class="post-template-default single single-post postid-59588 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

O Monitoramento Ambiental na Mineração

Pessoas realizando o monitoramento de mineração em macro escala
 

O monitoramento ambiental (que é exigido pela PNMA, Lei 6932/81) é todo e qualquer processo que coleta e trata os dados ambientais. Esses dados podem ser alterados por diversos fatores, então o controle deve ser sempre frequente. A partir disso, é possível entender que essa vistoria cria medidas e ações para casos e problemas identificados, de acordo com o ramo. O texto aborda o controle na mineração sustentável, como forma de lição e prevenção de desastres e crimes ambientais.

A indústria mineradora representa um dos possíveis ramos para aplicar manutenções, por ser ideal para vários fins hoje em dia. É de extrema importância para a sociedade atual por ser insumo de muitos bens obtidos pelas pessoas.

Mesmo assim, a mineração gera poluição e degradação. No momento, o Brasil atua como um dos maiores países influentes na área, e necessita de cautelas nessa atividade. Assim, é possível ser sustentável ao aplicar métodos de supervisão e análise.

Pessoa ao computador analisando em alguma área do meio ambiente, realizando monitoramento ambiental
Imagem 2 – Controle em softwares. Fonte: Notícias Mineração.

Em ação

A mineração é um tipo de atividade que busca, extrai e beneficia os minérios. Essa ação envolve também o transporte e o comércio do material tirado das jazidas e cavas. Assim, o garimpo consiste em um tipo de ação que representa o progresso da sociedade, seja ele manual ou não. Todavia, a mineração oferece riscos ao meio ambiente.

Por isso, a supervisão define uma mineração sustentável, se feita da maneira correta. As etapas de prospecção, pesquisa mineral, lavra e descomissionamento da mina, de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), definem a extração mineral.

Demonstração de como ocorre o transporte do minério retirado na mineração
Imagem 3 – Transporte na mineração. Fonte: Senado Federal.

Lavras de extração

As lavras são as técnicas para extração de minérios, sendo então definidas de acordo com o tipo de mineral e o modelo de jazida. Assim, a lavra a céu aberto indica a extração rasa, de fácil acesso, até que esgote o minério disponível. Já a subterrânea consiste na extração do minério em depósitos não expostos na superfície, sendo explorado por meio de minas e sondas.

Monitoramento ambiental aplicado

A supervisão promove a preservação dos locais que possuem danos causados pela extração mineral, tudo em prol de obter uma mineração ideal. Dessa maneira, para realizá-la, é preciso gerir as áreas impuras. As principais regiões são aquelas onde há grandes plumas de contaminação que podem gerar problemas. Dessa maneira, a área urbana e ambiental (flora, fauna, solo e ar) pode ser afetada, por conta de problemas de saúde da população (humana e animal) local.

Os monitores, então, vigiam as áreas ao redor, para juntar dados. Os programas de computador analisam esses aspectos e criam uma base de dados para facilitar a leitura pelos agentes.

Demonstração visual de como se configura a mineração em um talude
Imagem 4 – Atividade mineradora. Fonte: Geotech.

Os programas atuam com a análise de dados e são aplicados para controlar as vazões de possíveis cursos d’água. A fim de qualificar, eles amostram a água superficial e subterrânea. É possível também instalar estações nas áreas de mineração. Assim, essas máquinas medem pressão e níveis d’água, além da vazão e acréscimo de volume em certo tempo.

O monitoramento é feito primeiro em micro escala. O objetivo é garantir que a água não seja contaminada e não haja alta emissão de gases na atmosfera, dentro das leis. Em seguida, o estudo passa a ser em macro escala. Este abrange as áreas geográficas, por estudos de geologia e leis.

Todo esse trabalho visa diminuir os impactos negativos nos recursos naturais, na economia e nos habitats e vidas da região. Assim, é possível propor a mineração prudente.

Demonstração de como ocorre a análise de solos contaminados, para monitoramento ambiental
Imagem 5 – Análise de solo. Fonte: Linter Filtros.

Importância do monitoramento ambiental

Conclui-se, então, que o controle ambiental se faz muito importante na mineração, que é um dos principais ramos poluentes e degradantes. O maior problema está nas consequências sociais e ambientais, que influem na vida da população. Os efeitos envolvem saúde, moradias, lazer e pode afetar direitos dos cidadãos situados em áreas de extração mineral, além de fauna e flora locais. Dessa maneira, é dever, perante a lei, que as empresas realizem esse controle geral. Por isso, é necessário cumprir os deveres sociais e ambientais do ramo minerário.

Demonstração de como ocorre a supervisão e detecção de contaminantes em regiões alagadas próximo a atividades mineradoras, a fim de realizar monitoramento ambiental
Imagem 6 – Análise de águas. Fonte: HPT.

 

 

Autora: Clarice Grossi

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X