Minas Júnior Consultoria Mineral

Do que são feitos os tijolos?

parede com tijolos retangulares beges ligados por cimento cinza.

Conhecidos e utilizados por milhares de anos, os tijolos até hoje são materiais essenciais na construção civil. Por isso, existem diversos métodos e matérias primas utilizadas em sua confecção. Sendo em geral produzidos com base em processos que envolvem matérias primas da mineração e a mistura de argila e areia. No texto a seguir falaremos um pouco mais sobre a composição, a produção dos tijolos mais comuns. E quais os materiais mais utilizados em sua fabricação.

Quais materiais podem ser utilizados para sua fabricação?

Os tijolos para construção civil podem ser fabricados a partir de argila, areia, xisto macio (argila xistosa), ardósia, silicato de cálcio, cimento, concreto entre outras matérias menos usuais, sendo a argila o material mais comum de ser utilizado. Geralmente forma-se uma massa homogênea com o determinado material (ou a mistura de alguns) e é efetuada a sua queima. Essa ocorre a altas temperaturas (cerca de 900ºC no caso da argila), a fim de tornar os tijolos endurecidos.

Normalmente, o tijolo comum contém os seguintes componentes:

Quais são os tipos mais comuns utilizados na construção civil?

Inicialmente pode-se dividi-los de acordo com sua aplicabilidade:

Quanto aos tipos de materiais que os constitui, podemos citar, principalmente:

 Tijolo cerâmico (tijolo comum/barro-cozido)

Tijolo cerâmico possui furos que tornam a peça mais leve e proporcionam maior conforto acústico e térmico.

São chamados de “comum” em função do grande uso no Brasil e de seu preço reduzido. São feitos à base de argila cozida, e podem ser furados ou maciços. Todos os tijolos desse tipo “não são do tipo estrutural”, sendo usados apenas para o fechamento da obra e não para fins de sustentar a laje ou a cobertura. Entretanto são mais leves, apresentando maior produtividade em relação aos outros modelos, contudo  quebram-se com mais facilidade.

Tijolo Adobe (barro cru)

Basicamente é a mistura de barro, água, fibras naturais e palha, sendo sua secagem feita pelo sol. As vantagens são seu baixo custo e sua produção simples, entretanto absorve muita água e pode se desfazer em contato direto e intenso com a chuva.

Bloco de concreto/estrutural ou cimento

Blocos de concreto, são feitos com um concreto especialmente desenvolvido para a finalidade destes.

Os blocos de concreto são tijolos “estruturais”, muito utilizados (os mais comuns) na construção de prédios. Podendo seguir também a linha decorativa dando um toque de decoração industrial ao espaço. Enquanto isso, os tijolos de cimentonão são estruturais” e mostram-se menos resistentes, sendo mais utilizados para vedação ou em muros, por possuírem aplicação mais rápida que os cerâmicos e serem mais resistentes que este.

Tijolo ecológico

O tijolo ecológico, também pode ser produzido a partir de restos de outras construções civis, industriais ou orgânicos.

É muito utilizado em construções sustentáveis por conta da sua tendência ecológica. O item é produzido a partir de uma mistura de solo (o arenoso é o mais indicado, que contém na faixa de 60% a 80% de areia e 40% a 20% de argila,), cimento e água. E é prensado manual ou mecanicamente e dispensa a queima, o que torna o item sustentável.

Tijolo de vidro

A particularidade de permitir a passagem de luz do tijolo de vidro, deixa o ambiente mais iluminado e pode até diminuir o valor da conta de energia elétrica.

Trata-se de uma peça de vidro que garante bom isolamento técnico e acústico, além de permitir a entrada de luz no espaço. “Não são estruturais”, portanto só podem ser usados para fechamento, costumeiramente utilizados em detalhes na construção ou como uma parede divisória de ambientes, visto seu alto preço.

Como saber se meu material pode ser utilizado na confecção de tijolos?

Mesmo não sendo naturalmente ideais, muitos materiais podem ser tratados ou beneficiados a fim de chegarem à composição mais adequada para confecção de tijolos.

Teste como caracterização tecnológicas e análise químicas, podem verificar as características da matérias prima. E verificar se o material é realmente aproveitável para confecção de tijolos.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog!