Minas Júnior Consultoria Mineral

Engenharia de Minas: O que é?

A Engenharia de Minas é responsável pela prospecção (busca de depósitos minerais), extração, processamento e aproveitamento de recursos minerais. Portanto, profissional formado realiza pesquisas sobre reservas minerais e os tipos, qualidade e utilidade dos minérios.

O que estuda?

O curso é voltado não somente para a capacitação de atuar no mercado, mas também buscando a responsabilidade com o meio ambiente, ética profissional e inovação nas atividades da mineração. Assim, o profissional formado terá um preparo sólido para absorver, criticar, desenvolver, aperfeiçoar e aplicar novas tecnologias nas áreas de lavra e tratamento de minérios. Desse modo, as atividades acadêmicas estimulam uma atuação criativa e crítica na identificação e resolução de problemas de Engenharia de Minas, considerando os aspectos econômicos, socias, ambientais, culturais e políticos, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Acadêmicos de Engenharia de Minas em visita a campo. Fonte: SATC.

O curso na UFMG

O curso de graduação é estruturado, basicamente, em dois ciclos. O primeiro, os cinco primeiros períodos, são voltados para estudos de Ciências Exatas e da Terra, envolvendo disciplinas de matemática, física, química e geologia, por exemplo. Já o segundo, os cinco semestres restantes, são ligados à pesquisa mineral, processamento mineral, lavra de minas e aspectos socioambientais da mineração.

Com isso, o curso tem também a previsão de 5 anos, que são 3600 horas (240 créditos) distribuídas em disciplinas obrigatórias e optativas, onde 165 horas (11 créditos) são em Estágio Supervisionado Obrigatório, 45 horas (3 créditos) são em Trababalho de Conclusão de Curso (TCC I e TCC II).

Brasão da Engenharia de Minas na UFMG. Fonte: Wikipedia.

Confira aqui a grade do curso de Engenharia de Minas na Universidade Federal de Minas Gerais.

O mercado de Trabalho 

As companhias mineradoras são o principal destino dos profissionais de Engenharia de Minas. Contudo, o engenheiro também pode atuar em pedreiras, construtoras de estradas, empresas de demolição e fabricantes de softwares do setor mineral.

Mercado de trabalho geral

Engenheiros de Minas costumam trabalhar indo a campo e acompanhando atividades. Fonte: Guia do Estudante.

Para entender um pouco mais sobre a atuação do Engenheiro de Minas, vamos pontuar algumas das suas principais atividades.

Prospecção de Jazidas

É responsável por pesquisas para localizar áreas de depósitos minerais, além de também identificar qual é a composição dos minérios presentes, a localização e a extensão das minas. Normalmente o engenheiro atua junto com profissionais da área da Geologia.

Exploração de Minas

Nela são avaliadas a viabilidade técnica e econômica da exploração e, assim, elabora um projeto de extração desse minério. No projeto, há informações dos equipamentos, recursos materiais e humanos para a atividade.

Beneficiamento e processamento

Depois da extração e que o minério já está separado, o engenheiro acompanha e supervisiona o processo de tratamento desse minério. Além disso, desenvolve novos métodos de reutilizá-los ou recicla-los, assim como o melhor aproveitamento dos resíduos gerados. Sendo assim, essa etapa envolve grande responsabilidade para que a extração desses minérios cause o menor impacto socioambiental.

Mecânica das rochas

Estuda como é o comportamento mecânico das rochas e como eles afetam estruturas como túneis e galerias.

Curiosidades

Antigas minas de diamante em Minas gerais. Fonte: Wikipedia.

O curso de Engenharia de Minas é, na verdade, bem antigo e chegou ao brasil quando D. Pedro I criou a Faculdade de Engenharia de Minas de Ouro Preto. Seu objetivo era retomar a exploração do ouro e também de pedras preciosas em Minas Gerias. Hoje, Minas Gerais é o maior produtor de ferro do país.

Minas Gerais é responsável por 61% das jazidas de reservas nacionais de minério de ferro, seguido de Mato Grosso 28% e Pará 10%. Enquanto que o Brasil é o segundo maior produtor desse mineral (21% da produção mundial), abaixo apenas da só perdendo para a China, com 21%.

Autor: João Vítor Lasmar

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!