Drones na Mineração
Apesar de sua popularização na sociedade nos últimos anos, o entendimento sobre o funcionamento dos drones é conhecido por poucas pessoas.
Drone ou Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) se refere a toda aeronave controlada por computadores e meios eletrônicos que não necessitam do uso de pilotos. Ele se utiliza de supervisão humana ou controladores programáveis. Os sensores emitidos são : faixa visível (RGB), multiespectrais, hirespectrais e de monitoramento do espectro de frequência.
Devido ao desenvolvimento tecnológico do equipamento ser estimulado por militares dos Estados Unidos e Forças Armadas de Israel, o drone foi utilizado inicialmente somente para fins militares, como a espionagem de territórios inimigos. Entretanto, nos últimos anos sua implementação no setor mineral tem ocorrido em larga escala.
Por que utilizar drones na mineração?
Os VANT’s são escolhidos de acordo com a demanda necessária para o trabalho a ser realizado. Em geral, conseguem estudar e monitorar em menor tempo áreas que são consideradas inacessíveis. Tanto para o homem quanto equipamentos convencionais, o que demandaria de maior prazo para realização dos projetos.
Aplicação do uso de drones
Drones tem sido utilizados para a elaboração de perfil do terreno e cálculo do volume. Além da medição da área, após a coleta de dados, podem ser feitos cálculos. Esses cálculos são relacionados à quantidade de estoque e quantidade de matéria extraída.
Outra aplicação muito frequente com a VANT está relacionada a lavra. Nesse processo são realizadas operações que possuem como objetivo o aproveitamento de jazidas. Eles envolvem desde a extração mineral até o beneficiamento . Os drones permitem simulações em 3D de como deve ser feito o avanço de lavra, premissa importantíssima para planejamento e abertura da mina.
Projetos de recuperação de áreas degradadas (PRAD), Modelos Digitais de Superfície (MDS) e Modelo Digital de Terreno (MDT) também se beneficiam da eficiência desse equipamento. Em PRAD são realizadas projeções das futuras áreas reabilitadas. O MDS permite a confecção de modelos com todos objetos presentes sobre o solo. E o MDT representa topograficamente o solo excluindo elementos ali presentes, como árvores, veículos, edifícios, entre outros.
O futuro chegou
Sendo assim, os VANT’s chegaram ao mercado para substituir desde Estações Totais, GPS e até aviões que são utilizados para realização de sensoriamento remoto. É desejável que sua aplicação no mercado minerário e geológico ocorra de maneira ainda mais eficiente, contribuindo não somente para o avanço tecnológico desses setores de maneira geral, mas para a sociedade como um todo.
Para mais conteúdos de tecnologia na mineração veja: 4 Aplicativos Ideais para o seu Trabalho de Campo
Autor: André Luiz Alves de Sá
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!
1 comments on “Drones na Mineração”
Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel