A pandemia na mineração
Recentemente, o cenário mundial foi profundamente afetado pelo surgimento de um novo tipo de Coronavírus. Os primeiros casos de infectados pelo vírus foram identificados na China, em dezembro do ano passado e rapidamente se multiplicaram no país, configurando uma epidemia. Após dois meses, os casos do novo Coronavírus se alastraram por vários países, tornando a Covid-19 uma pandemia – doença com um elevado nível de ocorrência e registrada em todos os continentes.
No que tange à economia, a Covid-19 está impactando os diferentes cenários econômicos de crescimento previstos pelos analistas para 2020. Devido à grande quantidade de países atingidos, estando entre eles potências globais como os EUA, a China e os países da União Europeia, ainda é difícil calcular com precisão a taxa de desaceleração econômica e o efeito nos diversos setores produtivos.
No setor de mineração, sobretudo, devido à China ser um dos maiores consumidores do minério brasileiro e estar passando por um período de retração econômica, as mineradoras temem uma forte queda na demanda e nos preços dos bens minerais. Como, de uma certa forma, já vem ocorrendo com produtos como o minério de ferro, em que foi registrada uma queda de 23,6% na taxa de exportação, em relação ao mesmo período de 2019. Além disso, empresas como a Vale e a Gerdau já registraram quedas na bolsa de valores durante este período.
Impacto nos preços
Minério de Ferro
O minério de ferro, principal minério exportado pelo Brasil, sofreu um grande impacto com o avanço da doença na China e consequente queda da demanda do produto no país. A cotação do minério no início de janeiro chegou à 94,81 USD/ t, enquanto na metade do mês de abril, com o avanço da Covid-19 no território brasileiro, atingiu 84,25 USD/t.
Preço do Minério de Ferro (USD/t)
Apesar da queda registrada, analistas acreditam que o preço do minério de ferro pode se recuperar. Entretanto, com o incentivo dos governos às economias atingidas e a partir do consumo do minério estocado em portos com a diminuição das atividades produtivas.
Ouro
Diferente da maioria dos minerais, o ouro registrou um aumento significativo na sua cotação. O metal é considerado um dos ativos financeiros mais seguros para investimento, uma vez que, além de ser físico, serve como lastro à reserva monetária de inúmeros países, sendo uma opção garantida em tempos de incertezas.
Preço do Ouro (USD/oz)
Em dezembro do ano passado, o ouro estava sendo cotado em 1460,00 USD/oz, na metade de abril de 2020, ele chegou à 1726,85 USD/oz.
Países mais afetados pela pandemia
De acordo com o Mining Contribution Index (MCI), em português, Índice de Contribuição para Mineração, que classifica a importância da contribuição da mineração para as economias nacionais, os países de baixa a média renda tendem a ser mais dependentes do setor mineral, ou seja, sofrem um impacto econômico maior do que outras nações em períodos de crises.
Suriname
O Suriname lidera o ranking do MCI, as principais commodities de exportação do país são ouro e petróleo. Desde 14 de março, as fronteiras e os aeroportos estão fechados, após o registro do primeiro caso de Covid-19; dessa maneira, a crise deixou o país sem condições de pagar a sua dívida e importar bens básicos.
A mina de grande escala de ouro de Rosebel, localizada no país, chegou a produzir em 2016, 4,4 Moz de ouro e continua em operação, mas com certas medidas de confinamento para que o vírus não se espalhe no local.
Congo
A República Democrática do Congo (RDC) é uma das maiores contribuintes para a produção mineral global, entre elas de cobre cobalto, ouro e diamante. A participação estrangeira no setor também é muito grande, uma vez que cerca de 25 empresas de mineração internacionais operam no país.
Em março de 2020, o presidente da RDC, impôs um estado de emergência e fechou as fronteiras do país devido à pandemia. Na província de Lualaba, a mina de Kamoto Cooper Company de cobalto e ouro, teve 26 funcionários estrangeiros repatriados em resposta ao surto.
China
A China é a maior produtora de ouro no mundo e contribui com grande parte da produção de carvão, além de ser uma grande fonte de renda para as empresas de mineração e todo setor minerário de maneira geral. Com o início das ações de combates à Covid-19, ocorreu uma queda na taxa de industrialização chinesa, que diminui as importações dos metais e minerais realizadas pelo país, afetando, assim, todo o mercado global.
Impacto no Brasil
No Brasil, as medidas de restrição de aglomerações e circulação de pessoas foram tomadas gradativamente, com a suspensão de aulas, fechamento de comércios e serviços, adoção do trabalho remoto, principalmente, para setores administrativos e o emprego de férias coletivas em algumas indústrias. Em Minas Gerais, segundo estudos da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), o Produto Interno Bruto (PIB) mineiro pode cair em 10,2% em 2020. Dessa forma, estima-se no Estado, cerca de 1,02 milhão de demitidos no setor de Serviços e 369,6 mil, na Indústria.
Atuação de mineradoras contra a pandemia
Neste cenário, as mineradoras também estão adotando medidas para mitigar os impactos da pandemia, como a utilização dos Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), intensificação da limpeza e rotinas de desinfecção em suas sedes e adoção do home office para determinadas funções e grupos de risco.
Anglo Gold Ashanti
Na AngloGold Ashanti, além das medidas anteriormente citadas, está sendo realizada a medição da temperatura dos empregados diariamente, por meio de termômetros infravermelhos. Além disso, foi criada uma central de atendimento e adquiridos 6 mil kits de exame de identificação do Coronavírus para a empresa. Com a doação de uma quantia de R$1,5 milhão os hospitais de Minas Gerais e Goiaís, poderão comprar equipamentos médicos, ampliar seus leitos, entre outras contribuições.
Samarco
Já em relação à Samarco, parte da indenização pelo rompimento da barragem do Fundão, na cidade de Mariana, em 2015, foi direcionada ao combate da Covid-19. A quantia de R$11 milhões será destinada à cidades e entidades que são referências no atendimento da população mineira.
Vale
No combate ao surto do novo Coronavírus, a Vale adiantou o pagamento de seus fornecedores em todo país, reduziu as condições de pagamento e ofereceu suporte de folha de pagamento para os contratados, além disso, está avaliando o suporte que deve ser oferecido a cada cliente. Com emissão do Decreto 10.282, de 20 de março de 2020, o setor de mineração foi incluído pelo governo nas atividades que são consideradas essenciais. Sendo assim, as operações das mineradoras podem ter continuidade, desde que sigam os procedimentos de segurança exigidos pelas autoridades de saúde.
Em meio a tantas preocupações e incertezas, os países estão investindo nas melhores formas de contenção e combate do avanço da pandemia. Em suma, ainda é cedo para avaliar os reais impactos que a economia pode sentir nesta pandemia, o que inclui o setor mineral. Neste momento, portanto, seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e garantir o bem-estar da população são prioridades.
Autora: Luiza De Souza Pinto Regina
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!