class="post-template-default single single-post postid-4257 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Havaí: a nova Pompeia?

 

A agricultura foi o primeiro passo para o homem estabelecer relações duradouras com a terra. A busca por áreas férteis guiou todo este processo, seja no delta do Rio Nilo ou mesmo nos arredores de vulcões. Isso sempre atraiu humanos para regiões consideradas perigosas atualmente.

Pompeia: um caso emblemático

Por volta do século I, a cidade de Pompeia, localizada na Itália no entorno do vulcão Vesúvio, foi destruída por uma erupção vulcânica. O local tinha uma população expressiva, que se mantinha próspera graças à renomada terra fértil da região. No ano 79 a cidade congelou no tempo logo após a erupção do vulcão, que produziu temperaturas de pelo menos 250 graus a uma distância de 10 quilômetros ao seu redor. Tal fato matou todos os habitantes, mesmo os protegidos dentro das construções. Com isso,  a cidade e a população foram cobertas por cinza vulcânica, que possibilitou um registro histórico da sociedade romana. Em consequência, hoje a região é considerada patrimônio mundial pela UNESCO.

s03_06_01_024_image_3141

Erupção do Kilauea

O vulcão Kilauea é um dos mais ativos no mundo, localizado no Havaí, conjunto de ilhas vulcânicas formadas por um Hot Spot. Este termo se refere a um ponto quente que existe naquela região e não se move, ao contrário das ilhas que vão se deslocando junto com a placa tectônica. Portanto, nas ilhas mais velhas os vulcões já não estão ativos.
Os noticiários mostraram no início de maio de 2018, a explosão do Kilauea. Entretanto o risco de acontecer o que houve em Pompeia é muito baixo, já que este evento está sendo acompanhado pelo Serviço Geológico americano e a população foi avisada com antecedência. Além disso, a Ilha principal conta com um sistema eficiente de alertas e todos recebem diariamente SMS sobre os riscos da região.

buzz-andersen-145254-unsplash

Havaí

As belezas deste conjunto de ilhas se devem ao Hot Spot ali presente. A cultura da população havaiana de mais de 1 milhão de habitantes tem relação intima com os vulcões. Sendo assim, parte da economia vem das terras férteis e do turismo da região, graças a eles.

brannon-naito-389300-unsplash

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

2 comments on “Havaí: a nova Pompeia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X