O Movimento Empresa Júnior em ascensão no mercado
Surgido na Europa ao final dos anos 60, o Movimento Empresa Júnior (MEJ), tem hoje o Brasil como líder mundial no segmento. Com a missão de formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o país. O movimento já soma 548 empresas no mercado brasileiro, impactando cerca de 16 mil estudantes que compõem a rede.
No ano de 2016, além de o Movimento ter conquistado espaço no Senado Brasileiro com a sansão da Lei 13.267, ele obteve um crescimento de 66% em seu faturamento e um aumento de 106% na realização de projetos. Hoje falaremos um pouco mais sobre como algumas características intrínsecas ao MEJ conseguiram tornar possível essa expansão. Mesmo em tempos de um cenário pessimista de mercado.
Impacto Social
São os novos empreendedores, as micro e pequenas empresas, os principais clientes das Empresas Juniores (EJ’s). Os quais atualmente já representam 52% dos empregos formais e 27% do PIB brasileiro. O custo de 20 a 30% menor que o de mercado tornam o serviço atrativo para esse público. Que costumeiramente não têm acesso a consultoria sênior e enfrentam maiores dificuldades em sua gestão. O IBGE informa que 60% das empresas fecham as portas antes do segundo ano de existência, tendo como principal motivo a falta de conhecimento administrativo.
O custo mais baixo dos serviços se deve ao fato de o foco das EJ’s não ser o lucro. Porém, o desenvolver de seus membros, de modo que se tornem profissionais capacitados e mais bem preparados, com potencial para mudar o país.
Profissionais preparados
Devido a visão de impactar ainda mais a realidade brasileira, os pós-juniores saem para o mercado focados em atender às necessidades do país. Como resultado o MEJ acaba por ser formador de uma classe geradora de novos negócios. Que ainda é um universo que cria e desenvolve fortes valores como transparência e sinergia.
Vivência Empreendedora
Os membros de empresas juniores estão sempre focados na excelência da realização de seus projetos. O estímulo ao desenvolvimento da liderança e das relações interpessoais, assim como o compromisso com os resultados e produtividade. De modo que são consequências da visão e da vivência empreendedora que os estudantes desenvolvem ao fazerem parte dessa experiência.
É possível ter uma visão sistêmica do funcionamento de uma empresa, entendendo como se faz sua gestão. De maneira que se aprende a ser um empreendedor, sabendo propor soluções inovadoras, rápidas e criativas para os problemas.
Com a crise, visando manter e melhorar a qualidade de serviços prestados, as empresas têm procurado investir em boas consultorias e são nas empresas juniores que essa qualidade tem sido encontrada. Funcionando como uma alternativa correspondentemente eficaz às empresas seniores as EJ’s têm metas ambiciosas para os próximos anos. Visando consolidar e expandir o seu movimento que já se aproxima de seus 50 anos de história.
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog!
Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 3409-1033, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!
2 comments on “O Movimento Empresa Júnior em ascensão no mercado”
Interessante.