A modelagem geológica envolve essencialmente o desenvolvimento de uma descrição de um volume de rochas em termos de tipos de rochas, deformações e estruturas quebradiças / dúcteis. Apesar de toda a necessidade de informação do local por descrições e por furos, a modelagem geológica seria impossível sem um modelo conceitual básico. O modelo conceitual, por sua vez, baseia-se em hipóteses sobre os processos evolutivos geológicos (a longo prazo). Para isso, é necessário um conhecimento acerca das geociências.
As Geociências
O estudo da ciência da terra tem por finalidade entender as características geológicas em superfície e subsuperfície, visando reconhecer as formações rochosas, movimentações de terra que ocorreram no passado e deixaram vestígios como falhas, dobras, fraturas, dentre outras. Essas estruturas ocorrem em toda a terra e depende do geólogo de exploração conseguir identificá-las e interpretá-las. Entendendo geologicamente a área de estudo é possível passar as informações para um determinado banco de dados e posteriormente realizar a validação deste.
O Banco de Dados Geológico
A ferramenta utilizada para integrar os dados coletados no mapeamento geológico é denominado banco de dados. Esse mecanismo faz o gerenciamento das informações e o profissional realiza a organização e averiguação de todos os dados pertinentes a cada campo. Dentro deste sistema, existem informações geológicas obrigatórias para posteriormente estar confeccionando um modelo de blocos de qualidade. A depender do software a ser utilizado, existem determinadas peculiaridades que estão relacionadas com a nomeação de cada arquivo. No Datamine RM Studio, por exemplo, existem alguns parâmetros geológicos que são característicos do arquivo presente no banco de dados conforme é mostrado na Tabela 1 abaixo:
A partir da validação do banco de dados geológico, é realizado a modelagem geológica pelo profissional de geociências, com o objetivo de representar espacialmente o corpo de minério em subsuperfície. Entendendo a geometria do material é possível estimar como o mesmo se encontra, podendo assim realizar uma simulação tridimensional do corpo no mundo real.
Tipos de Modelagem Geológica
Dentre os principais tipos de Modelagem geológica se destacam:
Explícita:
É um método de modelagem que é realizado de forma manual, sendo possível entender e visualizar todo o processo. Iniciando na integração do banco de dados com o software e importação de furos de sondagem. Posteriormente é identificado e alocado padrões de cores para os furos. Caso o modelo for referido a separação de minério e estéril, topografia é colocado cores padrões de vermelho, azul e amarelo respectivamente. Feito isso é realizado a modelagem de contatos gerando seções (strings). Após isso é gerado os wireframes do estéril, minério e da superfície, tendo como resultado o modelo de blocos. Como a interpretação é feita por seção, se tem uma maior segurança ao utilizar está técnica. Exemplos: Datamine RM Studio e Vulcan.
Implícita:
Técnica que deve ser realizada por um profissional com experiência e que tenha um entendimento vasto da área a ser modelada. Este processo é executado de forma rápida, visto que, dentro deste sistema é composto por algoritmos que realizam a ligação de contatos geológicos manualmente, indo direto na geração de wireframes e posterior modelo de blocos. Exemplo: LeapFrog Geo.
Probabilística:
É utilizado a modelagem geológica probabilística, quando na área de estudo apresenta uma geologia bastante heterogênea, no qual é necessário definir o teor de corte, sendo indicado por 0 ou 1. O teor de corte irá indicar qual é a probabilidade da área de estudo ser de uma determinada unidade geológica, sendo importante definir o grau de confiança da interpolação para assim gerar os wireframes.
Importância da Modelagem Geológica na Mineração
Com o modelo geológico qualitativo é possível prever toda a geometria do corpo, apresentando características do material similar ao mundo real. Sendo assim, irá auxiliar a engenharia na questão do planejamento, redução de custos, trazendo uma maior segurança na definição de novas metas e procedimentos a serem realizados.
Autor(a): Lucas Redoan
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!