class="post-template-default single single-post postid-4506 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Cachoeiras: uma forma de água

 

Um comportamento comum em dias de calor é procurar uma boa cachoeira para se banhar. Por todo território brasileiro temos estas maravilhas escondidas numa montanha ou em um pequeno bosque. Mas as maiores do mundo sempre são cercadas por parques ecológicos ou cidades que ganham muita força por conta do turismo.

Tendo diversas nomenclaturas, como queda de água, cachoeira, cascata, salto ou catarata, ou seja, está é uma formação geomorfológica. Ademais, o curso d’água corre por cima de uma rocha resistente à erosão e nas partes menos competentes formam degraus com desnível acentuado.

Catarata

Tem a forma de uma grande cortina e alto volume de água. Sendo assim, energia que a água tem erodi a parte final da queda até a formação de uma “piscina”.

Neste grupo temos a presença das Cataratas do Iguaçu, que ficam na divisa entre o Brasil e Argentina. Ela tem a presença de 275 quedas e é uma das 7 maravilhas naturais do mundo moderno. Ela também tem um volume médio de 1,3 milhão de litros de água por segundo e tendo assim o titulo da maior queda d’água em volume do mundo.

Salto

Sua forma é de um esguicho que tem uma queda ininterrupta de uma grande altura.

Uma das principais no mundo é o Salto Ángel, com uma queda de 979 metros, localizada no Parque Nacional de Canaima, Venezuela. O salto direto é de 807 metros, o maior do mundo. Uma curiosidade é que ela serviu de inspiração para o filme da Disney, Up: Altas Aventuras.

Montanha mostrada mais ao fundo da imagem, com a floresta aparecendo em primeiro plano. No centro da montanha tem uma grande queda de água.

Cascata

Quando uma queda passa por uma massa de rochas de inclinação irregular, no sentido vertical, desta forma a água desliza por uma série de declives acidentados.

Desse modo, esta forma de cachoeira gera imagens de beleza estonteante, como a Large Waterfall. Localizada no Parque Nacional de Plivtice, na Croácia. Lá se encontra uma série de mais de 15 quedas d’água em diferentes altitudes e profundidades. Durante o verão europeu o lugar atrai muitos visitantes.

Para mais maravilhas da geologia veja As 7 Formações Geológicas mais Incríveis do Brasil

Autor: Ian Fernandes

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

1 comments on “Cachoeiras: uma forma de água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X