Desde o início da sua civilização, a humanidade pratica atividades mineradoras, seja para fabricar armas, utensílios ou outros equipamentos básicos. Dessa forma, com o avanço da globalização de informações, a prática de minerar foi se expandindo, sendo difundida cada vez mais. E hoje já existem até jogos para mineração.
Mas como é possível que os jogos digitais abordem algo tão técnico como a Mineração? Nesse texto você irá conhecer alguns games que fazem essa abordagem. Sejam eles jogos para mineração tradicional, como conhecemos, seja para a subaquática e até mesmo para a futura espacial.
Minecraft
Considerado um dos jogos mais jogados do mundo, Minecraft é um jogo sandbox de mundo aberto, disponível para diversas plataformas. Ele é considerado, também, como um dos principais jogos para mineração. Já que, como o próprio nome diz, a essência do jogo é minerar (mine) e construir coisas (craft). Logo, a mineração, ainda que não siga fielmente os padrões da realidade, constitui a base desse game.
Primeiramente, no modo de jogo normal há 8 tipos de minerais (carvão, ferro, ouro, redstone, lápis-lazúli, diamante, esmeralda e quartzo). Alguns minerais, se derretidos em fornalha, podem ser utilizados para fazer equipamentos como picaretas, enxadas, espadas e armaduras. Outros podem fazer até mesmo sistemas como no caso da redstone.
Em segundo lugar, além desses minerais há também diversos tipos de rocha, como granito, diorito e andesito com texturas bem parecidas com as das rochas reais, sendo todas facilmente encontradas ao se escavar. Ademais, consegue-se encontrar obsidianas (vidros vulcânicos) em camadas inferiores devido à sua formação (lava resfriada rapidamente). Além disso, esse processo, ser realizado de maneira manual pelo jogador ao jogar um balde de água em um poço de lava.
Por fim, é possível adicionar alguns mods (que são expansões modificadoras do conteúdo original do jogo). Alguns mods, como o Tinker’s Construct e o Thermal Foundation, adicionam uma infinidade de outros minérios. Além de diferentes tipos de fornalhas que transformam os minerais brutos em refinados.
Subnautica
Subnautica seria mais um jogo de sobrevivência em mundo aberto, exceto por você ser um sobrevivente em um planeta alienígena subaquático, chamado 4546B. Sozinho nesse mundo, majoritariamente oceânico, você coleta recursos, constrói sua base, bem como outros equipamentos. Explorando o planeta, você deve buscar meios para facilitar essa nova vida no planeta desconhecido.
Assim como no mundo real, no jogo é impossível fazer muitos progressos sem a mineração. Em algum momento você terá que coletar depósitos de sal no solo oceânico para conservar comida, minerar cobre para fazer fios ou mergulhar fundo em riftes oceânicos a procura de diamantes pra fazer máquinas mais complexas.
Vale ressaltar que, grande parte dos minerais se encontra dentro de rochas, como calcário (limestone) e arenito (sandstone), ou incrustados em paredes de cavernas. Além disso, eles são encontrados em diferentes biomas, condições de temperatura e profundidade, tal como é na realidade.
Space Engineers
Space Engineers é um jogo de sobrevivência, no qual o jogador se encontra em uma nave espacial de fuga e sua missão é basicamente sobreviver no espaço coletando recursos e construindo naves espaciais. Ademais, é interessante destacar o modo como seus mecanismos são bastante fiéis à física, com a gravidade e princípios de inércia. Isso torna o jogo uma alternativa bem confiável ao que seria viver no espaço.
Além disso, o game apresenta um conceito de mineração espacial bem parecido com o já previsto por algumas empresas, como a Planetary Resources, descrito no infográfico abaixo.
No jogo, é possível extrair, com o auxílio de uma broca, alguns minérios, como cobalto, níquel, ouro, ferro, prata, urânio e gelo, presentes em alguns asteroides e planetas. Esse minérios refletem as buscas básicas da humanidade na extração espacial: metais preciosos e água.
Esses foram apenas alguns exemplos de jogos para a mineração que abordam divertidamente a área. Essas abordagens aproximam mais a criança e o adolescente do setor da mineração. E, assim, mudar esse olhar da mineração ser uma área complexa e perigosa para algo mais acessível e divertido.
Autor: Juan Pedro
Gostou de saber sobre esse olhar acerca da mineração? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!