class="post-template-default single single-post postid-6435 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Minerais criados pela atividade humana

Andersonita. Fonte: Rob Lavinsk em mindat.org
 

A atividade humana impactou significativamente a dinâmica na Terra, principalmente com o advento da Revolução Industrial, em 1760. Desde então, o ser humano tem realizado grandes feitos. Além disso, a atividade humana foi responsável pela criação de novos minerais.

Esses minerais constituem parte importante de uma possível nova era geológica, conhecida como Antropoceno. Alguns desses minerais foram criados por acidente, outros, por outro lado, possuem histórias incríveis de formação..E é isso que veremos no texto de hoje!

Antropoceno

É sabido que a Terra levou aproximadamente 4,5 bilhões de anos para formar os mais de 5000 minerais (oficialmente reconhecidos). Esses foram decorridos de diferentes processos naturais, como por exemplo o quartzo, ouro e diamante.

Grande parte desses minerais foi criada durante o Great Oxidation Event (GOE), ocorrido a cerca de 2,3 milhões de anos atrás, devido à grande concentração de oxigênio na atmosfera. 

Segundo um grupo de pesquisadores da Carnegie Institution for Science, nos EUA, a humanidade marcou uma nova era geológica batizada de Antropoceno. Essa era possui início posteriormente às explosões das bombas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Antropoceno: a marca do homem, Fonte: sgerendask

 

O Antropoceno é marcado pelo alto consumo de plástico, concreto e alumínio, além das consequências das emissões de gases poluentes e de radiação. Entretanto, é nessa era que os mais de 208 minerais foram criados direta e indiretamente pela ação humana.

Esse feito supera significativamente o GOE em relação à variedade mineralógica. Para se ter uma ideia, é quase como se nesses 260 anos, criaram-se 0,8 minerais por ano, enquanto que, em 2,3 bilhões de anos, formaram-se cerca de 0,000002 minerais por ano. Ou seja, um número quase desprezível se compararmos as duas eras geológicas.

Exemplos de minerais criados pela atividade humana

Dentre todos os minerais criados pela atividade humana, podemos citar, por exemplo:

Abhurita

De fórmula Sn21Cl16(OH)14O6, e dureza 2,0 na Escala de Mohs, a Abhurita, ou Abhurite, é um mineral de estanho, hidrogênio, oxigênio e cloro. Seu nome vem de Sharm Abhur, uma enseada do Mar Vermelho localizada na Arábia Saudita na qual foi encontrada em 1985.

mineral Abhurita
Abhurita. Fonte: J.I.G. Rowland em mindat.org

Entretanto, ela foi descrita primeiramente, em 1977, como um cloreto de estanho encontrado nos destroços do SS Cheerful, um navio que afundou na costa inglesa em 1885. Esse navio, rumo à Liverpool, carregava lingotes de estanho e estes, em contato com a água salgada, formaram a Abhurita.

Lingote de estanho alterado pela água do mar
Lingote de estanho alterado pela água do mar, Fonte: angarrack

Andersonita

De fórmula Na2Ca(UO2)(CO3)3·6H2O e dureza 2,5 na Escala de Mohs, a Andersonita é um carbonato hidratado de sódio, cálcio e urânio. Seu nome foi dado pelo geólogo norte-americano Charles Alfred Anderson.

Esse mineral foi criado pela atividade humana mineradora, sendo encontrado nas paredes dos túneis de mineração de depósitos de urânio em arenito. Com localidade típica na Mina Hillside, Arizona, nos EUA, a Andersonita é rara e, além disso, radioativa.

 Andersonita. Fonte: Rob Lavinsk em mindat.org
Andersonita. Fonte: Rob Lavinsk em mindat.org

 

Apexita

De fórmula NaMg(PO4)·9H2O e dureza 2,0 na Escala de Mohs, a Apexita foi oficialmente aceita pela Associação Internacional de Mineralogia apenas em 2015. Ela surgiu do efeito do tempo sobre um aterro de mina localizado na Mina Apex, em Nevada, EUA, de onde veio a inspiração para o seu nome.

 Apexita. Fonte: mindat.org
Apexita. Fonte: mindat.org

Calclacita

De fórmula Ca(CH3COO)Cl·5H2O e dureza 1,5 na Escala de Mohs, a Calclacita é um mineral formado do contato de minerais, rochas, fósseis guardados em gavetas de museu com a madeira desses móveis. 

Essa formação peculiar é devida à ação do ácido acético, produzido pela madeira, sobre os artefatos. Um fato que deve ser ressaltado sobre a Calclacita é que ela é encontrada única e exclusivamente no Museu de História Natural de Bruxelas, ou seja, é extremamente rara.

Calclacita
Calclacita

Chalconatronita

De fórmula Na2Cu(CO3)2·3H2O e dureza 1,5 na Escala de Mohs, a Chalconatronita é um carbonato hidratado de sódio e cobre. Ela lembra bastante uma crosta azul brilhante, e foi encontrada em artefatos arqueológicos de cobre localizados no Egito.

Chalconatronita. Fonte: Knut Eldjarn
Chalconatronita. Fonte: Knut Eldjarn

Metamunirita

De fórmula NaVO3 e dureza 1,0 na Esacala de Mohs, a Metamunirita é um metavanadato de sódio. É um mineral bastante raro, encontrado apenas na Mina Burro, Colorado, EUA. Ela foi formada nas cavidades de arenito, contendo vanádio, que foram deixadas pela mineração. 

Metamunirita
Metamunirita. Fonte: https://ca.wikipedia.org/wiki/Metamunirita

Chernobilita

A Chernobilita é um mineraloide de urânio e o silicato de zircônio. Ela é extremamente perigosa devido à radiação que emite, uma vez que sua concentração de urânio é altíssima.

Ela é um material vítreo amarelado e se formou após o núcleo de urânio do reator de Chernobyl se fundir e se transformar em uma espécie de lava que se combinou com outros compostos. Sendo ela conhecida também como pata de elefante, devido ao seu formato característico.

Chernobilita. Fonte: http://epo88abigailcenteno.blogspot.com/2017/03/el-objeto-mas-peligroso-del-mundo-en.html
Chernobilita. Fonte: http://epo88abigailcenteno.blogspot.com/2017/03/el-objeto-mas-peligroso-del-mundo-en.html

O futuro

É inegável que o ser humano deixará marcas profundas na Terra. Em um futuro bem distante, essas marcas poderão ser analisadas em registros estratigráficos que mostram nossa passagem pelo planeta.

Nessa porção estratigráfica, será possível verificar que a atividade humana afetou significativamente a dinâmica mineral. Durante esse pouco tempo de passagem, o ser humano foi capaz de não só criar minerais sintéticos, como também de redistribuir os já existentes. Seja essa redistribuição por consequência da mineração (ao se remover grandes quantidades de rochas e sedimentos), seja pela comercialização de joias ao redor do mundo.

 

Autor: Juan Pedro

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X