class="post-template-default single single-post postid-4880 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

O Dia a Dia na Mina Subterrânea

 

Durante a implementação de uma mina realiza-se diversos estudos, um deles é referente ao método de lavra a ser aplicado. A lavra pode ser definida como o processo da extração de substâncias minerais das jazidas, existem dois principais grupos de métodos: a lavra a céu aberto e a lavra subterrânea.

Lavra Subterrânea

Aplicada em diversas situações, a lavra subterrânea tem um custo de implementação maior que a céu aberto. Entretanto na condição que a relação estéril-minério (quantidade de material a ser removido para atingir o minério) é alta pode inviabilizar o desenvolvimento a céu aberto do projeto. Tornando a lavra subterrânea a melhor opção.

Existem variadas aplicações dentro da lavra subterrânea, como sublevel caving, recalque, corte e aterro. Cada método tem sua característica, menor diluição, maior recuperação, alta produtividade… Mas todos tem algo em comum, a necessidade da presença de um trabalhador na mina.

Jornada de Trabalho

O trabalho em uma mina subterrânea tem diversos perigos associados, por isso uma regulamentação própria das condições de trabalho se faz necessária. O tempo de trabalho diário no subsolo não pode exceder 6 horas. Pode-se ter 2 horas prorrogáveis desde que tenha sido acordado entre o empregado e o empregador.

Além de ter um turno de trabalho menor, os salários são mais altos que o pago nas minas a céu aberto. Além disso, por um lado mais pessoal, muitos mineiros relatam que a camaradagem e o companheirismo são extremamente importantes para convivência e trabalho. Já que como estão em constante situação de risco é bom tentar manter um clima de trabalho saudável.

Trabalhador na mina subterrânea
Trabalhador na mina subterrânea

Misticismo

Por ser um local que já aconteceu acidentes e até resgates inesperados, isso acabou gerando diversas histórias. Como da Mina da Passagem em Ouro Preto, com a lenda do Capitão Jack. Outra é a presença de altares para Santa Bárbara dentro das minas, a protetora dos mineiros.

Autor: Ian Rocha Fernandes

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X