A mineração não se restringe apenas em explorar e explotar o minério. Por ser uma atividade complexa, ela tem outros setores como o transporte mineral e o beneficiamento. Contudo, existe um setor pouco conhecido e extremamente importante que é a Economia Mineral e o Mercado Mineral.
Nesta área de conhecimento, temos a aplicação de estudos econômicos na realidade da mineração. Por exemplo, os conceitos de demanda e oferta, qualidade do produto, quantificação do depósito mineral e impactos econômicos na microeconomia e macroeconomia.
Os recursos minerais são considerados commodities, para aprender mais sobre este conceito veja o texto “Commodities: Você entende o que são e qual a sua importância?”. Dessa forma, a partir deste conceito, temos algumas formas de negociação: Mercado Futuro, Mercado Spot, Streaming Arrangement e Compra Direta.
Mercado Futuro
Negociado em bolsas de valores ao redor do mundo, são contratos de compra e venda padronizados, que tem as características técnicas do produto. Sendo assim, por estes contratos as partes, o comprador e o vendedor, formam o compromisso de comprar ou vender uma quantidade específica de um mineral em uma data futura a um preço determinado no contrato. Portanto, o pagamento pode ocorrer em um prazo depois da entrega do produto.
Este tipo de contrato protege o comprador e o vendedor de especulações. Apesar de que esta “proteção” poder acarretar prejuízo ou lucro dependendo da variação do preço e da cotação da moeda negociada.
A Bolsa brasileira, B3 , é o local que estes contratos são negociados no Brasil. Outro exemplo é a Bolsa londrina, London Metal Exchange , nela você poderá encontrar as cotações dos principais ativos minerais e o preço Spot.
Mercado Spot
Spot tem diversos significados, mas o que se aplica neste contexto é “instantâneo”, “imediato”. Estas negociações também ocorrem em bolsas de valores, sendo que a entrega da mercadoria é imediata com o pagamento realizado a vista. Este tipo de operação está mais sujeito a especulações de curto prazo, ou seja, é mais arriscada.
Entretanto, ela surge para sanar situações imprevisíveis. Um exemplo, seria um súbito aumento de demanda de refrigerantes, o qual leva a um aumento no consumo de latinhas. Isso acarreta em uma alta da necessidade de alumínio para produzi-las, a indústria produtora pode recorrer a este mercado para comprar mais insumos. Infelizmente, ela poderá pagar mais caro contrastando com contrato futuro.
Streaming Arrangement
Esta nova modalidade vem surgindo no mercado. É um contrato atípico, conhecido como contrato de fornecimento continuado de produção mineral, ele opera como um contrato futuro exceto que o pagamento é realizado antecipadamente. Além de normalmente garantir a compra de grandes volumes do minério explotado, ele pode ter uma duração longa até alcançando o exaurimento da jazida.
Utiliza-se este tipo de contrato para viabilizar a implementação de uma mina. Os benefícios deste tipo de contrato valem tanto para o produtor quanto para o comprador. No primeiro caso facilita o acesso a capital financeiro e no segundo caso gera preços de compra menores que os do mercado spot.
Compra direta
Além dos contratos feitos em mercados temos a modalidade de contrato direto entre a mineradora e o comprador, com todas as características definidas entre ambas as partes. Estes contratos normalmente fixam volumes e preços por um determinado período.
Na Minas Jr. fazemos a avaliação de fornecedores e compradores, ajudando você na identificação das características do mineral comprado e vendido.
Autor: Ian Rocha Fernandes
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco aqui, por meio de nossos telefones (31)34091033/ (31) 97167-5141 ou por e-mail minasjr@minasjr.com.br e veja o que podemos fazer por você!