Minas Júnior Consultoria Mineral

A importância da mineração

    O Setor Mineral está presente na casa e na comida dos brasileiros. Para construir uma moradia precisamos de elementos como a brita, areia, cimento, ferro e alumínio, por exemplo. Já para termos comida na mesa, a agricultura precisa de fertilizantes, o que envolve nitrogênio, potássio, fósforo. O mundo precisa de alimento, moradia, estradas, escolas, hospitais, aeroportos. A mineração é uma cadeia e configura-se como suporte financeiro e econômico para o país.

   Para entender melhor essa importância na economia e no funcionamento do País, listamos alguns dos principais fatores envolvidos :

Influência Histórica

    Observando a mineração no período colonial começamos a entender que, além de ser nosso principal negócio, a mineração no Brasil tem uma história muito rica a ser contada. Como o setor gera um grande movimento de dinheiro, após a descoberta de alguns metais preciosos no país, o Brasil começou a receber uma grande quantidade de investimentos. Em sua maioria investimentos estrangeiros que foram ótimos para o começo do desenvolvimento interno. Assim, proporcionou o equilíbrio econômico de cidades e futuras capitais, gerou riquezas para a população e foi responsável por parte da ocupação do território nacional. Graças à mineração colonial, a produção de ouro no Brasil representou metade da produção mundial de ouro entre os séculos XVI e XVIII.

 

Criação de empregos

    Falando em empregos para a população, a mineração é responsável por mais de 2 milhões de trabalhos no Brasil. Esses estão envolvidos de alguma forma com o setor, segundo o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Para ter uma noção da quantidade, é como se três quartos da população de Belo Horizonte trabalhassem em algo relacionado à mineração, ou quase a metade da população do Rio de Janeiro. Quando se trata de empregos, trata-se de economia e desenvolvimento da população. O setor mineral foi responsável por uma parcela significativa do PIB do Brasil. Com isso, tem um efeito multiplicador na economia, provoca um círculo virtuoso na geração de empregos e riquezas, proporcionando oportunidades à milhões de brasileiros.

 

Influência no PIB nacional

    Atualmente a  mineração no brasil é a atividade responsável por quase 5% do PIB nacional e é capaz de oferecer produtos que são amplamente utilizados em indústrias bem diversificadas, tais como metalúrgicas, fertilizantes, siderúrgicas e, principalmente as petroquímicas. Acontece que os impactos desse segmento são tão fortes em nossa cultura que grande parte de nossos investimentos são voltados para essa parte do mercado e muitas das iniciativas governamentais são voltadas para estimular os investimentos e a modernização do setor, de modo a propiciar um crescimento ainda mais acelerado e que possa trazer retornos mensuráveis para o país e sua situação econômica.

    Assim, vimos a extrema importância da mineração no Brasil, devido aos recursos que nosso território proporciona. Não podemos esquecer, que apesar de toda essa importância, toda atividade mineral deve ser feita de forma menos nociva ao meio ambiente, sempre procurando preservar o nosso Planeta e aos seres humanos. A atividade econômica deve ser fundada em um tripé, onde os três aspectos são respeitados simultaneamente: aspecto ambiental, aspecto social, aspecto econômico.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!