Como aprender Mineralogia com Steven Universe
Recentemente a quinta temporada de Steven Universe, da autora Rebecca Sugar acabou, e para os amantes de pedras preciosas, assistir a esse desenho pode ser uma ótima maneira de entreter as crianças e aprender um pouco sobre mineralogia. Mas como?
História
A animação conta a história de um menino chamado Steven Universo, que mora com as Crystal Gems, alienígenas humanoides – que são projeções de pedras preciosas – como dito pela personagem Pérola em um mini episódio da série. Steven, que é meio crystal gem e humano, tem aventuras com seus amigos e ajuda as Gems a proteger o planeta terra do mau.
Durante toda a série, o Steven vai entendendo quem ele é e sua história, já que ele é filho de pai humano com uma Gem, a Rose Quartz e isso o confere poderes que vão sendo explorados ao longo do desenho. Já o enredo se constrói sobre as consequências de uma rebelião iniciada por sua mãe, contra o domínio das Diamonds, as lideres de seu planeta natal.
As Crystal Gems
As Crystal Gems são todos os seres feitos de gemas do desenho, que são muito variados e levam nomes de minerais gemológicos verdadeiros.
As principais são Amethyst (Ametista), a Garnet (Granada) e a Pearl (Pérola). É interessante notar que as Crystal Gems tem uma correspondência entre suas formas minerais e seu jeito de ser.
Primeiramente, temos a Pérola, uma personagem com o cuidado de uma mãe com Steven e delicada, assim como o mineraloide. As pérolas são peças esféricas retirados do interior de ostras ou mexilhões. Que consistem de um corpo estranho, que é envolto por uma substância composta principalmente por carbonato de cálcio. Uma vez que essa capa de cristais é criada, é utilizada pelo organismo para se proteger. Por esse motivo as pérolas são muito buscadas para compor peças caras de joalheria.
Já a Garnet é mais durona, assim como sua forma mineral, a granada. Esta compõe um grupo de minerais de silicato que tem como cores predominantes vermelho e preto. Estas são as cores predominantes de Garnet. Pela mineralogia, sua dureza está entre 6,5 e 7,5 na escala de mohs, característica que a torna a líder do grupo de Steven e a mais poderosa.
Por último, Ametista, personagem mais extrovertida e fácil de lidar do grupo. A ametista é uma variação violeta do quartzo e sua intensidade depende da quantidade de ferro que tem no mineral. Seu valor como pedra ornamental em forma de drusas, e até mesmo como joias é bem relevante.
As Diamonds
As Diamonds são os seres mais poderosos no mundo de Steven Universe, trazendo a referência da escala de mohs, onde os diamantes são os minerais mais duros. Elas comandam tudo e suas formas e cores realmente existem.
Quer saber mais sobre a escala de mohs e identificação de minerais? Acesse aqui.
Dessa maneira, temos as diamantes amarela, azul, branca e rosa. Essas cores, na vida real, vem de impurezas do diamante. Cores como o azul e o cinza vem do elemento boro. Enquanto a cor amarela pode vir de elementos como nitrogênio. Já o diamante branco, ou incolor é o mais puro e é formado somente pelo carbono.
Entenda aqui como são formados os diamantes.
Existem outras cores que o diamante pode adquirir por diferentes motivos, mas isso é assunto para outra hora.
Além de tudo isso, as Diamonds têm suas características mais pessoais ligadas as suas cores. Podemos ver que a White Diamond é a mais forte e temida das Diamonds, já que é a mais pura, sem defeitos. As outras diamantes têm seus defeitos ou qualidades de acordo com suas cores. Isso vai sendo explorado pela série na forma de suas dores e segredos.
Mas afinal, como aprender sobre mineralogia com o desenho?
Além das Crystal Gems que vemos em todos os episódios, que são granada, ametista e pérola, temos uma enorme variedade de minerais. Ao longo da série aparecem minerais como Jaspe, peridoto, lápis-lazúli, opalas, topázios, entre outros.
O desenho é uma excelente maneira de colher nomes de minerais e gemas para saber mais sobre mineralogia. E, tendo em vista a personalidade do mineral no desenho e suas cores dá para imaginar o que você encontrará na vida real.
Para conhecer as gemas verdadeiras, podemos ir a museus, como o museu de Minas e Metais da Gerdau em Belo Horizonte, dedicado exclusivamente a questões relacionados a mineralogia. Outra opção é o museu de história natural da UFMG, que tem um seção inteira dedicada à geologia e aos minerais e gemas.
Autora: Gabriella Lorena
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!