Beneficiamento de cobre: Como ocorre?
O processamento mineral consiste em um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal a modificação do mineral em sua ordem granulométrica, além de aumentar o índice de concentração dos minerais. Dessa maneira, para o beneficiamento de cobre, não é diferente. Há a separação física dos minerais minérios, calcopirita e bornita, e dos minerais de ganga, quartzo e feldspato. Assim sendo, é possível obter no final do beneficiamento um concentrado com um alto teor de cobre para a comercialização.
A fim de determinar a técnica mais adequada para o beneficiamento de cobre, é preciso analisar se ele é sulfetado ou oxidado. As principais técnicas são:
- Fragmentação;
- Moagem;
- Classificação;
- Concentração.
O cobre
Primeiramente, o cobre é um dos metais mais antigos conhecido pelo homem. Suas propriedades físicas são a causa de sua grande utilização desde sua descoberta. É um mineral que possui alta condutibilidade elétrica e térmica, e também é dúctil e maleável. Dessa forma, ele pode ser utilizado na indústria e no comércio, para a fabricação de cabos que possuem alta condutividade elétrica.
Ademais, esse mineral pode ser encontrado de diversas cores:
- Avermelhado;
- Alaranjado ou cor acastanhada;
- Cobre puro é rosa ou cor de pêssego;
- Cobre junto de ósmio (azulada).
Em segundo lugar, ele é comumente fornecido, como quase todos os metais de uso industrial e comercial, em um grão fino de forma policristalina. Os metais policristalinos tem mais força do que formas monocristalinas, e a diferença é maior para o menor grão em tamanho. Ademais, pode ser facilmente trabalhado, sendo que ele tem ambas as propriedades de dúctil e maleável, como já citado acima.
Nos países como Chile, Estados Unidos, Canadá, Rússia e Zâmbia existem as minas economicamente mais importantes de cobre, pois elas produzem elevadas quantidades de seus minerais, como bornita, calcopirita, enargita, cuprita, calcocita, covelita, entre outros. Comercialmente, no entanto, os minerais mais importantes são a calcocita, que possui 79,3% de cobre, e a calcopirita, com 34,5% do metal.
Tipos de Depósitos de cobre
Depósitos do tipo Óxido de Fe-Cu-Au (IOCG)
É a expressão metassomática de eventos de alteração de larga escala crustal atribuída a um evento termal relacionado a metamorfismo de baixo a médio grau e intrusões máficas e/ou granitos. Por certo, no Brasil esses tipos de depósitos são encontrados na Província Carajás, onde são representados pelos depósitos de Salobo, Sossego, Cristalino e Igarapé Bahia Alemão.
Depósitos de cobre-pórfiro
Resultado da concentração de sulfetos de Cobre, com possibilidade de Mo e Au como coprodutos, a partir de soluções hidrotermais em posição apical de intrusões dioríticas e granodioríticas. Ademais, no Brasil, até o momento, o único depósito conhecido deste tipo é o de Chapada, localizado no Arco Magmático de Mara Rosa, Goiás.
Os depósitos vulcanogênicos – VMS
Resultam da precipitação química de metais e outros elementos a partir de exalações vulcânicas. Para os depósitos referente a esta categoria podemos citar os de Cabaçal, no Mato Grosso, e de Bom jardim de Goiás, Goiás.
Depósitos em séries sedimentares detríticas
Estão relacionados com espessas sequências sedimentares e podem ser do tipo Red Bed, de ocorrência em sucessões de conglomerados e arenitos arcoseanos de ambientes continentais ou transicionais, e do tipo Kupferschiefer, associado a camadas de folhelhos lagunares e marinhos. Dessa maneira, no Brasil esse tipo de depósito de cobre está presente associados a sequências de conglomerados e arenitos arcoseanos e compreendem os do Distrito de Camaquã, no Rio Grande do Sul.
Beneficiamento de Cobre
Fragmentação e Moagem
A etapa de fragmentação pode incluir o momento de britagem ou de britagem associada à moagem. Desse modo, os equipamentos que fazem a britagem são: os britadores de mandíbulas e britadores giratórios. Os de moagem são: o moinho de martelos, moinho de rolos, moinho de barras e moinho de bolas.
Classificação
É o processo que separa as partículas por tamanho e tem como objetivo verificar se o tamanho da partícula é condizente com as especificações de mercado. Além disso, verifica se a granulometria produzida nos equipamentos de fragmentação atingiu o tamanho no qual as partículas dos minerais de interesse já se separaram fisicamente dos outros minerais que estão no minério.
Concentração
Tem como objetivo principal separar os objetos de interesse dos que não são. Sendo assim o principal método a flotação, a qual permite a obtenção de concentrado com altos teores. Certamente, esse processo tem como princípio o comportamento físico-químico das partículas minerais presentes. Outros métodos que também podem ser utilizados são separação magnética, concentração gravítica, seleção manual.
Reciclagem de Cobre
A sucata de cobre, pode ser reciclada, trazendo rendimento às empresas que realizam esse processo. Fios de telefone e de computadores, chicotes de motos e carros, entre outros, estão se transformando em lucro. Apesar de as sucatas aparentarem não possuir serventia, resíduos como os de cobre valem dinheiro. Bem como, o fato do cobre ser um dos poucos materiais que podem ser reciclados diversas vezes sem qualquer perda de desempenho ou de qualidade, faz com que ele se torne altamente viável para a sua reciclagem.
Uma das possibilidades de reciclar as sucatas de cobre é seguir as seguintes etapas:
- Pré-moagem dos cabos de cobre;
- Utilizar o separador magnético para a retirada dos materiais ferrosos;
- Transportar o material da esteira para um silo de armazenamento;
- Realizar um segundo processo de moagem;
- Utilizar um granulador para chegar ao tamanho final
- Por meio de fluxo de ar e vibração, separar os resíduos dos plásticos;
- Utilizar uma peneira vibratória, e assim distribuir os resíduos por granulometria.
Qual a importância do beneficiamento de cobre?
O cobre está presente nos fios de rede elétrica pública. Esses fios são revestidos de outro material para que se torne segura a utilização do cobre, uma vez que o cobre propaga calor e energia facilmente. Além disso, a construção civil utiliza este metal em diversas áreas como aquecimentos de água, refrigeração, produção de máquinas industriais e aparelhos eletrônicos.
Ademais, a utilização do cobre para a produção de moedas, em sistemas de encanamento além dos hospitais. A sua propriedade anti-bactericida evita o acúmulo de bactérias que fazem mal a nossa saúde e que deve ser evitada nesses locais.
Outro lugar onde é possível encontrar o cobre é na fabricação de veículos, porque ele está presente nos fios, conectores, freios, rolamentos, radiadores e no motor. Por fim, o cobre junto ao níquel é muito utilizado nos cascos de navios para evitar a corrosão da água do mar e melhorar a eficiência do transporte.
Autora: Gabriella Marinho
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco aqui, por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141 ou por e-mail minasjr@minasjr.com.br e veja o que podemos fazer por você!