Minas Júnior Consultoria Mineral

A modernidade depende do silício!

Sendo um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre, o silício tem protagonizado funções importantes na atualidade. Portanto, entenda por que esse mineral, que está presente em materiais de construção, silicone sintético, chips de computador.  Dentre outros, que também possui tanto destaque e até mesmo empresta seu nome ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA).

Da produção de cerâmicas a chips de computador

Em primeiro lugar, o silício é considerado extremamente abundante, de tal forma é fácil de ser encontrado. Não obstante, ele quase sempre aparece em um composto com outros elementos.

Isolado pela primeira vez em 1824 pelo químico Jöns Jacob Berzelius. O silício pode se ligar fortemente a outros átomos e formar moléculas complexas. Por esse motivo, alguns silicatos como o silicato de cálcio, se torna um dos principais constituintes do cimento Portland, um tipo de cimento conhecido por sua elevada resistência.

 

Além disso, alguns materiais ricos em silicatos podem, quando aquecidos, produzir cerâmicas como a porcelana. Dessa forma, possui importante função como elemento de liga em fundições e até mesmo é um dos componentes dos silicone, esse elemento possui valor econômico considerável quando bem aproveitado.

Quanto a importância em equipamentos eletrônicos, o silício se destaca por ser considerado um semicondutor, de tal modo é fundamental para a fabricação de microprocessadores e chips de computador, tendo papel indispensável na indústria tecnológica.

O Vale do Silício

Por ser uma região na Califórnia onde várias indústrias de alta tecnologia estão presentes, o Vale do Silício, recebeu esse nome devido a fundamental importância do elemento na tecnologia. Empresas como a Intel, Ebay, AMD, entre outras, estão presentes nesse local. Todas essas fazendo uso ou vendendo materiais que de forma geral, dependem do silício para produção.

Dessa forma, é visível a importância do silício na contemporaneidade. Nas mais diversas aplicações, o material se apresenta, tonando-se fonte de exploração e renda para muitas pessoas, direta ou indiretamente.


Autor: Rafael Queiroz

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!