post postid-4474 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Os 5 minerais em foco atualmente

Ítrio
 

Você sabe quais são os minerais que estão ditando o mercado, a bolsa e as novas tecnologias?

Em vários momentos da história tivemos minerais que eram mais representativos que outros para a sociedade. Pode-se citar a Calcopirita, um mineral de cobre, conhecido desde a pré-história, mas que teve seu auge no Império Romano. O cobre era frequentemente utilizado para ligas de latão e bronze.

Hoje, com as novas tecnologias, tem-se 5 minerais donos do estrelato do mercado:

Minerais de Lítio

Os minerais de lítio são encontrados na natureza, principalmente, em pegmatitos graníticos. Atualmente, são fontes comerciais de lítio os minerais Espodumênio, Lepidolita, Petalita, Ambligonita e Montebrasita.

O Lítio é um composto muito importante para as baterias e com isso sua exploração tem um crescimento de 6% ao ano. Além disso, possui características que favorecem, por exemplo, a absorção de dióxido de carbono por hidróxido de lítio em submarinos e veículos espaciais. Também é utilizado na indústria de produção de cerâmicos e vidros e como lubrificante de maquinaria pesada.

Além de ser utilizado na construção de prismas e espectrofotómetros de infravermelho para a fabricação de esmaltes e em agentes para desumidificadores e ares-condicionados. No Brasil, ainda se tem um uso peculiar na utilização no setor nuclear. A CNEM – Comissão Nacional de Energia Nuclear – é responsável por supervisionar a industrialização, importação e exportação de minérios e minerais de lítio, além de seus subprodutos, desde 1997 até 2020.

Pedaços de Lítio em parafina.

Grafita

A Grafita possui registro desde o homem primitivo, sendo utilizada para escrever na parede de cavernas. Com o tempo seu uso foi refinando e hoje é um mineral utilizado na indústria de alta tecnologia. A Grafita natural provém do metamorfismo de rochas carbonatadas ou do carbono orgânico. Você sabia que 27% da reserva mundial se encontra no Brasil? E a sua produção mundial é da ordem de 800 mil t/ano.

Ela é muito utilizada em refratários, baterias, eletrodos nas células a combustível, em lubrificantes, nos lápis, em resinas e pinturas. E, atualmente, ganhou mais espaço nas indústrias de ponta como agente isolante na fundição de aço, vedação de equipamentos de alta pressão e com fluidos radioativos ou corrosivos.

Uma das perspectivas para a Grafita é a utilização na construção de asfalto eletricamente condutor para aeroportos e pontes em regiões frias. Há também a utilização de células a combustível de grafita em automóveis híbridos. Isto deverá aumentar a demanda atual, estimando-se um crescimento de 100 mil toneladas ao ano.

Minério de grafita com uma moeda para escala.

Minerais de Nióbio

Os principais minerais de nióbio para exploração no Brasil são o Pirocloro e a Columbita-Tantalita. O país detém as maiores reservas do mundo, além de 98% da produção mundial, segundo o sumário do DNPM 2014.

O Nióbio é um material estratégico, uma vez que apresenta características muito peculiares como alta resistência à corrosão e supercondutividade, mesmo em condições adversas. E, por isso, é fortemente utilizado na composição de ligas metálicas e em tomógrafos de ressonância magnética.

Cristais de Nióbio

Minerais de Manganês

O Manganês é encontrado sobre diversas formas na natureza e em diferentes ambientes geológicos, destacando-se: dióxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos. Os minerais mais utilizados como fonte de Manganês são a Pirolusita, o Psilomelano e a Manganita.

O Manganês é utilizado, por exemplo, em baterias, na agricultura, como agentes de secagem de pintura e agentes oxidantes para corantes, aromatizantes e agentes de vedação. Além de ser empregado em aplicações no meio ambiente e na produção de vidros, cerâmicas, desinfetantes e outros.

Entretanto, sua maior utilização ocorre na produção de ferroligas, devido às suas características físico-químicas. Ademais, ele também atua como agente dessulurante (diminuição do enxofre) e desoxidante e em processos de aciaria.

Minério de Manganês

“Terras Raras”

As Terras Raras são um conjunto de 15 elementos químicos constituídos pela família dos lantanídeos e o Ítrio.
Mesmo tendo esse nome, esses elementos não são “terras” e muito menos “raras” e, atualmente, as suas reservas são abundantes. Desse modo eles são encontrados em minerais como a Bastnaesita, a Monazita, a Xenotima e a Apatita. No Brasil, o mineral utilizado industrialmente é a Monazita.

Estes elementos são altamente utilizados na indústria de tecnologias de ponta. Sendo assim, algumas de suas aplicações são o desenvolvimento de imãs e superimãs, ligas e adtivos metalúrgicos em trens bala, na ressonância magnética nuclear, em fibra óptica e em catalisadores para a indústria automotiva para a redução de poluição.

Além disso, também são utilizados em cristais geradores de raios laser, como supercondutores, como moderador de nêutrons na área nuclear, em cerâmicas especiais d fósforos para tubos catódicos de TV em cores. Também como absorvedores de hidrogênio para baterias, em ligas pirofóricas e como catalisadores para craqueamento de petróleo nas refinarias.

Minerais que formam os óxidos de Terras Raras

É visível como as tecnologias vem avançando para solucionar os problemas da humanidade e expandindo a percepção e exploração acerca do planeta. Com isso, é necessário um nível mais elevado de produção, aumentando a pureza e buscando entender e conhecer mais o material utilizado. Procurando, assim, a melhor rota para tratar e retirar os minerais, otimizando os processos.

Autora: Maria Eduarda

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X