A oscilação do preço do barril de petróleo e a mineração
Petróleo, um recurso de composição tão simples, mas que mudou e muda o mundo bem como nossa vida nele. Quando você abastece seu carro com gasolina, quando você vai ao supermercado e compra aquele suco de caixinha ou quando escolhe ser saudável e prefere levar a fruta ao invés do industrializado e até mesmo agora nesse dispositivo em que você está lendo esse texto, o Petróleo está presente por meio de seus derivados. Além disso, o preço desse insumo varia muito por diversos fatores que serão explicados melhor ao longo desse texto. Quer saber mais sobre a oscilação do preço do barril de petróleo e a mineração? Leia mais abaixo.
Um recurso tão importante como este merece ser entendido para que se possa entender melhor a economia nacional e os processos que envolvem a mineração. O petróleo é um commodity, e isso significa que ele é uma mercadoria de uso essencial a vida humana. O Brasil é um grande exportador de commodity, sendo 60% de tudo o que é exportado pelo país, mas as commodity não são apenas os produtos petrolíferos, mas também são representadas pela: Soja, minério de ferro e celulose.
Fatores que influenciam o preço do petróleo
Bom, alguns episódios nos últimos tempos explicam quão complexo é a relação do petróleo com a nossa vida, mas o que faz ele oscilar elevando seu valor ou reduzindo? Seria impossível listar todos, mas alguns deles são mais marcantes e estão mais em voga nos últimos tempos e por isso estaremos focando neles:
- Disputas Políticas: 20 de abril de 2020, pela primeira vez na história o petróleo teve valor negativo de 37,63 US$. Não, você não leu errado estava se pagando para quem comprasse petróleo trinta e sete dólares, e a origem desse absurdo da economia é a disputa política entre o governo Russo e o governo da Arábia Saudita. Sendo que aconteceu, pois, a Rússia resolveu produzir 50% a mais de barris de petróleo quando este passa a ser menos necessário pelas medidas de isolamento Social. A Arábia Saudita também elevou a sua produção gerando excessos de barris de petróleo no mercado.
- Crises e recessões: Inicio de Dezembro de 2008, a quebra da bolsa de valores gerou grave queda no valor do barril de petróleo, como podemos ver no gráfico a baixo. O início de uma crise é marcado pela rápida intenção dos investidores em comprar ouro(que não perderá o valor com o passar da crise como vimos nesse artigo da minas: A Pandemia na mineração) e a perda de empregos gera impactos diretos na utilização de transportes pelos funcionários bem como na aquisição de bens onde esse recurso é utilizado.
- Reservas de Petróleo: 13 de novembro de 2007, descoberta do pré-sal gera garantias de reservas de petróleo a longo prazo, isto se deu num momento histórico de altas no preço do barril o que viabilizou a exploração do mesmo ao passo que ele é até 4 vezes mais custoso do que o petróleo explorado na bacia de campos a exemplo.
- Fatores ambientais e catástrofes: 23 de agosto de 2005, a passagem do furacão Katrina pelo Golfo do México afetou os trabalhos nas refinarias, nas plataformas de produção, nos terminais de importação e nos oleodutos. Todos esses danos geraram um aumento de cinco dólares no valor do barril de petróleo na época.
- Reuniões da OPEP: 16 de outubro de 1973, na Guerra do Yom Kippur, guerra entre Israel (com apoio do Estados Unidos) e Egito (com ajuda da Síria do Iraque da Argélia), que em retaliação aos EUA subiram o preço do Petróleo em mais de 400%.
Petróleo: o ouro negro
Agora que já sabemos as razões que podem elevar ou reduzir o valor do petróleo, vamos falar sobre suas possíveis utilizações e vermos se, como o ouro, essa commodity está presente no processo de produção de várias industrias. O petróleo é um hidrocarboneto e por isso serve como ótima fonte de energia em processos de combustão(para saber mais de sua origem e para entender a razão de ele ser uma boa fonte de energia basta ver esse artigo da Minas Jr , ele está muito associado a produção energética, sendo assim, estaremos separando para fins de explicação seus usos em dois tipos: Energéticos e não-Energético.
Utilizações Energéticas do Petróleo:
- Gás Liquefeito de Petróleo ou GLP -> É o gás engarrafado para uso doméstico, industrial e automotivo, sendo também produto intermediário na produção de petroquímicos, aerossóis.
- Gasolina -> A gasolina é utilizada nos postos como combustível de carro e também em aviões de pequeno porte.
- Querosene-> Utilizada na aviação de grande e médio porte e também para a geração de luz.
- Óleo Diesel (óleo leve na imagem) -> Utilizada em veículos grande para transporte de carga, de passageiros e também em embarcações leves e em instalações de aquecimento de pequeno porte.
- Óleo combustível -> Utilizado nas indústrias, no transporte marítimo pesado e na geração de energia elétrica.
Ufa!!!, quantos usos do petróleo para geração de Energia, agora vamos falar dos de utilização não-Energética:
- Naftas e gasóleos petroquímicos
- Solventes domésticos e industriais
- Parafinas
- Lubrificantes básicos
- Asfaltos (Resíduo)
Onde é usado petróleo na mineração
O petróleo é recurso essencial na mineração, pois o maquinário como: escavadeiras, tratores, caminhões, trituradores, carregadeiras; são movidas pelos derivados do petróleo e mesmo seu conjunto mecânico depende substancialmente dos lubrificantes que derivam do petróleo. Mas destes o que mais influencia diretamente nos custos relacionados a mineração gerados pelos derivados do petróleo está o transporte dessas commodity, seja o transporte interno (dentro da mina) seja o externo (para fora da mina).
Para fins de ilustração um caminhão como o que vemos a esquerda da foto tem um tanque de 3.785 litros e que usa diesel e consome segundo informações não oficiais 170 litros de combustível por hora de trabalho o que na cotação do diesel atual gera um custo de 711 reais em combustível no período de uma hora de trabalho, isso tirando as outras maquinas que trabalham na mineração, sendo assim é indubitável que o preço do barril de petróleo altere os custos na mineração. Para saber mais sobre os custos da produção dos minérios em especial o do ferro basta ler esse artigo da Minas onde nos aprofundamos mais nessa questão.
Importância do preço das commodities
Se não bastasse como vimos anteriormente a influência do preço do barril de petróleo na mineração, não escapamos dele nem ao ir no supermercado e pegarmos um alimento que muito provavelmente foi transportado por caminhão movido a diesel e mesmo nos produtos eletrônicos que compramos o plástico está na construção do mesmo é proveniente do petróleo. E por mais estranho que pareça nem nos remédios escapamos dos derivados do petróleo aquele remédio de dor que tomamos? possui benzeno em seus anéis aromáticos, sendo o benzeno derivado do petróleo e se essa descoberta já te fez pular da cadeira se segura bem, pois, nem mesmo na comida escapamos da influência do petróleo sendo ele usado diretamente na produção de corantes, flavorizantes e conservantes e indiretamente na produção de fertilizantes artificiais e pesticidas.
Sendo assim a commodity do petróleo é uma das que mais influencia diretamente a nossa vida pois ela influencia até mesmo as outras comodities que se utilizam de derivados dela no transporte. Como a soja, a celulose e o minério de ferro. É, meu caro leitor, nossa viagem termina por aqui e agora você já poderá ser capaz de sempre quer ver o aumento nos preços do barril de petróleo entender como isso afetará diretamente a sua mina e vida. Agora marque a gente lá no Instagram @minasjr falando se você gostou do tema e sugerindo temas que gostaria que abordássemos; Por agora ficamos por aqui, até a próxima.
Autor(a): Gabriel Henrique Lopes Silva
Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!