Mitos e verdades sobre a Mineração
Você sabe discernir os boatos relacionados a mineração? Hoje, apresentamos mitos e verdades sobre os impactos dessa atividade na vida dos brasileiros. Inicialmente, o Bronze, chumbo e prata são exemplos de minerais que já eram usados como recursos há aproximadamente 2600 anos antes de Cristo. Sendo assim, Ao longo da história, o estudo na área de otimização na exploração desses bens foi aumentando, tendo intensificado no século XVI. Mas ainda hoje, muitas informações são distorcidas e estamos aqui para esclarecer alguns fatos de uma atividade que já criamos tanta dependência.
A mineração não é importante para a economia brasileira
Mito. É mentira, porque a produção mineral representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) Industrial e emprega quase 2,5 milhões de pessoas de forma direta ou indireta. Portanto, para saber mais leia sobre isso em “A importância da mineração para a economia brasileira”.
Ferro é o principal produto da mineração exportado do Brasil
Verdade. O Ferro representa 75% das exportações minerais, tendo em segundo lugar o ouro com apenas 7%. Ainda assim, no ano de 2014 exportamos cerca de 400 milhões de toneladas deste bem mineral, enquanto a Austrália saiu na frente com 660 milhões de toneladas.
O setor mineral é um dos que realiza os maiores investimentos privados no Brasil
Verdade. No período de 2014 a 2018, a projeção de investimentos é de US$53,6 bilhões. Minas Gerais conta com 41,8% deste total e o Pará com 21,93%. Os dois estados estão no foco das movimentações financeiras no setor.
A atividade de mineração reflete negativamente na qualidade de vida dos cidadãos
Mito. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades mineradoras é maior do que o dos respectivos estados. Como exemplo temos a cidade de Nova Lima com IDH de 0,813 enquanto Minas Gerais apresenta 0,731. Leia sobre a influência da mineração na sociedade em “Mineração e a Vida Cotidiana” e “E se a mineração não existisse?”.
A exploração mineral teve início no Brasil no século XVI com a chegada dos portugueses
Mito. Uma expedição armada, que saia de São Paulo rumo ao Sertão, encontrou ouro aluvião numa região montanhosa que atualmente é a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, no ano de 1696 (final do século XVII).
Hoje, a Minas Jr. tem como membros estudantes da área de Engenharia de Minas e Geologia que buscam sempre a transparência e ética na mineração, se atentando ao impacto desta para levar a melhor experiência para a população.
Autora: Juliana Otoni
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!