class="post-template-default single single-post postid-5787 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

A mineração de ferro na Austrália

Pilha de ferro gusa
 

O que é Minério de Ferro

Minérios de ferro são rochas das quais pode se extrair economicamente o ferro metálico. Essas rochas são diferenciadas pelos  minerais presentes nelas, que adquirem, assim, colorações diferenciadas, como a Magnetita (Fe₃O₄), que possui coloração preta a chumbo e a Hematita (Fe2O3), com cores predominantes o preto e o marrom avermelhado, por exemplo. Esses dois óxidos são os que mais contém ferro em sua composição, normalmente contendo acima de 60%. O minério de ferro é o principal produto de fabricação do ferro-gusa, que por sua vez é a principal matéria prima do aço. A produção do aço é desenvolvida em 98% dos casos de exploração de ferro.

 

A economia na Austrália

A Austrália possui uma economia estável. O país é desenvolvido, rico em minerais, com a agricultura e turismo fortes e a indústria que cresce ano a ano. A Austrália é também a maior exportadora mundial de diamantes, alumínio e carvão. Além disso, ela é exportadora de: ouro, chumbo, minério de ferro, níquel, bauxita, cobre, zinco, gás natural, manganês, areias minerais e petróleo bruto.

O país é o maior exportador de minério de ferro do mundo. Isso faz com que a mineração de ferro na Austrália seja um dos pilares de sua economia. O país tem três das quatro maiores empresas de exportação mundial. E, em setembro de  2017, totalizou o embarque de 74,36 milhões de toneladas de minério de ferro.

 

Depósito de ferro na Austrália

Reservas mundias de minério de ferro, que são hoje estimadas em 200 bilhões de tonelada
Reservas mundias de minério de ferro, que são hoje estimadas em 200 bilhões de tonelada. Fonte: blog do Roberto Moraes

A Austrália, além de maior exportador desse commodity, também possui a maior reserva do minério de ferro do mundo. De acordo com o Joint Ore Reserves Committee-Compliant (2017), suas reservas chegaram em 24 bilhões de toneladas de minério bruto e 10 bilhões de toneladas de teor de ferro. O país bateu seu recorde produção anual no ano de 2017, contabilizando 862 toneladas de minério (UBS Group 2017). Em 2012, Gavin Mudd (Monash University) e Jonathon Law (CSIRO) esperavam que as reservas durassem por volta de de 30 a 56 anos. Essa estimativa foi feira de acordo com o ritmo de explotação, que era de 430 milhões de toneladas por ano. No entanto, com os dados atuais, a duração dessas reservas podem se reduzir em alguns anos.

 

Aumento na demanda de minério de ferro

Ferro gusa
Ferro gusa

A Vale, empresa Brasileira, é uma das maiores mineradoras do mundo. Além disso, ela é também a maior exportadora de minério de ferro no país. Entretanto, os acidentes que aconteceram no Brasil, primeiro Mariana e depois de Brumadinho, acarretaram em uma queda na procura do seu produto. Com isso, ocorreu o aumento do preço da commodity, junto a uma visão denegrida sobre a estrutura da empresa e sua fiscalização. Desse modo, os compradores da vale vêm optando por comprar o produto em outros locais que ofereçam preços mais baratos. A Rio Tinto, a maior empresa atuante na Austrália, representa 23% do mercado de exportação, enquanto a Vale, 24%. Desse jeito, a empresa tem grandes chances de ultrapassar as vendas da Vale. E, assim, se tornar a maior exportadora do mundo.

 

Entenda quais são os outros fatores que influenciam no preço do minério de ferro aqui.

 

Diferentemente do Brasil, a Austrália tem implantado um projeto de reaproveitamento de rejeito de minério de ferro de baixo teor em uma mina no país. A país juntou durante anos pilhas de rejeitos e adotou um método que conseguiu reaproveitar 17 milhões de toneladas. Esses depósitos, de 38% a 42% de teor, conseguiram gerar um produto final com até 65% de teor de ferro.

 

Empresas que atuam na Austrália

Minério de ferro.
Minério de ferro.

Na Austrália existem tem grandes empresas atuantes na mineração de minério de ferro.

 

Grupo Rio Tinto

A Rio Tinto detém a maior produção de minério no país, atuando na região de Pilbara. Com a sede em Londres, o grupo britânico foi formado para explorar minas ao longo do Rio Tinto, na Espanha, e depois se expandiu pelo mundo. A companhia faz exploração não só de minério de ferro mas também de alumínio, cobre, diamante e alguns outros minerais. Em 2017, foi registrado 50.000 funcionários contratados, e tiveram um faturamento de 40 bilhões de dólares.

 

BHP Billiton

A BHP Billiton foi considerada a maior empresa de mineração do mundo em termos de receita em 2013 e é a maior rival do Grupo Rio Tinto, ocorreu uma vez até de fazer uma proposta de compra pro grupo, que foi negada. É a instituição responsável por fazer a recuperação dos desastres da Vale e da Samarco no Brasil, de acordo com  a Fundação Renova. A empresa também minera outros produtos, como petróleo e carvão, tem sede na Austrália mesmo ,foi fundada em 2001 e o último faturamento registrado foi de 29,5 bilhões de dólares.

 

Fortescue Metals Group

A Fortescue Metals Group se encontra em 4º lugar no ranking mundial de produção do minério, ficando atrás das suas concorrentes australianas e da Vale. Ela também atua em Pilbara e extrai, além de ferro, ouro, lítio, cobre e trabalha na produção de aço. Ela foi fundada em 2003 e seu faturamento de 2018 foi de aproximadamente 13,2 bilhões de dólares.

 

Autor(a): Frederico Damazio Schmidt

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X