Minas Júnior Consultoria Mineral

Aproveitamento geoeconômico

Aproveitamento geoeconômico

O planeta Terra é formado por sistemas que interagem entre si. Sendo que eles são compostos por elementos capazes de formarem uma massa rochosa sólida ou fundida dependo da temperatura e pressão, além de apresentar uma grande energia interna. Dessa forma, as interações entre esse conjunto de características podem provocar diversos efeitos como terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas. Mas, como o homem pode utilizar esses fenômenos naturais que geralmente geram desastres ao seu favor? Hoje vamos destacar algumas importantes alternativas de aproveitamento geoeconômico que podem e vêm sendo realizadas ao redor do mundo!!

Energia geotérmica

Aproveitamento geoeconômico por meio da obtenção de energia elétrica por meio da energia geotérmica. FONTE: Portal energia – energias renováveis.

A energia geotérmica, diz respeito àquela obtida por meio do calor interno da Terra. Ela pode ser considerada um recurso natural renovável por apresentar baixos valores de utilização geotérmica em relação a toda energia interna do planeta. Além disso, os locais onde utilizam esse calor proveniente do interior da Terra estão, normalmente, entre limites de placas e próximas de vulcões. Nessas regiões, o calor interno da Terra está mais próximo a superfície facilitando o acesso e garantindo um maior potencial de aproveitamento da energia geotérmica. Ela pode ser utilizada para aquecer habitações, estufas, piscinas, turismo em fontes hidrotermais e até energia elétrica.

Vale destacar que, a obtenção de energia elétrica se dá de forma limpa e é produzida, muitas vezes, através de poços perfurados em regiões que contenham águas subterrâneas. Desse modo, essa água passa por locais onde há rochas aquecidas, e consequentemente, devido ao calor do local se tornam vapor d’água. Posteriormente, esse vapor é transportado até a superfície e é ele que gera os movimentos das pás das turbinas, fazendo com que a energia mecânica desse movimento se transforme em energia elétrica. É importante ressaltar que, após esse processo, a água é condensada no interior de um tanque, sendo novamente canalizada ao reservatório subterrâneo e todo o processo se reinicia.

Aproveitamento geoeconômico de solos vulcânicos

Aproveitamento geoeconômico – agricultura em solos vulcânicos. FONTE: Tri curioso.

Os vulcões são uma das forças mais letais da natureza, capaz de destruir quase tudo ao seu redor. Mas, apesar de seu grande poder destrutivo, os vulcões também podem ser de maneira indireta, uma grande fonte de aproveitamento geoeconômico.

Na agricultura, os solos de origem vulcânica são extremamente férteis devido à grande quantidade de nutrientes minerais que são depositados por meio das cinzas vulcânicas e da lava expelida pelo vulcão. Os compostos químicos presentes nos minerais que nutrem o solo incluem a sílica e o oxigênio (maior porcentagem de elementos liberados na erupção vulcânica), amônia, dióxido de carbono. Além disso, pedaços de rochas como o basalto e feldspato, possuem um elevado teor de minerais ferruginosos, magnésio e potássio favorecendo ainda mais os solos de origem vulcânica. Assim, esses minerais que são os principais ativos de fertilizantes industriais, nas regiões de solos vulcânicos eles estão incorporados no solo naturalmente reduzindo o custo de produção tornando a agricultura mais lucrativa. Ademais, entre os grandes produtores de agricultura em solos vulcânicos podemos destacar a Itália, Costa Rica, Hungria e Nova Zelândia.

Aproveitamento geoeconômico por meio do turismo

Além do aproveitamento geoeconômico direto das energias internas da Terra e dos elementos minerais e rochosos que ela pode nos oferecer, as belezas naturais formadas por ela na superfície direcionam um grande número de pessoas para ver e apreciar. Vamos destacar um ponto turístico de beleza natural! 

Outra forma de turismo geoeconômico sob a perspectiva da mineração em si, pode ser encontrada no texto Turismo e Mineração.

 Parque Nacional de Yellowstone

Parque Nacional de Yellostone. FONTE: Revista Abril.

O Parque Nacional de Yellowstone está localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho nos Estados Unidos. Ele foi descoberto em 1807 por Lewis Clark e inaugurado em 1872, esse parque estadunidense é muito famoso por seus geisers, fontes termais, montanhas e uma variedade de vida selvagem.

O parque, está inserido em uma caldeira vulcânica, denominada Caldeira de Yellowstone. Ela é considerada um supervulcão, pois caso entre em erupção seus efeitos seriam catastróficos e globais que persistiram por meses ou anos até que a Terra se normalizasse novamente. Além disso, ele entrou em atividade pela última vez a, aproximadamente, 630 mil anos atrás e sua cratera têm uma extensão de 90km. 

Por fim, o parque é uma beleza natural composto por mais de 300 gêiseres. É uma das maiores concentrações do planeta e que explodem em intervalos regulares. O Old Feithful é mais famoso do parque que expele águas fervente a, aproximadamente, 44m de altura. Para mais a região apresenta explendosos lagos termais como o Morning Glory Pool e o Grand Prismatic Spring.

Autora: Nathália Bueno

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!