A indústria de mineração do Canadá é uma das maiores do mundo. Produzindo mais de 60 metais e minerais, o Canadá está entre os cinco principais produtores mundiais de 14 metais e minerais diferentes. O Canadá é o maior produtor mundial de potássio , o segundo maior produtor de urânio e nióbio e o terceiro maior produtor de alumínio, níquel, metais do grupo da platina, pedras preciosas e cobalto. Além disso, é o quarto maior produtor de enxofre e índio do mundo. Para ouro, diamantes e titânio, é o quinto maior produtor mundial. Dado essa importância da mineração no país, não é surpresa que o interesse canadense ultrapasse suas fronteiras.
Relação Brasil e Canadá na mineração
O Canadá vem demonstrando interesse na mineração brasileira. Isso é devido às oportunidades de exploração que o território brasileiro oferece, além do nível de organização elevado proveniente da indústria mineradora canadense. O Canadá possui alguns dos principais players de mercado do setor minerário em âmbito mundial. E buscando um maior sucesso nos negócios, a disposição de informações precisas sobre o ambiente de negócios, mudanças recentes na legislação nacional e dados de tendência da economia brasileira são essenciais pra esses players.
Quais as principais empresas de mineração no Canadá?
Uma quantidade significativa das principais empresas de mineração do mundo está sediada no Canadá, operando nacional e internacionalmente. Por exemplo, Barrick GoldA Teck Resources tem sede em Toronto e a maior empresa produtora de potássio do mundo, a Nutrien (PotashCorp antes da fusão de 2018 com a Agrium) está sediada em Saskatchewan. Além disso, existem mais de 3.700 empresas que fornecem serviços financeiros, ambientais, de engenharia, geotécnicos e outros para as atividades de mineração em todo o país.
A importância da mineração no Canadá
Dado o volume substancial de produção e a diversidade da indústria de mineração canadense, não surpreende que tenha um impacto significativo na economia. Em 2017, a indústria de mineração contribuiu com cerca de 97 bilhões de dólares canadenses para o produto interno bruto (PIB) do Canadá, enquanto a contribuição real do PIB totalizou 24,6 bilhões de dólares canadenses naquele ano. A indústria de mineração possui os salários / salários médios mais altos de qualquer indústria do país e, em 2017, havia quase 426.000 pessoas empregadas diretamente pela indústria de mineração e mais 206.000 pessoas indiretamente empregadas.
A dimensão da mineração no Canadá teve sua dimensão revelada após um levantamento recente da Associação dos Mineradores Canadenses. Esse relatório revela a relação da mineração com os diversos segmentos da economia canadense. Fica claro a importância da mineração e como ela está interligada com tudo no país, como é visto abaixo:
- 1 em 41 Canadenses é empregado pela mineração ou empresa ligada à mineração
- A mineração contribui com $97 bilhões de dólares para o PIB Canadense. Quarenta por cento desse valor vem das junior companies.
- Mais de 20% das exportações canadenses vem da mineração
- Um empregado da mineração recebe um salário médio de R$3.800,00 por semana. Salário maior do que a maioria dos outros setores.
- A Bolsa de Toronto que praticamente é controlada pela mineração, fez 70% do dos financiamentos e IPOs do mundo em 2012
Streaming de metais
O Canadá é abençoado com uma abundância de recursos naturais e minerais. Mesmo assim, parece exagero dizer que possui três quartos dos minerais do mundo. Por que, então, 75% das empresas de mineração estão sediadas no Canadá? A resposta é metal streaming, um arranjo financeiro único que faz do Canadá um local privilegiado para as empresas de mineração fazerem ofertas públicas, mesmo que não pretendam operar minas no Canadá. Ao atrair empresas de mineração, o Canadá retira reservas, preços, financiamento, exploração e investimento de capital, uma combinação que outros países, incluindo os EUA, por exemplo, não conseguem igualar. Só de olhar para os números, o envolvimento do Canadá na indústria de mineração é impressionante.
A lei canadense torna a listagem de empresas de mineração e o cumprimento das regulamentações federais menos onerosos do que em outros centros financeiros. Embora cada um dos 13 territórios e províncias canadenses possua sua própria comissão de valores mobiliários, essas autoridades se coordenam para garantir que os mercados financeiros canadenses permaneçam em harmonia. Em parte, isso reflete a política relativamente aberta do Canadá em relação à propriedade de minas estrangeiras.
Autor(a): Gustavo Jansen
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!