Movimento Empresa Júnior
Formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.
Essa é a missão do MEJ brasileiro, compartilhada por empresários juniores de todo o país. Uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos formada exclusivamente por alunos de ensino superior, podendo ser eles de um ou mais cursos de graduação. A gestão de uma EJ, abreviação comumente usada para empresa júnior, é feita pelos próprios alunos e conta com diretoria executiva, conselho de administração, estatuto e regimento próprios. Com uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade, as empresas, porém, contam com o apoio e a orientação dos professores, o que garante a qualidade dos projetos ofertados.
A primeira EJ surgiu na França, em 1967, prestando serviços de consultoria para empresas de mercado. No fim da década de 1980 a ideia chegou ao país e a primeira empresa júnior brasileira foi criada em 1988. Atualmente, o Brasil é o país que possui o maior número de EJ’s do mundo (570+ empresas). A Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, foi criada em 2003 com a finalidade de propor e repassar diretrizes para o Movimento Empresa Júnior nacional, norteando as federações estaduais e regulamentando a atividade de todas as empresas juniores brasileiras.
Por se tratar de associações sem fins lucrativos, o preço dos projetos e serviços das EJ’s é inferior ao praticado no mercado. Mas mais do que isso, o Movimento Empresa Júnior tem por objetivo a transformação de universitários em empreendedores por meio do aprendizado por gestão, do aprendizado por projetos e da cultura empreendedora. O crescimento pessoal de quem participa de uma empresa júnior é resguardado pelo fato de que o lucro líquido da mesma é reinvestido em propósitos educacionais, como capacitações e ações sociais. Isso gera grande impacto no cenário socioeconômico nacional e remete ao lema da Brasil Júnior: Ser júnior agora para ser gigante sempre.