Do que são feitos os tijolos?
Conhecidos e utilizados por milhares de anos, os tijolos até hoje são materiais essenciais na construção civil. Por isso, existem diversos métodos e matérias primas utilizadas em sua confecção. Sendo em geral produzidos com base em processos que envolvem matérias primas da mineração e a mistura de argila e areia. No texto a seguir falaremos um pouco mais sobre a composição, a produção dos tijolos mais comuns. E quais os materiais mais utilizados em sua fabricação.
Quais materiais podem ser utilizados para sua fabricação?
Os tijolos para construção civil podem ser fabricados a partir de argila, areia, xisto macio (argila xistosa), ardósia, silicato de cálcio, cimento, concreto entre outras matérias menos usuais, sendo a argila o material mais comum de ser utilizado. Geralmente forma-se uma massa homogênea com o determinado material (ou a mistura de alguns) e é efetuada a sua queima. Essa ocorre a altas temperaturas (cerca de 900ºC no caso da argila), a fim de tornar os tijolos endurecidos.
Normalmente, o tijolo comum contém os seguintes componentes:
- Sílica (areia) – 50% a 60%, em peso;
- Alumina (argila) – 20% a 30%, em peso;
- Limo – 2 a 5% em peso;
- Óxido de ferro – 5 a 6% (não superior a 7%) em peso;
- Magnésia – menos de 1%, em peso.
Quais são os tipos mais comuns utilizados na construção civil?
Inicialmente pode-se dividi-los de acordo com sua aplicabilidade:
- Estruturais: Usado na estrutura ou sustentação da “parede”;
- Fechamento: Usado apenas para fechamento da “parede”, mas a estrutura da casa fica apoiada em colunas de concreto;
- Decorativos: Usados em locais estratégicos para iluminação, ventilação ou meramente estética.
Quanto aos tipos de materiais que os constitui, podemos citar, principalmente:
Tijolo cerâmico (tijolo comum/barro-cozido)
São chamados de “comum” em função do grande uso no Brasil e de seu preço reduzido. São feitos à base de argila cozida, e podem ser furados ou maciços. Todos os tijolos desse tipo “não são do tipo estrutural”, sendo usados apenas para o fechamento da obra e não para fins de sustentar a laje ou a cobertura. Entretanto são mais leves, apresentando maior produtividade em relação aos outros modelos, contudo quebram-se com mais facilidade.
Tijolo Adobe (barro cru)
Basicamente é a mistura de barro, água, fibras naturais e palha, sendo sua secagem feita pelo sol. As vantagens são seu baixo custo e sua produção simples, entretanto absorve muita água e pode se desfazer em contato direto e intenso com a chuva.
Bloco de concreto/estrutural ou cimento
Os blocos de concreto são tijolos “estruturais”, muito utilizados (os mais comuns) na construção de prédios. Podendo seguir também a linha decorativa dando um toque de decoração industrial ao espaço. Enquanto isso, os tijolos de cimento “não são estruturais” e mostram-se menos resistentes, sendo mais utilizados para vedação ou em muros, por possuírem aplicação mais rápida que os cerâmicos e serem mais resistentes que este.
Tijolo ecológico
É muito utilizado em construções sustentáveis por conta da sua tendência ecológica. O item é produzido a partir de uma mistura de solo (o arenoso é o mais indicado, que contém na faixa de 60% a 80% de areia e 40% a 20% de argila,), cimento e água. E é prensado manual ou mecanicamente e dispensa a queima, o que torna o item sustentável.
Tijolo de vidro
Trata-se de uma peça de vidro que garante bom isolamento técnico e acústico, além de permitir a entrada de luz no espaço. “Não são estruturais”, portanto só podem ser usados para fechamento, costumeiramente utilizados em detalhes na construção ou como uma parede divisória de ambientes, visto seu alto preço.
Como saber se meu material pode ser utilizado na confecção de tijolos?
Mesmo não sendo naturalmente ideais, muitos materiais podem ser tratados ou beneficiados a fim de chegarem à composição mais adequada para confecção de tijolos.
Teste como caracterização tecnológicas e análise químicas, podem verificar as características da matérias prima. E verificar se o material é realmente aproveitável para confecção de tijolos.
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog!
14 comments on “Do que são feitos os tijolos?”
Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens 🙂
Adorei seu site. Muito conteúdo de qualidade. Obrigado por compartilhar. Abraço e sucesso
Oi lá, a coisa toda vai perfeitamente aqui e é claro que cada um está compartilhando fatos,
isso é na verdade excelente, continue escrevendo.
Oi, Eu acho esta é uma excelente web site. Eu stumbledupon isso 😉 Eu vou retornar mais uma
vez desde que eu tenho livro marcado isso. Dinheiro e liberdade é o melhor maneira de mudar, você pode ser rico e continuar a ajudar outras pessoas.
Esse site é muito bom mesmo de muita qualidade. Abraço e sucesso
Eu o tempo todo mandou esse e-mail webpage post página a todos minha contatos, desde se gosta
de ler isso depois disso meu contatos também.
Oi, gostei de seus artigos, muita informação boa aqui.
Parabéns
Olá! Gostei do conteúdo do seu site, muita informação boa, vou recomendar.
Tengo gusto de la información valiosa que usted proporciona en sus artículos. Voy a marcar su blog y comprobar de nuevo aquí regularmente. Buena suerte para la próxima!
Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.
Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.
Howdy! I just want to give a huge thumbs up for the great info you’ve right here on this post. I will likely be coming again to your weblog for extra soon.
Olá! Adoro demais de seus artigos são muito informativos e vem ajudando muitas pessoas.
PARABÉNS