A humanidade pratica atividades mineradoras desde o início de sua civilização. Inicialmente, a busca por certos minerais e materiais rochosos servia para a confecção de utensílios, ferramentas e armas. Dessa forma, com a evolução do tempo e do conhecimento humano, foram surgindo novas aplicações e necessidades. Deste modo, essa atividade se desenvolveu, tornando-se essencial para o estilo de vida atual.
Ainda assim, muitas pessoas ainda veem a mineração como algo distante, desconhecido e afastado de suas vidas cotidianas. Você já pensou no tanto que a mineração está presente no seu dia a dia?
Os diversos produtos da mineração são largamente utilizados para os mais variados processos. Usamos em nosso dia-a-dia desde resultados diretos, como o computador ou o celular que você está usando, até mesmo produtos que têm o seu processo de produção envolvido com algum recurso minerário. Um exemplo é a produção de remédios, que necessita de máquinas e ferramentas que são feitas a partir do minério de ferro.
Mineração é TOP!
Vemos resultados da mineração fortemente empregados na área de eletrônicos, como: celulares, eletrodomésticos em geral, pilhas e baterias. Assim como no âmbito dos transportes, sendo componentes de carros, aviões, ônibus e até mesmo naves espaciais. Também na área da construção civil, sendo responsável pela estruturação de casas, escolas e hospitais. Além disso, a mineração também está presente no setor industrial, pois é a partir dela que uma diversidade de máquinas importantes para vários processos produtivos são confeccionadas.
Você sabia?
O que é obtido com a mineração pode ter os usos mais curiosos e inimagináveis possíveis.
O Quartzo possui uma propriedade chamada de piezoeletricidade. Dessa maneira, o mineral desenvolve uma carga elétrica superficial ao ser pressionado em suas extremidades cristalinas. Por isso, quando você ver escrito no seu relógio de pulso a palavra “quartz” é porque tem um cristal de quartzo alimentando a engrenagem.
A Turmalina possui uma propriedade chamada de piroeletricidade. Ela desenvolve cargas elétricas opostas em suas extremidades ao ser aquecida. Deste modo, ela tem sido usada em secadores e chapas de cabelo.
Por ser muito leve, o Molibdênio tem sido amplamente usado na confecção de quadros para bicicletas. Esse metal é extraído do mineral molibdenita.
Sendo assim, o Talco, além de ser usado no cuidado dos bebês, é usado para branquear o arroz que comemos.
A Caulinita é largamente utilizada na indústria de celulose, para branquear o papel que usamos diariamente.
E também, os mais diversos minerais, como o Coríndon (variedades Safira e Rubi), o Diamante e o Berilo (variedades esmeralda, água marinha, morganita) são usados em brincos, colares e anéis.
Autor: Henrique Rocha
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!