Pode-se dizer que foi e ainda é um dos metais mais influentes na história da humanidade: o Ouro. Desde o tempo do homem das cavernas este metal já fascinava o ser humano. A primeira grande civilização a ter uma interação maior com ele foram os egípcios. Eles o utilizavam para mostrar admiração com os faraós e pastores dos templos, que utilizavam joias e adereços com este metal.
Ciclo do Ouro
Na história brasileira o ouro também teve uma grande participação. No período da colonização teve-se um grande ciclo econômico deste metal durante século XVIII. Nesta época foram encontrados grandes depósitos na região de Ouro Preto. A população colonial viu um salto de 300 mil para 3 milhões de habitantes.
Estima-se que durante o período cerca de mil toneladas de ouro foram produzidas. Mesmo que ele fosse para Portugal, este ciclo trouxe muito desenvolvimento para o país que consolidou um mercado interno e novas demandas de produtos. Assim formou-se a classe média colonial e a construção de novas cidades.
Procurando o Ouro
A prospecção de qualquer tipo de mineral segue a mesma lógica. Primeiro no macro, utilizando imagens de satélite, procura-se por terrenos, falhas geológicas, a presença de minerais ou rochas que indicam outros a ocorrência de outras. Segunda etapa é fazer um mapeamento geológico da região, coletando amostras do solo, rochas e sedimentos. Após analisar em laboratório e selecionar áreas promissoras faz-se a sondagem.
Bateia
A técnica mais clássica para explotação do ouro é batear o cascalho em busca deste metal precioso. Ela é utilizada para coletar o ouro de aluvião, que seria o metal que está na superfície sem a necessidade de escavação. Exemplos de locais possíveis são solos secos com cascalho arredondado, riacho seco e bordas de rios.
Esta separação se baseia no princípio da gravidade que materiais mais pesados são mais difíceis de sair do que materiais mais leves, por ação do movimento. No wikiHow explica passo a passo de como realizar esta atividade.
Importância econômica
Mesmo após o ciclo do ouro até hoje este metal tem grande participação na exportação mineral brasileira. De acordo com dados do sumário mineral de 2016, ele contribuiu com 2,9 bilhões de dólares para a balança comercial brasileira.
Autor: Ian Rocha Fernandes
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!