class="post-template-default single single-post postid-6262 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Desenvolvimento sustentável na mineração

Mina de diamante recuperada
 

A mineração é entendida como o processo de extração mineral de valor econômico para usufruto da humanidade. Esse é um setor muito importante para a economia brasileira, principalmente por sua ampla quantidade de aplicações. Sobretudo, a mineração setor deve estar pautada nos preceitos do Desenvolvimento Sustentável. Mas o que é isso e qual a sua relação com a mineração? Veremos a seguir nesse texto.

O Desenvolvimento sustentável

O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi elaborado, em 1987, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD). De acordo com essa publicação, o Desenvolvimento Sustentável é “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”. 

Segundo o diagrama abaixo, o Desenvolvimento Sustentável (DS) seria atingido com o equilíbrio dos sistemas Econômico, Social e Ambiental. 

Legenda: Os Três Círculos do Desenvolvimento Sustentável. Fonte: Robinson & Tinker 1998
Os Três Círculos do Desenvolvimento Sustentável. Fonte: Robinson & Tinker 1998

Ciclo de vida de uma mina e suas atividades socioambientais

É sabido que a extração de recursos minerais é finita e não renovável. Dessa forma, é preciso dividi-la em etapas, que vão desde a pesquisa mineral até o pós-fechamento de mina:

Legenda: Ciclo de Vida da Mina. Fonte: RMMG – Recursos Minerais de Minas Gerais
Ciclo de Vida da Mina. Fonte: RMMG – Recursos Minerais de Minas Gerais

Em cada etapa desse ciclo podem ser realizadas diferentes atividades mineradoras. Sendo elas aliadas com o Desenvolvimento Sustentável: 

Exploração

Nessa fase ocorre a prospecção de depósitos minerais. Nela pode-se realizar um levantamento de dados de background socioambientais na região do projeto. Bem como identificar e definir, preliminarmente, estratégias e ações para gestão de riscos ambientais e sociais.

Pré-viabilidade

Nessa etapa ocorrem os estudos e planejamentos conceituais da mina. Nela pode-se elaborar o diagnóstico socioambiental preliminar, de modo a identificar os riscos ao meio ambiente e ao negócio.

Viabilidade

Nessa etapa, são construídos os planos de jazida, lavra e tratamento de minérios. Define-se também o Plano Diretor da obra, focado no desenvolvimento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Cabe chamar a atenção para a conclusão do EIA, que deve ser clara com relação à viabilidade socioambiental ou não do empreendimento.

Implantação

Na etapa de implantação da mina, ocorre a abertura de acessos e a construção das instalações. Aqui é possível implantar os programas socioambientais de acordo com a estratégia socioambiental ambiental.

Operação

Aqui começa a formação da cava (ou a mina subterrânea), além de começar a operacionalização das unidades de tratamento de minério. Nessa etapa pode-se operacionalizar os sistemas de controle e monitoramento ambientais. Ademais, ocorre a elaboração do RADA(Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental) e o detalhamento do PAFEM(Plano Ambiental de Fechamento de Mina).

Fechamento

No fechamento ocorre a demolição de estruturas e a recuperação de áreas degradadas. Nessa etapa podem ser implantados os programas avaliados no PAFEM e outros voltados para a sustentabilidade socioambiental da área afetada.

Pós-fechamento

No período após o fechamento da mina ocorre a recuperação ambiental. Nessa etapa, pode ocorrer a execução de planos e subsídios para a comunidade encontrar alternativas de renda e serviços após o empreendido ser fechado.

Impactos ambientais da mineração

Como visto no tópico anterior, durante o processo da mineração há o estudo de possíveis impactos ambientais, com o intuito de minimizá-los. Tal estudo acontece no EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental). Esses impactos podem afetar os meios físico, biótico e socioeconômico:

Legenda: Meios afetados pelos impactos da mineração. Fonte: RMMG
Meios afetados pelos impactos da mineração. Fonte: RMMG

Meio Físico

As principais variáveis afetadas envolvem o clima, qualidade do ar, recursos hídricos e geologia. Cita-se principalmente a alteração da qualidade do ar decorrente da emissão de poeira e poluentes dos veículos.

Biótico

Nesse caso, as principais variáveis envolvidas incluem a flora e fauna, tanto terrestres, quanto aquáticas. Portanto, deve-se ter um estudo para averiguar se na área de escavação haverá poluição de rios com consequente prejuízo à vida. Ou ainda o desmatamento em áreas de ocorrência de espécies de animais raros.

Socioeconômico

No socioeconômico, o que é afetado envolve a dinâmica populacional local, uso e ocupação do solo.  É necessário que haja um levantamento dos pontos positivos (de aumento de renda, de IDH, e do desenvolvimento econômico). Bem como dos negativos, como possíveis danos às estruturas da cidade e supressão de possíveis sítios arqueológicos.

Os papéis e responsabilidades dos envolvidos na busca do Desenvolvimento Sustentável

É necessário que haja uma colaboração entre as empresas, ONGs, institutos de ensino/pesquisa e o governo. Assim, a busca do Desenvolvimento Sustentável pode ser concluída.

Às empresas cabe dar suporte aos programas do governo local e realizar o máximo possível de ações sustentáveis no ciclo de vida da mina. De modo a minimizar grande parte dos impactos ambientais causados pelo empreendimento.

Aos institutos de pesquisa cabe realizar parcerias com as empresas, de modo a oferecer capacitações aos profissionais, além de desenvolver, conjuntamente com essas companhias, tecnologias e metodologias limpas.

Enquanto que, às ONGs cabe avaliar as necessidades locais, promovendo o fortalecimento das comunidades representadas. Deve-se tomar certo cuidado para que seus interesses não se sobreponham aos dos cidadãos afetados pela mineração.

Ao governo cabe proteger os direitos e interesses desses cidadãos afetados. Além de assegurar que essas comunidades se beneficiem do desenvolvimento ocorrido na região.

Desafios a enfrentar no Desenvolvimento Sustentável: redução de impactos socioambientais

O principal desafio da mineração é reduzir seus impactos socioambientais. Sendo assim, é necessário conscientizar o empreendedor que é preciso adotar práticas sustentáveis. Uma vez que essas impactam tanto o meio ambiente quanto o meio social.

Dentre essas práticas destaca-se a busca por tecnologias que otimizam o uso/consumo de água e energia, além de tecnologias que reduzem a emissão de resíduos poluentes.

Porém, para tudo isso começar, é preciso pautar todo o planejamento da mina com as políticas ambientais. Desse modo, caso isso ocorra, será uma contribuição bastante efetiva para o Desenvolvimento Sustentável na área da mineração.

 

Autor: Juan Pedro 

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X