class="post-template-default single single-post postid-62144 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

As 5 maiores minas do mundo

As 5 maiores minas do mundo.
 

 

A atividade mineradora tem caráter fundamental para a economia de diversos países, como o Brasil, mas deixa suas marcas na estrutura da terra, e um dos maiores exemplos disto são as minas a céu aberto.

Imagens de satélite são os melhores exemplos para verificar como a mineração altera o terreno terrestre em todos os seus processos, desde a Pesquisa Mineral até o fechamento de uma lavra. 

Imagem de satélite de uma região de exploração nos arredores de Belo Horizonte.

Figura 1: Imagem de satélite de uma região de exploração nos arredores de Belo Horizonte. Fonte: Google Earth

A imagem acima mostra uma área de exploração muito próxima a Belo Horizonte, a menos de 10 km da capital. 

Porém, uma imagem como esta pode parecer minúscula quando comparada com outras minas, de tamanho muito superior.

Dispostas em todos os continentes, algumas jazidas já estão desativadas enquanto outras funcionam à todo vapor e impressionam aqueles que tem uma visão de seu tamanho.

Conheça abaixo as cinco maiores minas a céu aberto do mundo:

Diavik

Primeiramente, em quinto lugar a mina de diamantes Diavik está localizada no nordeste do Canadá, especificamente numa ilha de 20 km².

Descoberta em 1990, a mina começou a sua atividade apenas em 2003. Hoje, emprega mais de oitocentos funcionários e produz aproximadamente oito milhões de quilates de diamante anualmente.

Contudo o mais impressionante sem sombra de dúvidas é o seu tamanho. Acima de tudo, a mina de diamante que fica nos arredores do Lac de Gras, mede cerca de 7 km de largura. Por exemplo, o maior navio cargueiro do mundo é o HMM Algeciras com 400 metros de comprimento.

Imagem tirada da Diavik, umas das maiores minas do mundo.

Figura 2: Imagem tirada da Diavik. Fonte: NS Energy

Kimberly

Essa mina de diamantes já desativada encontra-se nos arredores da cidade de Kimberley, na província do Cabo Setentrional, África do Sul. 

A maior mina do mundo escavada à mão está desativada desde 1914, mas ainda atrai turistas devido a sua magnitude, e impressiona tanto a ponte de ser chamada de ‘’O grande buraco’’.

Seu perímetro chega a 1,6 km e atinge mais de 200 metros de profundidade! Mas acima de tudo, hoje a Kimberly está em processo para se tornar um Patrimônio Mundial.

Imagem do ‘’Grande Buraco’’ atualmente.

Figura 3: Imagem do ‘’Grande Buraco’’ atualmente. Fonte: Wikipedia

Kalgoorlie Super Pit

Em primeiro lugar, a Kalgoorile Super Pit pode ser vista do espaço!

Essa mina de ouro é a maior mina a céu aberto da Austrália, que por sua vez é um dos países com maior notoriedade mundial quando o assunto é mineração. 

Além disso, ela mede cerca de 3,8 km de comprimento, 1,5 de largura e mais de 600 metros de profundidade. Atualmente a Kalgoorlie Super Pit é propriedade e operada pela Kalgoorlie Consolidated Gold Mines (KCGM), que também é australiana.

Finalizando, a empresa possui um site que explica todo o processo histórico de formação e desenvolvimento da ‘’Super Pit’’, bem como suas medidas de sustentabilidade.

Imagem tirada da Kalgoorile Super Pit.

Figura 4: Imagem tirada da Kalgoorile Super Pit. Fonte: Kalgoorile History

Mir

É possível uma mina engolir um helicóptero? O Governo Russo disse que sim!

Localizada em na Sibéria, a Mina Mir foi uma das mais importantes minas de diamante escavadas pela URSS e suas atividades tiveram início em 1957. Todavia, há aproximadamente 20 anos ela já se encontra desativada, desde 2001.

Durante seu período de atividade, a mina acabou tomando proporções inimagináveis que lhe renderam o apelido de ‘’Umbigo da Terra’’ e houve a necessidade de alterar o tráfego aéreo da região. 

A medida foi tomada depois que alguns helicópteros acabaram sendo “engolidos” pela Mir. Mas esses acidentes provavelmente aconteciam devido às diferentes massas de ar criadas pelas variações de temperatura na superfície do buraco.

Ela mede 1,2 km de diâmetro e mais de 500 metros de profundidade.

Imagem da Mina Mir, uma das minas de maior expressão do século XX.

Figura 5: Imagem da Mina Mir. Fonte: Minilua

Bingham Canyon

Finalizando nossa lista, a maior mina a céu aberto do mundo está localizada em Utah, nos Estados Unidos da América.

Localizada próxima a Salt Lake City, capital do estado de Utah, a Bingham Canyon Mine comemorou seu centésimo aniversário em 2003.

Conhecida como Kennecott Coper Mine pela população local, ela explora principalmente cobre, com uma produção de 17 milhões de toneladas, mas também há por lá extração de prata e molibdênio.

Ela é a maior escavação já feita pelo homem, e possui nada mais nada menos do que 4 km de largura e 1,2 de profundidade. 

Atualmente a Bingham Canyon Mine é propriedade da ‘’Rio Tinto’’, uma companhia internacional de exploração de minério com sede no Reino Unido. Para se ter ideia, sua operação emprega 1800 pessoas que diariamente extraem cerca de 450.000 toneladas de material.

Imagem da Bingham Canyon, a maior mina do mundo.

Figura 6: Imagem da Bingham Canyon. Fonte: Magnus mundi

E aí, o que você achou das 5 maiores minas do mundo? Se gostou, compartilhe para que mais pessoas possam se impressionar com elas!

Autor(a): Henrique Correa Araujo.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X