Se você nunca se sentiu pequeno perto dessas grandes máquinas então você não sabe o que está perdendo. Maravilhas que medem de 10 até 20 metros de comprimento, e chegam a pesar até 700 toneladas. Decerto, elas movimentam o mundo da mineração atual, sejam automatizadas ou até pilotadas por bravos pilotos. Confira no texto a seguir um pouco mais sobre essa máquinas!!
Esses caminhões têm como principal função o transporte de rochas e minerais em campos de mineração abertos, assim o transporte é feito de maneira rápida e efetiva em uma velocidade de até 110km/h, utilizando toda a enorme capacidade desses caminhões, que chegam a 500 toneladas.
Belaz 75710
O Belaz 7510 é o maior caminhão basculante para mineração no mundo, ele tem capacidade de carga de 496 toneladas.
Esse fora de estrada possui 20.6m de comprimento, 9.87m de largura e 8.16m de altura.
Caterpillar 797F
O Caterpillar 797F é o segundo maior basculante para mineração do mundo. Ele pode transportar 400t de carga e soma um peso bruto de 687.5 t. O Caterpillar 797F, em suma, mede 14,8 m de comprimento, 9.75m de largura e 6.52m de altura, sendo sua velocidade máxima de 68 km/h.
Liebherr T 282B
Fabricado pela Liebherr Mining Equipment, com capacidade de até 400 toneladas curtas. Este caminhão possui 14,5 m de comprimento, 7,4 m de largura e 8,7 m de altura.
Terex MT 6300AC
A capacidade de carga do Terex MT 6300AC é de 400 toneladas e seu peso bruto do veículo é de 660 toneladas. Suas dimensões são de: 7.92m de altura e 14.63m de comprimento, sendo sua velocidade máxima de 64 km/h.
Liebherr T 282c
O Liebherr T 282c tem capacidade de 400 toneladas de carga útil. Suas dimensões são de 15.69m de comprimento, 9,7m de largura e 7.4m de altura. Sua velocidade máxima é de 64 km/h.
Caminhões em minas subterrâneas:
Não pense que as minas subterrâneas ficam de fora também! Uma vez que os espaços são bem mais curtos para as máquinas transitarem, esses locais optam por caminhões menores e que funcionam tanto manualmente, quanto remotamente. O que possibilita, assim, que sejam pilotados por alguém localizado em uma sala de controles. Dessa forma, os acidentes se tornam bem menores e a organização das rotas da mina fica melhor.
Nesse sentido, não deixe de conferir nosso texto sobre o dia a dia em uma mina subterrânea aqui!
A previsão para os caminhões no futuro
A tendência para os caminhões no futuro é serem cada vez mais automatizados, de maneira a facilitar o controle de rotas não só em minas a céu aberto como também em minas subterrâneas. Em resumo, o principal problema na aquisição dessas máquinas remotamente pilotadas é o preço. Enquanto um caminhão normal custa em torno de US$ 5.6 milhões, um automatizado custa por volta de US$ 9,2 milhões, o que torna bem difícil a aquisição pelas empresas mineradoras.
E qual será o futuro desses caminhões daqui a 50 anos? Fica o questionamento, será que a tecnologia predominará ou ainda usaremos os bons e velhos pilotos?
Autor: Lucca Rolindo
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