class="post-template-default single single-post postid-8018 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Aplicações Tecnológicas para a Areia

 

Aplicações Tecnológicas para a areia

Talvez você já tenha se perguntado qual é o principal constituinte do concreto utilizado em diversas construções ou até mesmo do que seja feito o vidro. Nesse sentido, a resposta para isso é: a areia! Assim, são diversas aplicações tecnológicas para a areia. Esse material pode possuir uma variada composição mineralógica. Contudo, as mais comum são as areias quartzíticas que tem o quartzo (dióxido de silício, SiO2) como componente principal.

Além disso, a extração da areia pode ser feita através de depósitos em leitos de rios, nas praias com o processo de dragagem ou até mesmo por algumas rochas sedimentares, como arenitos. Porém, a areia possui diferenças no tamanho de seus grãos, os quais podem ser diferenciados através de uma Caracterização Tecnológica, para que possa ser indicado o melhor uso possível.

Caracterização Tecnológica da areia

Caracterização Tecnológica da Areia

Saber o tamanho dos grãos da areia é muito importante para determinar a sua finalidade. Entretanto, existem outras características, tanto físicas, químicas e até mineralógicas, que são pertinentes ao seu uso final. Isso faz com que haja uma relação com sua finalidade, como na construção civil, o alto teor de matéria orgânica pode elevar o processo de corrosão em armações metálicas e levando ao colapso de estruturas de concreto.  Dessa forma, é a Caracterização Tecnológica responsável por analisar todas essas características e determinar para quais fins à areia poderá ser empregada. Assim como outros serviços, a Minas Jr possui grande experiência em Caracterizações Tecnológicas de areia. (quer saber mais sobre Caracterização Tecnológica? entenda aqui)

Granulometria

Granulometria da Areia

Para se ter uma boa ideia das dimensões dos grãos de areia, a Granulometria é a análise responsável por esse processo. Ela é feita por meio do peneiramento, no qual é possível diferenciar os tamanhos em faixas de tamanho de acordo com o que é retido pelas peneiras utilizadas. No caso das areias, elas podem ser classificadas da seguinte forma:

  • 4,0 mm – 2,0 mm: areia muito grossa; pode ser utilizada em concretos em geral;
  • 2,0 mm – 0,42 mm areia média; pode ser utilizada em concretos e chapiscos;
  • 0,42 mm – 0,005 mm areia fina; utilizada em acabamentos e pinturas.

Uso da Areia para construção civil

Os agregados minerais são amplamente utilizados na indústria da construção civil e a areia é um dos bens mais produzidos anualmente no Brasil, segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração).

Uma das aplicações tecnológicas da areia está relacionada à construção civil e ela possui alguns tipos que devem ser levados em consideração quanto às indicações de seu uso. Por isso, há algumas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que determinam características necessárias para que a areia deve ter para a construção civil, como o tamanho dos grãos, teor de material pulverulento e algumas propriedades químicas. (quer saber mais sobre a qualidade da areia? entenda aqui)

As areias de Guarapari e a cura do câncer

A areia quartzítica é a mais comum encontrada na natureza. Entretanto a areia monazítica tem suas peculiaridades. Formada por uma concentração de minerais terras raras como o Cério, Lantânio, Neodímio, Thório, pode chegar a compor até cerca de 60% de praias quando se há grande concentração. Uma outra questão bastante comentada sobre a areia monazítica é em relação aos seus supostos efeitos terapêuticos, existem os que são defensores do seu uso e há aqueles que dizem que pode ser prejudicial a saúde. Em Guarapari, no Espírito Santo, areias monazíticas foram pesquisadas pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e se obteve uma relação entre uma menor incidência de câncer de mama em mulheres do município. (quer saber mais sobre as areias de Guarapari? entenda aqui.)

Outras diversas aplicações tecnológicas da areia

Existem diversas outras aplicações tecnológicas utilizando à areia em nosso dia-a-dia, e algumas delas são:

  • Areia para a fabricação de vidros;
  • Para a indústria de tijolos, a areia pode ser utilizada como aditivo à mistura de argila;
  • A areia pode ser utilizada em paisagismo;
  • Pode ser utilizada para encher sacos de pancada em academias;
  • Também pode ser utilizada ao combate a chamas.

    Uso da areia para vidros

Conclusão

A areia é um agregado mineral muito importante para diversos setores, principalmente o da construção civil. Saber suas características e aplicabilidades através de Caracterizações Tecnológicas podem prevenir possíveis dores de cabeças futuras.

E aí, precisando de uma Caracterização Tecnológica de areia? A Minas Jr. pode te ajudar nisso! Entre em contato conosco.

Autor(a): Arthur Gonçalves Almeida

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco aqui, por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141 ou por e-mail minasjr@minasjr.com.br e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X