class="post-template-default single single-post postid-4287 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

4 Usos de Minerais na Sua Cozinha

minerais na cozinha
 

    A cozinha é um dos locais mais acolhedores de uma casa. Portanto, neste espaço, as pessoas se reúnem para fazer suas refeições e ter momentos de descontração, por exemplo, convidando os amigos para um jantar acompanhado de muita conversa. Porém, o que se dá pouca atenção neste ambiente é a forte presença de materiais provindos de recursos minerais.          

 

Minerais na Cozinha – desde a antiguidade

    Os primeiros registros de civilizações pelo mundo já relatam o uso de cerâmicas para a produção de utensílios. Juntamente com a descoberta do fogo e sua manipulação, as sociedades começaram a produzir novos utensílios a base de ferro e bronze. Porém, na Revolução Industrial, a produção pôde se diversificar e ampliar produzindo outros objetos a base de alumínio, mais leves e fáceis de manusear.

Atualmente

    Hoje em dia, há uma diversidade incrível de produtos para a cozinha de todos os tipos, de retrô ao moderno. Os minerais estão presentes desde a fabricação de cerâmicas que fazem o revestimento desses ambiente, até mesmo na fabricação dos alimentos.

1 – Panelas 

    Desde a Roma Antiga, há registro de utilização da liga estanho-cobre para produzir panelas. Tão antigo quanto e que se mantém até hoje é a aplicação de ligas de cobre para produzir tachos, em que se produz doces caseiros, como rapaduras e doces de leite. Contudo, há ainda muitas panelas que foram produzidas a partir de ferro fundido e utilizadas nas cozinhas por muito tempo. Atualmente a maioria das panelas é feita utilizando ligas de aço, sendo em geral na proporção de 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio, e de aço inox, constituída usualmente 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel. Por fim existem, as panelas mais comuns feitas de ligas de alumínio, por serem as mais leves e mais baratas no mercado.

teapots-1858601_960_720

2 – Sal 

    Nada mais fundamental para uma boa refeição que o tempero, em que o sal é fator determinante. O sal de cozinha, como é comumente conhecido, é o mineral halita. Sendo assim, trata-se de um mineral, de origem sedimentar, da classe dos haletos com traços de iodo, bromo, ferro, flúor, silício e outros.

salt-3285024_960_720

3 – Arroz 

    Nada mais comum na mesa do brasileiro que o arroz. Durante a produção do arroz, utiliza-se o talco para escovar o grão e torná-lo mais uniforme, além de deixá-lo branco e soltinho. Além disso, para dar um arroz perfeito de cor branca, ele é  tratado com uma mistura de talco e de glicose. Um aspecto importante, e algumas vezes não levado em conta, é que o talco tem que ser de grau alimentício.

saffron-3236571_960_720

4 – Louças e porcelanas

Pratos e vasilhames de porcelana são feitos de argila. Para isso, a fabricação consiste na moldagem da argila hidratada, que logo após é aquecida a altas temperaturas e torna-se rígida. Tal fato faz com que o material seja apropriado para o armazenamento de grãos ou líquidos. Com isso, finalmente, a peça é moldada e após uma lenta secagem à sombra, para que a água seja eliminada.

 

coffee-2760064_960_720

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

6 comments on “4 Usos de Minerais na Sua Cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X