Minas Júnior Consultoria Mineral

4 Usos de Minerais na Sua Cozinha

minerais na cozinha

    A cozinha é um dos locais mais acolhedores de uma casa. Portanto, neste espaço, as pessoas se reúnem para fazer suas refeições e ter momentos de descontração, por exemplo, convidando os amigos para um jantar acompanhado de muita conversa. Porém, o que se dá pouca atenção neste ambiente é a forte presença de materiais provindos de recursos minerais.          

 

Minerais na Cozinha – desde a antiguidade

    Os primeiros registros de civilizações pelo mundo já relatam o uso de cerâmicas para a produção de utensílios. Juntamente com a descoberta do fogo e sua manipulação, as sociedades começaram a produzir novos utensílios a base de ferro e bronze. Porém, na Revolução Industrial, a produção pôde se diversificar e ampliar produzindo outros objetos a base de alumínio, mais leves e fáceis de manusear.

Atualmente

    Hoje em dia, há uma diversidade incrível de produtos para a cozinha de todos os tipos, de retrô ao moderno. Os minerais estão presentes desde a fabricação de cerâmicas que fazem o revestimento desses ambiente, até mesmo na fabricação dos alimentos.

1 – Panelas 

    Desde a Roma Antiga, há registro de utilização da liga estanho-cobre para produzir panelas. Tão antigo quanto e que se mantém até hoje é a aplicação de ligas de cobre para produzir tachos, em que se produz doces caseiros, como rapaduras e doces de leite. Contudo, há ainda muitas panelas que foram produzidas a partir de ferro fundido e utilizadas nas cozinhas por muito tempo. Atualmente a maioria das panelas é feita utilizando ligas de aço, sendo em geral na proporção de 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio, e de aço inox, constituída usualmente 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel. Por fim existem, as panelas mais comuns feitas de ligas de alumínio, por serem as mais leves e mais baratas no mercado.

2 – Sal 

    Nada mais fundamental para uma boa refeição que o tempero, em que o sal é fator determinante. O sal de cozinha, como é comumente conhecido, é o mineral halita. Sendo assim, trata-se de um mineral, de origem sedimentar, da classe dos haletos com traços de iodo, bromo, ferro, flúor, silício e outros.

3 – Arroz 

    Nada mais comum na mesa do brasileiro que o arroz. Durante a produção do arroz, utiliza-se o talco para escovar o grão e torná-lo mais uniforme, além de deixá-lo branco e soltinho. Além disso, para dar um arroz perfeito de cor branca, ele é  tratado com uma mistura de talco e de glicose. Um aspecto importante, e algumas vezes não levado em conta, é que o talco tem que ser de grau alimentício.

4 – Louças e porcelanas

Pratos e vasilhames de porcelana são feitos de argila. Para isso, a fabricação consiste na moldagem da argila hidratada, que logo após é aquecida a altas temperaturas e torna-se rígida. Tal fato faz com que o material seja apropriado para o armazenamento de grãos ou líquidos. Com isso, finalmente, a peça é moldada e após uma lenta secagem à sombra, para que a água seja eliminada.

 

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!