Minas Júnior Consultoria Mineral

Minerais em Cosméticos

A mineração, de fato, se faz bastante presente em nossas vidas, um claro exemplo disso é a utilização de minerais em cosméticos. Esses minerais podem ser usados tanto como aditivos, para dar cor, quanto como ingredientes base na composição do produto de beleza.

De alguns minerais de ocorrência natural contendo cromo, cobre e manganês, por exemplo, podem ser extraídas as cores verde, azul, roxo e rosa. Essas cores darão diferentes tonalidades aos cosméticos, principalmente às sombras para olhos.

Confira no texto a seguir!

A História dos minerais nos cosméticos

Um dos principais ingredientes em sombras de olho é o talco mineral que, devido ao seu hábito, dificilmente, bloqueia os poros. Por esse fato, ele tem sido usado como ingrediente base em cosméticos desde 3500 a.C.

Além disso, o talco é bem resistente à ácidos, bases e ao calor, tendendo a repelir a água. Devido a esses fatores, ele é encontrado em bases, corretivos, blushes e em alguns desodorantes. Podendo, também, ser adicionado a cremes e a loções.   

Outro grande exemplo de mineral é o óxido de ferro, que foi usado pela mais famosa rainha do Egito Cleópatra como maquiagem de coloração avermelhada. E, ainda no contexto do Egito Antigo, outro mineral usado para adorno foi o ouro, que era utilizado tanto para colorir pele, quanto para colorir o cabelo da nobreza egípcia.

Cleópatra. Fonte: Wikipedia

Quais as principais diferenças dos cosméticos com minerais?

Uma das principais diferenças dos cosméticos com minerais para os convencionais, são que os minerais são naturais. Por isso, em determinadas proporções, eles são inofensivos para o pele humana, trazendo até mesmo alguns benefícios que logo mais serão citados.

Assim, em muitos produtos não minerais você irá encontrar aditivos e fragrâncias que fazem com que seu prazo de validade seja mais curto, por exemplo. Já na maquiagem mineral muitos ingredientes naturais adicionados prolongam a vida útil do cosmético, reduzindo a necessidade de ficar substituindo frequentemente seus cosméticos.

 

Os benefícios da maquiagem mineral

É sabido que a maquiagem mineral possui diversos benefícios. Dentre eles, pode ser citada a ação anti-inflamatória de algumas makes, sendo elas até mesmo recomendadas por dermatologistas, uma vez que ajudam na prevenção de espinhas,. 

Seus ingredientes não obstruem os poros, desse modo cravos e outros problemas dermatológicos podem ser evitados. Além disso, esses minerais dão uma extensão no prazo de validade do cosmético, uma vez que há a ausência de aditivos e fragrâncias responsáveis pela diminuição da validade.

Outro grande benefício que pode ser citado é a facilitação na absorção percutânea de água, ou seja, pela pele. Esse benefício é garantido pela presença de água mineral geotermal que, se propriamente aplicada, pode ser absorvida pela pele e levar os sais minerais para o sistema circulatório que, então, os distribuirá por todo o corpo.

Principais minerais usados em cosméticos

 

Dióxido de Titânio

O dióxido de titânio, além dos seus diferentes usos industriais, pode ser utilizado para dar um efeito mais brilhante, branco e opaco à maquiagem, intensificante da cor da maquiagem. Podendo ser encontrado também em corretivos, bases, bloqueadores solares, devido ao seu potencial de absorver, refletir e espalhar os raios solares. Além disso, ele também é utilizado em comidas como corante, por exemplo para fazer o desenho da letra “M” nos M&M’s.

Dióxido de titânio. Fonte: https://www.confeipan.pt/produto/corante-dioxido-de-titanio-e171-150g/

Mica

As micas são bastantes utilizadas para dar brilho, e um aspecto de pérola, em sombras de olhos, batons e esmaltes. Além disso, elas são bem resistentes à radiação UV, calor, clima e à ação de produtos químicos, aderindo bastante à pele.

Mica, Fonte: vinascg.com

Caulim

A caulinita ou caulim embora tenha uma imagem de ser sujo é amplamente usado em maquiagem, e em máscaras de beleza, principalmente para absorver a umidade. Ademais, o caulim é bastante resistente à oleosidade e adere bem à nossa pele, sendo um ótimo ingrediente para cosméticos.

Caulim. Fonte: Wikipedia

Óxido de Zinco

O óxido de zinco tem sido amplamente usado para ajudar no espalhamento de cremes. Além disso, é um potencial bem remédio para curar pele seca e rachada.

Óxido de Zinco. Fonte: https://www.sabaoeglicerina.com.br/oxido-de-zinco-p5266788

Óxido de Ferro

Óxidos de ferro, como a hematita por exemplo, são responsáveis por dar diferentes colorações às maquiagens. Esses minerais são capazes de dar tons avermelhados, amarelados, amarronzados e rosados a tais cosméticos.

Hematita, Fonte: Wikipedia

 

Autor: Juan Pedro

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!