Mapas Temáticos
A capacidade do homem de se organizar e se comunicar através de diversos meios é algo providencial para o funcionamento da sociedade. Dessa forma, a confecção de mapas temáticos é algo utilizado há muito tempo com o objetivo de representar graficamente alguma realidade. Sendo assim, esse tipo de ferramenta permite a interpretação e organização de diversos dados.
Tipos de Mapas Temáticos
Como já foi citado anteriormente, mapas temáticos são utilizados para interpretar diversas realidades, o que é responsável pela existência de diferentes tipos de mapas temáticos.
- Primeiramente, o Mapa político: é uma representação que tem como principal objetivo demonstrar a distribuição territorial. Nesse tipo de esboço, mostra-se fronteiras entre continentes, estados, países e municípios.
- Em segundo lugar, o Mapa Físico: sua confecção aborda características dos aspectos naturais, o que inclui clima, vegetação, relevo e hidrografia de um certo espaço em questão. Isso faz com que essa representação possibilite análises com o objetivo de planejar atividades econômicas ou melhores formas de aproveitamento dos solos.
- Além disso, há também o Mapa Histórico: tem o objetivo de retratar algum acontecimento histórico. Assim, requer informações complementares que sejam responsáveis por situar o leitor quanto ao período abordado na representação.
- Outro tipo de representação, são os Mapas demográficos: organiza dados a respeito da população de um território especifico, permite a análise precisa da ocupação desses locais, o que se entende por densidade dos habitantes, sua localização e seus fluxos migratórios.
- Por último, o Mapa econômico: espacializa atividades econômicas e a forma como as mesmas utilizam o espaço geográfico. Dessa forma, esse tipo de representação permite a compreensão de temas como expansão da agropecuária, sistemas de produção de energia, disponibilidade e extração de recursos naturais, entre outros.
Como são feitos?
Nesse sentido, a elaboração de mapas temáticos é feita por meio da utilização de softwares, e, após sua confecção, é importante que exista uma interpretação atenta e minuciosa que permita a conclusão do objetivo responsável pela criação do mapa. Assim, muitos softwares podem ser utilizados, como:
- QGIS
- ArcGIS
- gvSIG
- TerrSet
- SPRING
- Grass GIS
- TerraView
- Mapinfo
- Google Earth Pro
- ERDAS Imagine
- Udig
- SAGA GIS
- SOPI
- DIVA GIS
- VisualSIG
- Philcarto
Importância dos mapas temáticos
Dessa maneira, na produção dos mapas temáticos, algumas técnicas são aplicadas, como distorção, escalas e localizações geográficas, o que permite uma boa abordagem a respeito do tema em questão. Sendo assim, os diferentes tipos de mapas temáticos são elementos importantes para o entendimento de diversas realidades. Por consequência disso, esse conteúdo é de extrema importância e serve como um documento capaz de aprimorar a visão sobre um determinado assunto.
Além disso, a existência de uma ferramenta que organiza e explicita características do espaço é importante por abrir um leque de possibilidades de planos de ações, ou seja, com um bom mapa temático na realização de um serviço, é possível entender qual o próximo passo necessário, além de apontar pontos fracos e fortes.
Mapas Temáticos: novo serviço da Minas Jr
Portanto, muitas vezes a confecção de um mapa temático pode ser responsável por dar visibilidade a algo que antes era desconhecido. Dessa forma, a clareza e organização fornecida por esse tipo de trabalho é algo indispensável. Por isso, na Minas Jr. fazemos o serviço de confecção de mapas temáticos e interpretação de mapas temáticos já prontos, expondo de forma clara aspectos envolvidos e facilitando sua compreensão.
Autor(a): João Vitor Silvestrini
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco aqui, por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141 ou por e-mail minasjr@minasjr.com.br e veja o que podemos fazer por você!