Minas Júnior Consultoria Mineral

Havaí: a nova Pompeia?

A agricultura foi o primeiro passo para o homem estabelecer relações duradouras com a terra. A busca por áreas férteis guiou todo este processo, seja no delta do Rio Nilo ou mesmo nos arredores de vulcões. Isso sempre atraiu humanos para regiões consideradas perigosas atualmente.

Pompeia: um caso emblemático

Por volta do século I, a cidade de Pompeia, localizada na Itália no entorno do vulcão Vesúvio, foi destruída por uma erupção vulcânica. O local tinha uma população expressiva, que se mantinha próspera graças à renomada terra fértil da região. No ano 79 a cidade congelou no tempo logo após a erupção do vulcão, que produziu temperaturas de pelo menos 250 graus a uma distância de 10 quilômetros ao seu redor. Tal fato matou todos os habitantes, mesmo os protegidos dentro das construções. Com isso,  a cidade e a população foram cobertas por cinza vulcânica, que possibilitou um registro histórico da sociedade romana. Em consequência, hoje a região é considerada patrimônio mundial pela UNESCO.

Erupção do Kilauea

O vulcão Kilauea é um dos mais ativos no mundo, localizado no Havaí, conjunto de ilhas vulcânicas formadas por um Hot Spot. Este termo se refere a um ponto quente que existe naquela região e não se move, ao contrário das ilhas que vão se deslocando junto com a placa tectônica. Portanto, nas ilhas mais velhas os vulcões já não estão ativos.
Os noticiários mostraram no início de maio de 2018, a explosão do Kilauea. Entretanto o risco de acontecer o que houve em Pompeia é muito baixo, já que este evento está sendo acompanhado pelo Serviço Geológico americano e a população foi avisada com antecedência. Além disso, a Ilha principal conta com um sistema eficiente de alertas e todos recebem diariamente SMS sobre os riscos da região.

Havaí

As belezas deste conjunto de ilhas se devem ao Hot Spot ali presente. A cultura da população havaiana de mais de 1 milhão de habitantes tem relação intima com os vulcões. Sendo assim, parte da economia vem das terras férteis e do turismo da região, graças a eles.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!