Se entende por mineração as diferentes atividades que visam a extração de recursos minerais do nosso planeta. Incluem-se minerais gemológicos, minérios industriais, petróleo e até mesmo a água. Se quiser saber mais sobre a história da mineração confira nosso texto aqui!
Enquanto que a agricultura é entendida como o conjunto de processos e atividades que visam o cultivo do solo para diversos destinos. Tais destinos incluem desde a alimentação humana e animal até produção de combustíveis, tecidos, medicações e ornamentos.
Mas como esses dois setores tão importantes para a economia se correlacionam? É isso que veremos no texto de hoje!
Impactos da mineração
É significativo o impacto da mineração no meio ambiente. Cerca de 10% da Amazônia foi desmatada pelo setor, entre 2005 e 2015, em estudo divulgado pela revista Nature Communications.
Além do desmatamento, podemos citar a contaminação e a poluição causadas pela mineração. Durante os diversos processos do setor, pode-se haver poluição sonora com o desmonte de rochas, dos ares com o levantamento de partículas e poeira, e das águas com a lama do rejeito e a solubilização de compostos químicos.
Tudo isso pode levar a uma redução na produtividade da terra. Principalmente, por isso, se faz necessária a implementação de medidas mitigatórias.
Impactos da agricultura
Segundo um estudo da ONG Forest Trends, 49% do desmatamento ilegal em florestas tropicais, foi causado por atividades agrícolas, entre 2000 e 2012. Os dados ainda indicam que Brasil e Indonésia são responsáveis por 75% do total de florestas ilegalmente desmatadas para agricultura, no mundo. Além disso, estima-se que 90% dos desmatamentos na Amazônia para fins agrícolas sejam ilegais.
Podemos citar, assim como na mineração a poluição de águas e do solo. Acrescido disso, temos um uso exacerbado de água e a questão dos transgênicos. O uso dessas sementes transgênicas se torna um problema à medida que vão ocupando o lugar das variedades locais, por serem mais fortes.
Como reduzir os impactos da mineração e da agricultura?
Apesar de a mineração não ser a grande vilã do desmatamento, ela ainda tem muito a melhorar a fim de se reduzir seus impactos. Nesse sentido, é necessário o fortalecimento das leis e uma maior fiscalização dos órgãos responsáveis.
No âmbito da agricultura, é necessário que haja um plano de recuperação do solo e da vegetação nativa da área afetada. Pensando em algumas soluções práticas como a rotação de culturas, de modo a garantir a fertilidade do solo e o controle de pragas, tal como se faziam na época do feudalismo.
A tensão entre a mineração e a agricultura familiar
Em algumas situações pode ocorrer conflitos entre a mineração e a agricultura familiar. Um exemplo disso ocorreu em Belisário, na Zona da Mata de MG, quando moradores e agricultores locais se manifestaram em 2017 contra a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
Apesar de haver um contrato que indeniza os moradores e que prevê uma recuperação da área afetada no final, os habitantes temem o impacto na produção agrícola local. Frei Gilberto, principal liderança da resistência contra a mineração disse que “não dá para conciliar atividade minerária e agricultura familiar”.
E assim se caracterizou um emblemático embate entre a mineração, com a extração de bauxita, e a agricultura, com o plantio de café.
O benefício da mineração para a agricultura
Apesar de alguns conflitos, é possível dizer também que mineração e agricultura caminham lado a lado. Um grande exemplo disso é a existência dos remineralizadores. Esses remineralizadores são materiais de origem mineral que, por meio de processos mecânicos, são reduzidos e, assim, possibilitam a alteração dos índices de fertilidade do solo.
Dessa forma, promovendo a melhora das propriedades físico-químicas do solo, ao passo que reduz a utilização de fertilizantes ao fornecer macro e micronutrientes às plantas. Viabilizando, enfim, uma agricultura mais sustentável para todos.
Com todas essas informações, podemos dizer que ambos os setores podem ter lados tanto positivos quanto negativos para sociedade e para o meio ambiente. Só precisamos abrir nossos olhos para comemorar acertos e para cobrar igualmente dos órgãos responsáveis quando erros forem cometidos, sem ditar qual setor “é pop, é tech, é tudo”, em detrimento de outro.
Autor: Juan Pedro
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!