class="post-template-default single single-post postid-5339 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Engenharia de Minas: O que é?

 

A Engenharia de Minas é responsável pela prospecção (busca de depósitos minerais), extração, processamento e aproveitamento de recursos minerais. Portanto, profissional formado realiza pesquisas sobre reservas minerais e os tipos, qualidade e utilidade dos minérios.

O que estuda?

O curso é voltado não somente para a capacitação de atuar no mercado, mas também buscando a responsabilidade com o meio ambiente, ética profissional e inovação nas atividades da mineração. Assim, o profissional formado terá um preparo sólido para absorver, criticar, desenvolver, aperfeiçoar e aplicar novas tecnologias nas áreas de lavra e tratamento de minérios. Desse modo, as atividades acadêmicas estimulam uma atuação criativa e crítica na identificação e resolução de problemas de Engenharia de Minas, considerando os aspectos econômicos, socias, ambientais, culturais e políticos, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Acadêmicos de Engenharia de Minas em visita a campo. Fonte: SATC.

O curso na UFMG

O curso de graduação é estruturado, basicamente, em dois ciclos. O primeiro, os cinco primeiros períodos, são voltados para estudos de Ciências Exatas e da Terra, envolvendo disciplinas de matemática, física, química e geologia, por exemplo. Já o segundo, os cinco semestres restantes, são ligados à pesquisa mineral, processamento mineral, lavra de minas e aspectos socioambientais da mineração.

Com isso, o curso tem também a previsão de 5 anos, que são 3600 horas (240 créditos) distribuídas em disciplinas obrigatórias e optativas, onde 165 horas (11 créditos) são em Estágio Supervisionado Obrigatório, 45 horas (3 créditos) são em Trababalho de Conclusão de Curso (TCC I e TCC II).

Brasão da Engenharia de Minas na UFMG. Fonte: Wikipedia.

Confira aqui a grade do curso de Engenharia de Minas na Universidade Federal de Minas Gerais.

O mercado de Trabalho 

As companhias mineradoras são o principal destino dos profissionais de Engenharia de Minas. Contudo, o engenheiro também pode atuar em pedreiras, construtoras de estradas, empresas de demolição e fabricantes de softwares do setor mineral.

Mercado de trabalho geral

Engenheiros de Minas costumam trabalhar indo a campo e acompanhando atividades. Fonte: Guia do Estudante.

Para entender um pouco mais sobre a atuação do Engenheiro de Minas, vamos pontuar algumas das suas principais atividades.

Prospecção de Jazidas

É responsável por pesquisas para localizar áreas de depósitos minerais, além de também identificar qual é a composição dos minérios presentes, a localização e a extensão das minas. Normalmente o engenheiro atua junto com profissionais da área da Geologia.

Exploração de Minas

Nela são avaliadas a viabilidade técnica e econômica da exploração e, assim, elabora um projeto de extração desse minério. No projeto, há informações dos equipamentos, recursos materiais e humanos para a atividade.

Beneficiamento e processamento

Depois da extração e que o minério já está separado, o engenheiro acompanha e supervisiona o processo de tratamento desse minério. Além disso, desenvolve novos métodos de reutilizá-los ou recicla-los, assim como o melhor aproveitamento dos resíduos gerados. Sendo assim, essa etapa envolve grande responsabilidade para que a extração desses minérios cause o menor impacto socioambiental.

Mecânica das rochas

Estuda como é o comportamento mecânico das rochas e como eles afetam estruturas como túneis e galerias.

Curiosidades

Antigas minas de diamante em Minas gerais. Fonte: Wikipedia.

O curso de Engenharia de Minas é, na verdade, bem antigo e chegou ao brasil quando D. Pedro I criou a Faculdade de Engenharia de Minas de Ouro Preto. Seu objetivo era retomar a exploração do ouro e também de pedras preciosas em Minas Gerias. Hoje, Minas Gerais é o maior produtor de ferro do país.

Minas Gerais é responsável por 61% das jazidas de reservas nacionais de minério de ferro, seguido de Mato Grosso 28% e Pará 10%. Enquanto que o Brasil é o segundo maior produtor desse mineral (21% da produção mundial), abaixo apenas da só perdendo para a China, com 21%.

Autor: João Vítor Lasmar

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

1 comments on “Engenharia de Minas: O que é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X