Minas Júnior Consultoria Mineral

Desenvolvimento sustentável na mineração

Mina de diamante recuperada

Imagem de uma mina de diamante recuperada ambientalmente . Fonte: http://geologo.com.br/MAINLINK2013.ASP?VAIPARA=%20As%20minas%20de%20diamante%20e%20o%20meio%20ambiente

A mineração é entendida como o processo de extração mineral de valor econômico para usufruto da humanidade. Esse é um setor muito importante para a economia brasileira, principalmente por sua ampla quantidade de aplicações. Sobretudo, a mineração setor deve estar pautada nos preceitos do Desenvolvimento Sustentável. Mas o que é isso e qual a sua relação com a mineração? Veremos a seguir nesse texto.

O Desenvolvimento sustentável

O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi elaborado, em 1987, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD). De acordo com essa publicação, o Desenvolvimento Sustentável é “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”. 

Segundo o diagrama abaixo, o Desenvolvimento Sustentável (DS) seria atingido com o equilíbrio dos sistemas Econômico, Social e Ambiental. 

Os Três Círculos do Desenvolvimento Sustentável. Fonte: Robinson & Tinker 1998

Ciclo de vida de uma mina e suas atividades socioambientais

É sabido que a extração de recursos minerais é finita e não renovável. Dessa forma, é preciso dividi-la em etapas, que vão desde a pesquisa mineral até o pós-fechamento de mina:

Ciclo de Vida da Mina. Fonte: RMMG – Recursos Minerais de Minas Gerais

Em cada etapa desse ciclo podem ser realizadas diferentes atividades mineradoras. Sendo elas aliadas com o Desenvolvimento Sustentável: 

Exploração

Nessa fase ocorre a prospecção de depósitos minerais. Nela pode-se realizar um levantamento de dados de background socioambientais na região do projeto. Bem como identificar e definir, preliminarmente, estratégias e ações para gestão de riscos ambientais e sociais.

Pré-viabilidade

Nessa etapa ocorrem os estudos e planejamentos conceituais da mina. Nela pode-se elaborar o diagnóstico socioambiental preliminar, de modo a identificar os riscos ao meio ambiente e ao negócio.

Viabilidade

Nessa etapa, são construídos os planos de jazida, lavra e tratamento de minérios. Define-se também o Plano Diretor da obra, focado no desenvolvimento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Cabe chamar a atenção para a conclusão do EIA, que deve ser clara com relação à viabilidade socioambiental ou não do empreendimento.

Implantação

Na etapa de implantação da mina, ocorre a abertura de acessos e a construção das instalações. Aqui é possível implantar os programas socioambientais de acordo com a estratégia socioambiental ambiental.

Operação

Aqui começa a formação da cava (ou a mina subterrânea), além de começar a operacionalização das unidades de tratamento de minério. Nessa etapa pode-se operacionalizar os sistemas de controle e monitoramento ambientais. Ademais, ocorre a elaboração do RADA(Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental) e o detalhamento do PAFEM(Plano Ambiental de Fechamento de Mina).

Fechamento

No fechamento ocorre a demolição de estruturas e a recuperação de áreas degradadas. Nessa etapa podem ser implantados os programas avaliados no PAFEM e outros voltados para a sustentabilidade socioambiental da área afetada.

Pós-fechamento

No período após o fechamento da mina ocorre a recuperação ambiental. Nessa etapa, pode ocorrer a execução de planos e subsídios para a comunidade encontrar alternativas de renda e serviços após o empreendido ser fechado.

Impactos ambientais da mineração

Como visto no tópico anterior, durante o processo da mineração há o estudo de possíveis impactos ambientais, com o intuito de minimizá-los. Tal estudo acontece no EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental). Esses impactos podem afetar os meios físico, biótico e socioeconômico:

Meios afetados pelos impactos da mineração. Fonte: RMMG

Meio Físico

As principais variáveis afetadas envolvem o clima, qualidade do ar, recursos hídricos e geologia. Cita-se principalmente a alteração da qualidade do ar decorrente da emissão de poeira e poluentes dos veículos.

Biótico

Nesse caso, as principais variáveis envolvidas incluem a flora e fauna, tanto terrestres, quanto aquáticas. Portanto, deve-se ter um estudo para averiguar se na área de escavação haverá poluição de rios com consequente prejuízo à vida. Ou ainda o desmatamento em áreas de ocorrência de espécies de animais raros.

Socioeconômico

No socioeconômico, o que é afetado envolve a dinâmica populacional local, uso e ocupação do solo.  É necessário que haja um levantamento dos pontos positivos (de aumento de renda, de IDH, e do desenvolvimento econômico). Bem como dos negativos, como possíveis danos às estruturas da cidade e supressão de possíveis sítios arqueológicos.

Os papéis e responsabilidades dos envolvidos na busca do Desenvolvimento Sustentável

É necessário que haja uma colaboração entre as empresas, ONGs, institutos de ensino/pesquisa e o governo. Assim, a busca do Desenvolvimento Sustentável pode ser concluída.

Às empresas cabe dar suporte aos programas do governo local e realizar o máximo possível de ações sustentáveis no ciclo de vida da mina. De modo a minimizar grande parte dos impactos ambientais causados pelo empreendimento.

Aos institutos de pesquisa cabe realizar parcerias com as empresas, de modo a oferecer capacitações aos profissionais, além de desenvolver, conjuntamente com essas companhias, tecnologias e metodologias limpas.

Enquanto que, às ONGs cabe avaliar as necessidades locais, promovendo o fortalecimento das comunidades representadas. Deve-se tomar certo cuidado para que seus interesses não se sobreponham aos dos cidadãos afetados pela mineração.

Ao governo cabe proteger os direitos e interesses desses cidadãos afetados. Além de assegurar que essas comunidades se beneficiem do desenvolvimento ocorrido na região.

Desafios a enfrentar no Desenvolvimento Sustentável: redução de impactos socioambientais

O principal desafio da mineração é reduzir seus impactos socioambientais. Sendo assim, é necessário conscientizar o empreendedor que é preciso adotar práticas sustentáveis. Uma vez que essas impactam tanto o meio ambiente quanto o meio social.

Dentre essas práticas destaca-se a busca por tecnologias que otimizam o uso/consumo de água e energia, além de tecnologias que reduzem a emissão de resíduos poluentes.

Porém, para tudo isso começar, é preciso pautar todo o planejamento da mina com as políticas ambientais. Desse modo, caso isso ocorra, será uma contribuição bastante efetiva para o Desenvolvimento Sustentável na área da mineração.

 

Autor: Juan Pedro 

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!